Questões Militares de Psicologia - Psicanálise
Foram encontradas 71 questões
(1) Ego (2) Ideal do ego (3) Identificação (4) Libido
( ) Expressão extraída da teoria das emoções; instinto que tem a ver com tudo o que pode ser abrangido pela palavra amor que constituem expressão dos mesmos impulsos instintuais; se liga à satisfação das grandes necessidades vitais.
( ) Constitui a forma mais remota de laço emocional com uma pessoa; desempenha um papel no complexo de Édipo; é ambivalente desde seus primórdios; participa da estrutura e formação de um sintoma neurótico.
( ) Na melancolia mostra-se dividido, separado em duas partes onde uma é extremamente cruel com a segunda em determinadas situações uma dessas partes se coloca em atitude extremamente cruel com a outra; abrange também a consciência, uma instância crítica dentro de si.
( ) Tem como função a auto-observação, consciência moral, a censura dos sonhos e a principal influência na repressão; é considerado um herdeiro do narcisismo original.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. Uma igreja e um exército guardam entre si uma série de traços em comum, em especial, que prevalece a mesma ilusão de um líder que ama todos os indivíduos do grupo igualmente e que sua essência reside em laços libidinais com o líder e com os demais membros do grupo.
II. O pânico seria uma reação ao relaxamento na estrutura libidinal do grupo que liga os indivíduos ao líder e aos seus camaradas, podendo-se refutar a interpretação contrária de que os laços libidinais seriam destruídos devido ao medo em face ao perigo.
III. Os grupos nunca ansiaram pela verdade, pois, exigindo ilusões e não podendo passar sem elas, frequentemente, dão ao que é irreal precedência sobre o real, quase tão intensamente influenciados pelo que é falso quanto pelo que é verdadeiro, com uma tendência evidente de não distinguir entre as duas coisas.
IV. A identificação parcial, baseada na percepção de uma qualidade comum partilhada, propicia um novo laço grupal. Esse laço mútuo entre seus membros encontra-se na natureza do laço com o líder.
( ) Os instintos do ego e os institutos sexuais se distinguem nitidamente, sendo que os primeiros, de caráter conservador e voltados a uma compulsão à repetição, exercem uma pressão no sentido da morte, e os últimos, que visam à coalescência de duas células germinais, exercem, por sua vez, uma pressão no sentido de prolongamento da vida.
( ) A compulsão à repetição traz à luz e atualiza apenas experiências passadas que não incluem nenhuma possibilidade de prazer e que nunca, mesmo há longo tempo, trouxeram satisfação.
( ) A liberação do reprimido potencialmente produz desprazer, cuja evitação é buscada pela resistência do ego consciente e inconsciente, que funciona sob a influência do princípio de prazer.
( ) A resistência, durante o tratamento psicanalítico, não decorre do inconsciente (ou seja, o “reprimido”), mas sim dos mesmos estratos e sistemas mais elevados da mente que originalmente provocaram a repressão.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo: