Questões Militares
Sobre teorias da personalidade em psicologia
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Associe as colunas relacionando os transtornos com as suas respectivas funções psíquicas mais afetadas.
Transtorno
(1) Transtorno do humor e da personalidade (2) Transtorno psico-orgânico (3) Transtorno psicótico
Função Psíquica
( ) Vontade. ( ) Memória. ( ) Afetividade. ( ) Pensamento. ( ) Sensopercepção. ( ) Nível de consciência.
A sequência correta dessa classificação é:
(1) Ego (2) Ideal do ego (3) Identificação (4) Libido
( ) Expressão extraída da teoria das emoções; instinto que tem a ver com tudo o que pode ser abrangido pela palavra amor que constituem expressão dos mesmos impulsos instintuais; se liga à satisfação das grandes necessidades vitais.
( ) Constitui a forma mais remota de laço emocional com uma pessoa; desempenha um papel no complexo de Édipo; é ambivalente desde seus primórdios; participa da estrutura e formação de um sintoma neurótico.
( ) Na melancolia mostra-se dividido, separado em duas partes onde uma é extremamente cruel com a segunda em determinadas situações uma dessas partes se coloca em atitude extremamente cruel com a outra; abrange também a consciência, uma instância crítica dentro de si.
( ) Tem como função a auto-observação, consciência moral, a censura dos sonhos e a principal influência na repressão; é considerado um herdeiro do narcisismo original.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. Uma igreja e um exército guardam entre si uma série de traços em comum, em especial, que prevalece a mesma ilusão de um líder que ama todos os indivíduos do grupo igualmente e que sua essência reside em laços libidinais com o líder e com os demais membros do grupo.
II. O pânico seria uma reação ao relaxamento na estrutura libidinal do grupo que liga os indivíduos ao líder e aos seus camaradas, podendo-se refutar a interpretação contrária de que os laços libidinais seriam destruídos devido ao medo em face ao perigo.
III. Os grupos nunca ansiaram pela verdade, pois, exigindo ilusões e não podendo passar sem elas, frequentemente, dão ao que é irreal precedência sobre o real, quase tão intensamente influenciados pelo que é falso quanto pelo que é verdadeiro, com uma tendência evidente de não distinguir entre as duas coisas.
IV. A identificação parcial, baseada na percepção de uma qualidade comum partilhada, propicia um novo laço grupal. Esse laço mútuo entre seus membros encontra-se na natureza do laço com o líder.
( ) Os instintos do ego e os institutos sexuais se distinguem nitidamente, sendo que os primeiros, de caráter conservador e voltados a uma compulsão à repetição, exercem uma pressão no sentido da morte, e os últimos, que visam à coalescência de duas células germinais, exercem, por sua vez, uma pressão no sentido de prolongamento da vida.
( ) A compulsão à repetição traz à luz e atualiza apenas experiências passadas que não incluem nenhuma possibilidade de prazer e que nunca, mesmo há longo tempo, trouxeram satisfação.
( ) A liberação do reprimido potencialmente produz desprazer, cuja evitação é buscada pela resistência do ego consciente e inconsciente, que funciona sob a influência do princípio de prazer.
( ) A resistência, durante o tratamento psicanalítico, não decorre do inconsciente (ou seja, o “reprimido”), mas sim dos mesmos estratos e sistemas mais elevados da mente que originalmente provocaram a repressão.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. Perder peso. II. Ameaça à saúde. III. Roupas apertadas. IV. Imagem da pessoa. V. Anos de alimentação errada.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Organização: cada indivíduo organiza os construtos em sua mente primeiro de forma desordenada e só depois das experiências que vivenciam é que as informações vão se agrupando dentro de “gavetas mentais”, para que a incompatibilidade e a discrepância diminuam.
( ) Comunalidade: os indivíduos possuem seus construtos exclusivos, ou seja, a interpretação própria que fazem da realidade, mas, normalmente, eles não são compatíveis com os de outras pessoas que fazem parte do mesmo grupo social, gerando, assim, dificuldades na comunicação.
( ) Fragmentação: às vezes os construtos estão organizados com suas semelhanças e diferenças na mesma “gaveta mental”; porém, são incompatíveis, como duas primas que são grandes amigas ao saírem juntas para uma festa, mas que se tornam inimigas brigando por política nas redes sociais.
( ) Modulação: nem os construtos estão sujeitos a revisão, isso vai depender da permeabilidade e rigidez que possuem, se forem muito rígidos, como a pedra, eles se tornam muito resistentes; mas se forem maleáveis, como a argila, irão aceitar a introdução de novos elementos e se modificar através da experiência.
( ) Construção: as pessoas conseguem antecipar os eventos a partir do momento que interpretam suas replicações, como em festas de aniversário que não são iguais mas são similares e, a partir do momento em que uma pessoa for na primeira, ela consegue prever ou antecipar como as outras poderão ser.
A sequência está correta em
I. Ligação é uma necessidade humana relacionada à forma como as pessoas se relacionam umas com as outras, seja através da submissão, da aceitação, do domínio ou do amor.
II. Estrutura de orientação é a necessidade de ser guiado por uma espécie de mapa capaz de possibilitar a organização dos inúmeros estímulos e informações que uma pessoa recebe. III. Enraizamento nada mais é do que a necessidade de estabelecer um vínculo físico e determinado com alguém ou com algum lugar, assim como a vontade de voltar para o útero; as pessoas buscam o tempo todo criar raízes.
IV. Todo ser humano é movido pela necessidade de transcendência e, mesmo jogados no mundo como os animais e depois retirados dele sem o seu consentimento ou desejo, são impulsionados a ficar acima dessa existência passiva e acidental.
V. Todas as pessoas possuem capacidade de ter consciência sobre si, como uma entidade, separadamente, ou o chamado sentimento de identidade que, na maioria das pessoas ainda está vinculado aos outros, a uma religião, grupo social ou ocupação.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
( ) Sombra: representa tudo aquilo de mais sombrio que existe dentro de cada um, embora permaneçam ativas no consciente, as pessoas tendem a escondê-las, pois reconhecem e aceitam as características vindas desse arquétipo.
( ) Anima: refere-se ao arquétipo das características masculinas manifestadas em uma mulher. Isso significa que as questões simbólicas do pensamento e do raciocínio são capazes de influenciar a maneira como uma mulher pensa, mesmo não sendo pertencente a ela.
( ) Grande mãe: arquétipo que tanto homem quanto mulher possuem. Está relacionado aos sentimentos positivos e negativos, caracterizados por apresentar em forças opostas, como fertilidade e nutrição, criando e garantindo vida, força e destruição, dissipando ou desprezando seus descendentes.
( ) Self: representa uma disposição inata à busca pela diferenciação, onde cada pessoa apresenta tendências herdadas que contribuem para o avanço na direção da perfeição, do autoconhecimento, da aprendizagem e da autorrealização, com maior formação de imagens inconscientes coletivas, sendo o arquétipo mais extensivo de todos.
( ) Persona: projeção de um papel individual é o lado da personalidade que os indivíduos tentam esconder da sociedade, pois refere-se àquilo que vai contra os princípios e valores morais. É como se usassem uma máscara, constantemente, para ter uma postura mais coerente com o que a sociedade estipula como comportamento adequado para contextos diversos. Para se tornarem mais saudáveis psicologicamente precisam estabelecer uma postura mais ativa e impedir a dominação desse arquétipo.
A sequência está correta em
I. A patologia central é o resultado de muita força básica nos últimos estágios do desenvolvimento, podendo trazer o desencadeamento de sentimentos de desesperança como, por exemplo, quando alguém não recebe os estímulos positivos ao longo da vida.
II. Em cada estágio da vida é necessário que exista uma maior valorização dos elementos harmoniosos frente aos perturbadores; através desse ponto, o indivíduo conseguirá desenvolver melhor seu senso de realidade sem que precise passar por inúmeras experiências conflituosas.
III. O desenvolvimento da personalidade perpassa cada estágio; porém, é a partir da adolescência que existe a caracterização da crise de identidade, essa crise não é vista como um evento ruim ou catastrófico, mas como uma oportunidade de ajustamento e adaptação importantes, positivas ou negativas.
IV. Cada um dos estágios é marcado por uma força básica do ego; que surge através do choque entre os elementos harmoniosos e perturbadores; é como se através da antítese entre a confiança e a desconfiança surgisse a esperança, sendo vista como uma qualidade do ego, permitindo o avanço para outros estágios.
Está correto o que se afirma apenas em