Questões Militares Sobre teorias da personalidade em psicologia

Foram encontradas 200 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260717 Psicologia
Os cinco fatores identificados por R. McCrae e P. Costa (em Schultz & Schultz, 2021) mostraram-se
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260716 Psicologia
Ao avaliar os diferentes métodos de pesquisa para o estudo da personalidade, Schultz e Schultz (2021) defendem que
Alternativas
Q2194855 Psicologia
As funções psíquicas, quando perturbadas, sugerem transtornos subjacentes cujos sintomas devem ser analisados considerando-se a significação dos fenômenos.
Associe as colunas relacionando os transtornos com as suas respectivas funções psíquicas mais afetadas. 

Transtorno
(1) Transtorno do humor e da personalidade (2) Transtorno psico-orgânico (3) Transtorno psicótico

Função Psíquica 
( ) Vontade. ( ) Memória. ( ) Afetividade. ( ) Pensamento. ( ) Sensopercepção. ( ) Nível de consciência.

A sequência correta dessa classificação é:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172778 Psicologia
De acordo com o texto escrito por Freud em O mal estar na civilização, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172777 Psicologia
Em O mal estar na civilização, Freud afirma que “a inclinação para a agressão constitui, no homem, uma disposição instintiva original e auto-subsistente” e que esta “inclinação é o maior impedimento à civilização”. Sobre essa inclinação do homem para a agressão é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172776 Psicologia
De acordo com Psicologia de Grupo e Análise do Ego de Freud, relacione os termos com suas descrições correspondente e, a seguir, responda o que se pede.
(1) Ego  (2) Ideal do ego (3) Identificação (4) Libido
( ) Expressão extraída da teoria das emoções; instinto que tem a ver com tudo o que pode ser abrangido pela palavra amor que constituem expressão dos mesmos impulsos instintuais; se liga à satisfação das grandes necessidades vitais. 
( ) Constitui a forma mais remota de laço emocional com uma pessoa; desempenha um papel no complexo de Édipo; é ambivalente desde seus primórdios; participa da estrutura e formação de um sintoma neurótico.
( ) Na melancolia mostra-se dividido, separado em duas partes onde uma é extremamente cruel com a segunda em determinadas situações uma dessas partes se coloca em atitude extremamente cruel com a outra; abrange também a consciência, uma instância crítica dentro de si.
( ) Tem como função a auto-observação, consciência moral, a censura dos sonhos e a principal influência na repressão; é considerado um herdeiro do narcisismo original.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172775 Psicologia
De acordo com Psicologia de Grupo e Análise do Ego de Freud, analise as assertivas apresentadas, definindo sobre sua veracidade e em seguida marque a alternativa CORRETA:
I. Uma igreja e um exército guardam entre si uma série de traços em comum, em especial, que prevalece a mesma ilusão de um líder que ama todos os indivíduos do grupo igualmente e que sua essência reside em laços libidinais com o líder e com os demais membros do grupo.
II. O pânico seria uma reação ao relaxamento na estrutura libidinal do grupo que liga os indivíduos ao líder e aos seus camaradas, podendo-se refutar a interpretação contrária de que os laços libidinais seriam destruídos devido ao medo em face ao perigo.
III. Os grupos nunca ansiaram pela verdade, pois, exigindo ilusões e não podendo passar sem elas, frequentemente, dão ao que é irreal precedência sobre o real, quase tão intensamente influenciados pelo que é falso quanto pelo que é verdadeiro, com uma tendência evidente de não distinguir entre as duas coisas.
IV. A identificação parcial, baseada na percepção de uma qualidade comum partilhada, propicia um novo laço grupal. Esse laço mútuo entre seus membros encontra-se na natureza do laço com o líder.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172774 Psicologia
De acordo com Além do Princípio de Prazer de Freud, julgue as afirmativas abaixo, assinalando V (Verdadeiro) ou F (Falso) e, a seguir, responda o que se pede.
( ) Os instintos do ego e os institutos sexuais se distinguem nitidamente, sendo que os primeiros, de caráter conservador e voltados a uma compulsão à repetição, exercem uma pressão no sentido da morte, e os últimos, que visam à coalescência de duas células germinais, exercem, por sua vez, uma pressão no sentido de prolongamento da vida.
( ) A compulsão à repetição traz à luz e atualiza apenas experiências passadas que não incluem nenhuma possibilidade de prazer e que nunca, mesmo há longo tempo, trouxeram satisfação.
( ) A liberação do reprimido potencialmente produz desprazer, cuja evitação é buscada pela resistência do ego consciente e inconsciente, que funciona sob a influência do princípio de prazer.
( ) A resistência, durante o tratamento psicanalítico, não decorre do inconsciente (ou seja, o “reprimido”), mas sim dos mesmos estratos e sistemas mais elevados da mente que originalmente provocaram a repressão.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2091560 Psicologia
A mudança de uma postura terapêutica traz grandes benefícios que contribuem para uma análise mais detalhada feita pelo profissional. Passa-se, então, a olhar o paciente como um todo, não só ouvir, mas ficar atento a forma como expressa seu conteúdo, como descreve seus sonhos, como se apresenta, como se senta e se comporta diante o terapeuta. Olhar a forma que o paciente se veste e o tom de voz, por exemplo, podem indicar determinados traços de caráter de uma pessoa. Tal leitura corporal foi descrita por:
Alternativas
Q2091555 Psicologia
Lewin considerou vetores da física e da física quântica para trazer considerações do seu trabalho sobre como os indivíduos respondem ao ambiente; considerou, ainda, que as forças (ou vetores) que estão ao redor do indivíduo podem interferir nas atitudes e comportamentos do dia a dia. Exemplificando essa problemática, pondere sobre alguém que deseja perder peso e procura ajuda psicológica, gerando mudanças em seu estado físico e psicológico. O profissional deverá estar ciente de que, para qualquer situação, existem forças impulsionadoras e forças restritivas atreladas ao processo, sendo de suma importância saber identificá-las, para, assim, obter uma melhor condução e resposta do tratamento. Sobre forças impulsionadoras, analise as alternativas a seguir.
I. Perder peso. II. Ameaça à saúde. III. Roupas apertadas. IV. Imagem da pessoa. V. Anos de alimentação errada.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2091537 Psicologia
Para George Kelly, viver neste mundo imprevisível e desgastante em termos psicológico e físicos é um desafio constante para as pessoas. Os construtos são interpretações que permitem controlar o ambiente e planejar as ações auxiliando nesse processo. Para explicar como esses construtos funcionam, Kelly propôs os chamados colorários pessoais. Sobre os colorários apresentados por Kelly, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Organização: cada indivíduo organiza os construtos em sua mente primeiro de forma desordenada e só depois das experiências que vivenciam é que as informações vão se agrupando dentro de “gavetas mentais”, para que a incompatibilidade e a discrepância diminuam.
( ) Comunalidade: os indivíduos possuem seus construtos exclusivos, ou seja, a interpretação própria que fazem da realidade, mas, normalmente, eles não são compatíveis com os de outras pessoas que fazem parte do mesmo grupo social, gerando, assim, dificuldades na comunicação.
( ) Fragmentação: às vezes os construtos estão organizados com suas semelhanças e diferenças na mesma “gaveta mental”; porém, são incompatíveis, como duas primas que são grandes amigas ao saírem juntas para uma festa, mas que se tornam inimigas brigando por política nas redes sociais.
( ) Modulação: nem os construtos estão sujeitos a revisão, isso vai depender da permeabilidade e rigidez que possuem, se forem muito rígidos, como a pedra, eles se tornam muito resistentes; mas se forem maleáveis, como a argila, irão aceitar a introdução de novos elementos e se modificar através da experiência.
( ) Construção: as pessoas conseguem antecipar os eventos a partir do momento que interpretam suas replicações, como em festas de aniversário que não são iguais mas são similares e, a partir do momento em que uma pessoa for na primeira, ela consegue prever ou antecipar como as outras poderão ser.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2091535 Psicologia
José e Pedro são irmãos gêmeos e, hipoteticamente, vivenciam as mesmas situações, realizam as mesmas atividades escolares, compartilham o mesmo ambiente familiar e social, mas possuem uma maneira muito diferente de se comportarem e de interpretar a vida. Do ponto de vista teórico, eles participam ativamente da construção de seus processos, criam suas próprias implicações mediante as experiências que são interpretadas, predizendo, respondendo e controlando os acontecimentos. São movidos praticamente pelas mesmas experiências, mas possuem maneiras muito distintas de vivenciá-las. Tais informações se referem à seguinte teoria:
Alternativas
Q2091532 Psicologia
O amor, um sentimento que embora seja conhecido intimamente pelas pessoas, é difícil de ser definido. Ele demanda inúmeras interpretações, tanto no âmbito cultural quanto social e pessoal. A interpretação de seu conceito foi muito usada em abordagens da personalidade mesmo existindo rejeição por outras. Essas abordagens de cunho existencial e humanista, frequentemente, concentravam-se no amor como um derivado importante para os determinantes da personalidade. Erick Fromm foi um dos psicólogos humanistas que considerou o amor como um desses importantes determinantes. Considerando a visão de Erick Fromm sobre o amor, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091531 Psicologia
Determinado psicólogo recebeu em seu consultório uma paciente de 35 anos, casada e mãe de dois filhos. Pelo relato, nota- -se que ela tenta fazer tudo para que os outros ao seu redor se sintam felizes, gosta de agradar, tende a não discordar para evitar maiores transtornos, deixa de fazer as coisas para si e faz para os outros e, muitas vezes, recebe presentes e pequenos mimos do marido quando ele retorna de viagem; ela finge para todos que não sabe da constante traição que sofre. Através desse relato, o psicólogo conseguiu identificar um dos mecanismos de defesa estudados por Horney. Nessa teoria da personalidade, Horney descreve que todas as pessoas possuem potencial para se desenvolver de maneira positiva, mas que sofrem interferências adversas e isso pode afetar negativamente esse processo. Qual foi o mecanismo de defesa identificado pelo psicólogo?
Alternativas
Q2091530 Psicologia
As pessoas estão inseridas em um contexto social a partir do momento em que nascem, quando, por exemplo, passam a se relacionar com os pais. Esse relacionamento é visto como uma cooperação ou interesse social que tende a se expandir e iniciar continuadamente mais relações interpessoais que estarão a todo tempo moldando a personalidade. Para Adler o interesse social que existe é inato, ou seja, as pessoas são, por natureza, sociais. Considerando o ponto de vista de Alfred Adler, o interesse social é, EXCETO:
Alternativas
Q2091529 Psicologia
“Ao focalizar as situações sociais que o indivíduo enfrenta, acreditar que a personalidade muda em decorrência dessas situações dando o nome de ilusão de individualidade à ideia de que seja imutável ou única, considerar que a ansiedade vem do contexto externo e não interno da pessoa e que o foco do estudo da personalidade deveria ser a situação interpessoal e não o próprio indivíduo.” As informações se referem a qual teoria da personalidade?
Alternativas
Q2091528 Psicologia
Os seres humanos, assim como os animais, possuem necessidades fisiológicas básicas como fome, sede, sono, sexo e segurança. Acontece que, apenas satisfazendo essas necessidades, as pessoas não foram capazes de resolver seus dilemas humanos. Foi durante a evolução cultural da humanidade que emergiram outras necessidades denominadas humanas ou existenciais. Fromm foi um psicólogo que descreveu cinco necessidades humanas que impulsionam as pessoas a satisfazê-las de uma forma positiva ou negativa. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Ligação é uma necessidade humana relacionada à forma como as pessoas se relacionam umas com as outras, seja através da submissão, da aceitação, do domínio ou do amor.
II. Estrutura de orientação é a necessidade de ser guiado por uma espécie de mapa capaz de possibilitar a organização dos inúmeros estímulos e informações que uma pessoa recebe. III. Enraizamento nada mais é do que a necessidade de estabelecer um vínculo físico e determinado com alguém ou com algum lugar, assim como a vontade de voltar para o útero; as pessoas buscam o tempo todo criar raízes.
IV. Todo ser humano é movido pela necessidade de transcendência e, mesmo jogados no mundo como os animais e depois retirados dele sem o seu consentimento ou desejo, são impulsionados a ficar acima dessa existência passiva e acidental.
V. Todas as pessoas possuem capacidade de ter consciência sobre si, como uma entidade, separadamente, ou o chamado sentimento de identidade que, na maioria das pessoas ainda está vinculado aos outros, a uma religião, grupo social ou ocupação.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2091526 Psicologia
De acordo com a teoria de Jung, os arquétipos podem ser descritos como resultado de vivências de outras gerações, que foram sendo acumuladas pelo indivíduo e formando o inconsciente coletivo. Acredita-se que a mente faz parte do resultado da história como heranças psicológicas, além das biológicas, como, por exemplo, as religiões, as ciências, a mitologia e as artes, que podem ser fortes representações de arquétipos. Ao analisar o momento atual, pode-se observar alguns desses elementos na facilidade que muitas crianças têm de manusear instrumentos eletrônicos sem, necessariamente, passar por algum processo de aprendizagem. Sobre os arquétipos descritos por Jung, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sombra: representa tudo aquilo de mais sombrio que existe dentro de cada um, embora permaneçam ativas no consciente, as pessoas tendem a escondê-las, pois reconhecem e aceitam as características vindas desse arquétipo.
( ) Anima: refere-se ao arquétipo das características masculinas manifestadas em uma mulher. Isso significa que as questões simbólicas do pensamento e do raciocínio são capazes de influenciar a maneira como uma mulher pensa, mesmo não sendo pertencente a ela.
( ) Grande mãe: arquétipo que tanto homem quanto mulher possuem. Está relacionado aos sentimentos positivos e negativos, caracterizados por apresentar em forças opostas, como fertilidade e nutrição, criando e garantindo vida, força e destruição, dissipando ou desprezando seus descendentes.
( ) Self: representa uma disposição inata à busca pela diferenciação, onde cada pessoa apresenta tendências herdadas que contribuem para o avanço na direção da perfeição, do autoconhecimento, da aprendizagem e da autorrealização, com maior formação de imagens inconscientes coletivas, sendo o arquétipo mais extensivo de todos.
( ) Persona: projeção de um papel individual é o lado da personalidade que os indivíduos tentam esconder da sociedade, pois refere-se àquilo que vai contra os princípios e valores morais. É como se usassem uma máscara, constantemente, para ter uma postura mais coerente com o que a sociedade estipula como comportamento adequado para contextos diversos. Para se tornarem mais saudáveis psicologicamente precisam estabelecer uma postura mais ativa e impedir a dominação desse arquétipo.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2091524 Psicologia
A ansiedade é um tema cada vez mais frequente que, embora possa ser considerada uma reação normal do organismo, torna-se patológica a partir do momento que provoca sofrimento ao indivíduo. É fundamental realizar uma análise e estudos recorrentes a respeito do tema, principalmente para profissionais que atuam diretamente no tratamento dessas patologias. Freud contribuiu para esses estudos ao descrever três tipos de ansiedade: a objetiva, a neurótica e a moral. Sobre os tipos de ansiedade descritos por Freud, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091523 Psicologia
Ao longo da vida, as pessoas passam por diferentes estágios de desenvolvimento; desde o nascimento até a fase adulta são suscetíveis a uma série de transformações que contribuem para a formação de sua personalidade. Erik Erikson trouxe importantes estudos e contribuições sobre os estágios do desenvolvimento psicossocial, deixando implícito que as pessoas devem assumir algum tipo de responsabilidade pessoal sobre a própria vida. Ele descreveu oito estágios que necessitam ser entendidos através de diversos pontos básicos. Sobre a compreensão dos estágios do desenvolvimento psicossocial descritos por Erickson, analise as afirmativas a seguir.
I. A patologia central é o resultado de muita força básica nos últimos estágios do desenvolvimento, podendo trazer o desencadeamento de sentimentos de desesperança como, por exemplo, quando alguém não recebe os estímulos positivos ao longo da vida.
II. Em cada estágio da vida é necessário que exista uma maior valorização dos elementos harmoniosos frente aos perturbadores; através desse ponto, o indivíduo conseguirá desenvolver melhor seu senso de realidade sem que precise passar por inúmeras experiências conflituosas.
III. O desenvolvimento da personalidade perpassa cada estágio; porém, é a partir da adolescência que existe a caracterização da crise de identidade, essa crise não é vista como um evento ruim ou catastrófico, mas como uma oportunidade de ajustamento e adaptação importantes, positivas ou negativas.
IV. Cada um dos estágios é marcado por uma força básica do ego; que surge através do choque entre os elementos harmoniosos e perturbadores; é como se através da antítese entre a confiança e a desconfiança surgisse a esperança, sendo vista como uma qualidade do ego, permitindo o avanço para outros estágios.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: D
6: A
7: A
8: C
9: D
10: C
11: D
12: B
13: C
14: A
15: B
16: E
17: B
18: D
19: E
20: C