Questões Militares Comentadas sobre perícia psiquiátrica em psiquiatria

Foram encontradas 15 questões

Q2472751 Psiquiatria
Segundo Abdalla-Filho (2015), a perícia previdenciária tem a finalidade de emitir pareceres técnicos conclusivos referentes à capacidade laboral.
Baseado no autor, avalie as informações abaixo sobre a perícia previdenciária. 
I. Não é necessária a verificação dos nexos causal e técnico epidemiológico previdenciário (NTEP) nos casos de incapacidade laboral ou invalidez decorrente de acidente de trabalho ou doença profissional.
II. Alienação mental corresponde a transtorno mental grave e persistente, no qual, esgotados os meios habituais de tratamento, haja perturbação completa ou considerável da personalidade, comprometendo os juízos de valor e de realidade, bem como a autodeterminação e o pragmatismo.
III. A isenção de imposto de renda incide somente nos rendimentos oriundos de aposentadorias, pensões e reformas, sem abranger outros possíveis rendimentos financeiros.
Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2472739 Psiquiatria
Segundo Abdalla-Filho (2016), a detecção de simulação constitui-se como importante atividade, tanto em situações clínicas quanto nas esferas forense e previdenciária.
Acerca da simulação, assinale a alternativa CORRETA, segundo o autor.
Alternativas
Q2018597 Psiquiatria
Ao fazer a perícia de um homem de 52 anos, suspeito de estar simulando, o médico psiquiatra adotou algumas estratégias recomendadas na Psiquiatria Forense em entrevistas com pessoas simuladoras. Qual das alternativas a seguir apresenta corretamente estratégias a serem adotadas pelo médico psiquiatra nessa entrevista?
Alternativas
Ano: 2021 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2021 - PM-MG - 2º Tenente - Psiquiatria |
Q1860868 Psiquiatria
Militar, sexo masculino, 30 anos, chegou ao Ambulatório de Crise da Clínica Psiquiátrica do HPM (CLIPS), trazido por militares de seu Batalhão. Disse, de forma áspera, que, trabalhando como motorista de viatura, precisou agredir o vizinho, que teve ferimentos leves, pois esse tinha colocado um sistema de som, que lhe controlava, mesmo à distância, divulgando suas atitudes secretas e íntimas para toda vizinhança. Militar já fazia uso de olanzapina há quatro anos, mas há três meses tinha interrompido o uso. Foi detido em um batalhão da Polícia Militar e foi considerado inimputável pela autoridade judicial. 
Quanto às medidas jurídico-periciais posteriores à inimputabilidade, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2021 - PM-MG - 2º Tenente - Psiquiatria |
Q1860862 Psiquiatria
Analise as assertivas abaixo, assinalando se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as perícias em psiquiatria forense: 
( ) A avaliação da imputabilidade penal é sempre retroativa.
( ) O diagnóstico de doença mental grave por si só implica que o agente é inimputável, sob o ponto de vista penal.
( ) A lei brasileira prevê duplo critério para considerar um agente inimputável: o cronológico e o biopsicológico.
( ) A interdição é um processo legal de proteção ao paciente. Dessa forma, deve ser o mais restritiva possível.
( ) A incapacidade laboral decorrente de transtorno mental implica incapacidade para os atos da vida civil.
De acordo com as afirmações, assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Médico - Psiquiatra |
Q1822929 Psiquiatria
A síndrome de fadiga profissional ou burnout é um dos diagnósticos diferenciais do quadro de reação ao estresse grave. Esse quadro de esgotamento ocupacional atinge principalmente os trabalhadores que exercem atividades com atendimento ao público. Em relação a burnout, pode-se afirmar corretamente que
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Médico - Psiquiatra |
Q1822926 Psiquiatria
Assinale a alternativa que contém o grupo de transtornos mentais que estão mais associados aos maiores impactos laborais negativos, como o presenteísmo e o absenteísmo.
Alternativas
Q1679614 Psiquiatria
Um tema recorrente de consultas aos Conselhos Regionais e Federal de Medicina diz respeito a dúvidas com relação à obrigatoriedade de um médico de qualquer especialidade em aceitar a designação oficial para atuar como perito judicial. Ao ser designado perito, o médico tem, em princípio, o dever de aceitar o encargo; no entanto, a presença de impedimentos, de suspeições e de motivo legítimo podem se constituir como razões para escusa. Sua alegação deverá ser apresentada, especificando o motivo e será, então, avaliada pelo juiz. Com relação a este tema, numere a COLUNA II de acordo com COLUNA I, associando o motivo à respectiva alegação.

COLUNA I
1. Impedimento 2. Suspeição 3. Motivo legítimo

COLUNA II

( ) Versar a perícia sobre fato em relação ao qual deva guardar sigilo profissional, quer a perícia tenha como foco a pessoa do paciente ou não.
( ) Ser membro da administração de pessoa jurídica que seja parte no feitio ou ter prestado depoimento como testemunha no processo.
( ) Ser amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes ou ser herdeiro, donatário ou empregador das partes.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Médico Psiquiatra |
Q1325755 Psiquiatria
Psiquiatria forense é alvo de atuação médica que divide atribuições com o direito. Dessa forma, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q719736 Psiquiatria
No contexto do exame pericial psiquiátrico, fica relativizada a tradicional obrigação ética de
Alternativas
Q700576 Psiquiatria
A psiquiatria forense é uma “subespecialidade” da psiquiatria que trata de transtornos mentais e sua relação com os princípios legais. Sobre essa subespecialidade, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q687536 Psiquiatria

A psiquiatria forense é uma subespecialidade da psiquiatria na qual o conhecimento clínico e científico é utilizado em questões legais que envolvem aspectos civis, criminais ou legislativos. Sobre essa subespecialidade, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Disputas por testamentos, litígios por lesões pessoais e responsabilidade criminal são algumas das áreas em que os psiquiatras forenses avaliam casos e proporcionam testemunho.

( ) O queixoso deve ser informado de que pode não haver confidencialidade na avaliação forense.

( ) Durante o exame do queixoso, é fundamental que o psiquiatra forense estabeleça um satisfatório vínculo médico-paciente.

( ) Uma avaliação psiquiátrica forense abrangente normalmente exige a avaliação de vários profissionais e especialistas.

Alternativas
Q672245 Psiquiatria
A psiquiatria forense é uma “subespecialidade” da psiquiatria que trata de transtornos mentais e sua relação com os princípios legais. Sobre essa subespecialidade, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q286859 Psiquiatria
Em Direito Civil, existem pessoas portadoras de transtorno mental que são consideradas incapazes para os atos. Pessoas que necessitam de interdição total e devem ser submetidas à curatela de um responsável são
Alternativas
Q286858 Psiquiatria
Em Psiquiatria Forense, nas causas criminais, o que mais se busca determinar é se o réu deve ser considerado imputável, semi-imputável ou inimputável.
Assinale a alternativa correta sobre Psiquiatria Forense.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: D
6: E
7: A
8: C
9: C
10: A
11: C
12: B
13: C
14: A
15: D