Questões Militares Sobre psiquiatria geriátrica em psiquiatria

Foram encontradas 19 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261744 Psiquiatria

A multimorbidade, ou a presença de múltiplas condições médicas em um mesmo indivíduo, pode ter um impacto significativo na saúde mental dos idosos.


Assinale a alternativa que descreve, corretamente, a influência da multimorbidade na saúde mental dos idosos. 

Alternativas
Q1883588 Psiquiatria
Avalie se, no tratamento de pacientes com demência frontotemporal (DFT), podemos afirmar que:

I. A olanzapina levou à redução marcante dos delírios e outros sintomas neuropsiquiátricos, além de levar à redução do estresse do cuidador.
II. Há relatos de caso de utilização de risperidona e aripiprazol no manejo de sintomas neuropsiquiátricos da DFT, incluindo comportamento sexual aberrante.
III. A rivastigmina reduz sintomas comportamentais, mas não previne delírios, em pacientes com DFT.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1883582 Psiquiatria
Um homem de 78 anos, internado em um hospital geral para tratamento de uma pneumonia, apresenta-se deprimido e não tem conseguido colaborar adequadamente com as atividades fisioterapêuticas necessárias a sua recuperação. Esse paciente não tem comorbidades clínicas além da pneumonia. Seu médico assistente solicita um parecer ao psiquiatra para saber se haveria alguma alternativa de tratamento antidepressivo que pudesse oferecer uma resposta marcadamente mais rápida ao paciente que os inibidores seletivos de recaptação da serotonina, sem causar sedação, de modo a permitir que ele conseguisse realizar as atividades de fisioterapia e saísse do hospital. No hospital, não há eletroconvulsoterapia disponível.

Nesse caso, o psiquiatra poderia recomendar
Alternativas
Q1883569 Psiquiatria
Um paciente de 85 anos internado em um hospital geral com pneumonia começa a apresentar, depois de três dias de internação, obnubilação da consciência no período diurno, insônia noturna, agitação psicomotora, alucinações visuais, déficits de memória e desorientação. O paciente não apresentava transtornos mentais prévios, nem fazia uso de psicotrópicos.

A opção que lista a hipótese diagnóstica correta e o tratamento inicial indicado é
Alternativas
Q1823903 Psiquiatria

A velhice, ou idade adulta tardia, costuma se referir ao estágio do ciclo vital que começa aos 65 anos.


Sobre o exame psiquiátrico do paciente idoso, é correto afirmar que 

Alternativas
Q1679624 Psiquiatria
Um homem de 70 anos de idade é trazido para o atendimento por seu filho, com queixas de problemas de memória. Apresenta-se emagrecido, com vários hematomas pelo corpo e com sinais de fratura em membro superior direito. Após relato evasivo por parte do filho e do idoso, o psiquiatra que está prestando o atendimento suspeita de maus tratos.

Além de prestar o atendimento completo, preocupando-se igualmente em garantir a segurança do idoso, visando a prevenção da recorrência do potencial abuso, o psiquiatra deverá:
Alternativas
Q1679606 Psiquiatria
Mudanças na quantidade e na intensidade de ativação dos receptores são alterações relacionadas ao envelhecimento. Isso torna os idosos mais sensíveis aos efeitos terapêuticos e adversos de medicamentos.
Considerando as alterações farmacodinâmicas e suas possíveis consequências ao utilizar psicofármacos, numere a COLUNA II de acordo com COLUNA I.

COLUNA I
1. Redução dos receptores de dopamina e dos níveis dos transportadores de dopamina. 2. Redução do número de receptores de acetilcolina. 3. Mudanças nos adrenorreceptores alfa-1. 4. Mudanças nos receptores beta-adrenérgicos.

COLUNA II
( ) Aumento da suscetibilidade a efeitos cardíacos.
( ) Aumento da sensibilidade a efeitos colaterais do tipo distonia aguda e acatisia.
( ) Aumento do risco de hipotensão postural.
( ) Aumento do risco de constipação e retenção urinária.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q783661 Psiquiatria
O manejo do tratamento psiquiátrico no idoso exige abordagem sindrômica e detalhada. Há sete síndromes identificadas como as mais prevalentes nos idosos: confusão aguda; perda de memória; insônia; ansiedade; agitação e desconfiança; depressão; e, hipocondria. A respeito do tratamento em idosos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q719750 Psiquiatria
Homens idosos que matam suas esposas e, logo em seguida, cometem suicídio, tipicamente o fazem porque
Alternativas
Q719749 Psiquiatria
Um paciente idoso vem apresentando dificuldade em encontrar palavras para expressar-se, o que o vem perturbando há, pelo menos, 8 meses. O psiquiatra identifica o sintoma no discurso informal do paciente durante o exame clínico, onde o paciente faz várias interrupções, constrangido. Solicitado um exame neuropsicológico, observou-se preservação funcional dos demais domínios cognitivos. Esta disfunção é denominada
Alternativas
Q687529 Psiquiatria
Entre as décadas de 1960 a 1980, os antidepressivos tricíclicos constituíram o principal tratamento farmacológico para depressão. Em relação ao mecanismo de ação e a farmacocinética dos antidepressivos tricíclicos, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q671439 Psiquiatria
A prescrição de antidepressivo em idosos é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q648808 Psiquiatria
Paciente feminina, 67 anos, procura o atendimento médico voluntariamente para avaliação de queixas relativas à memória. Comparece à consulta sozinha e responde a maioria das questões sobre o estado mental dizendo que não sabe. Ela admite sintomas disfóricos (disforia). Com base na história clínica, qual seria o diagnóstico?
Alternativas
Q422201 Psiquiatria
Quais são os diagnósticos subjacentes mais frequentes relacionados a um primeiro episódio psicótico em idosos?
Alternativas
Q422194 Psiquiatria
Durante uma entrevista médica, uma paciente idosa portadora de síndrome demencial repete sempre as últimas palavras que ela mesma pronuncia. Qual a melhor denominação para essa alteração da linguagem?
Alternativas
Q346225 Psiquiatria
Acerca de transtornos psicóticos, julgue os itens seguintes.

Representações delirantes surgem em forma de novas colorações e novas significações das recordações da vida ou em forma de ocorrências repentinas.
Alternativas
Q346224 Psiquiatria
A respeito de transtornos em idosos, julgue os itens a seguir.

Os fatores de risco para a demência vascular incluem idade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias.
Alternativas
Q346223 Psiquiatria
A respeito de transtornos em idosos, julgue os itens a seguir.

A doença de Alzheimer é caracterizada por processos degenerativos que acometem inicialmente a área frontotemporal bilateralmente.
Alternativas
Q286860 Psiquiatria
Assinale a alternativa correta sobre o uso de antidepressivos por idosos.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: D
5: B
6: B
7: A
8: A
9: D
10: A
11: A
12: C
13: E
14: A
15: E
16: C
17: C
18: E
19: E