Questões Militares
Sobre representação das transformações químicas em química
Foram encontradas 293 questões
Adaptado de g1.globo.com, 07/01/2024.
Com base no estabelecido pela OMS, a concentração máxima permitida de CO, em mol/L, é aproximadamente igual a:
O fósforo sólido (P4), em meio básico, se desproporciona formando o gás fosfina (PH3) e o íon dihidrogenofosfato (H2PO4-). Para cada 2 mols de fósforo (P4) que se desproporciona são consumidos ___________ de íons OH- e são formados ___________ de fosfina e _____________ do íon diidrogenofosfato.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
O TNT (trinitrotolueno) é um explosivo que pode ser obtido pela reação representada a seguir:
Considere o conjunto de reações para obtenção do ácido nítrico a partir da amônia, em um processo com rendimento de 65%.
4 NH3(g) + 5 O2(g) → 4 NO(g) + 6 H2O(g)
2 NO(g) + O2(g) → 2 NO2(g)
3 NO2(g) + H2O(l) → 2 HNO3(l) + NO(g)
A massa de amônia necessária nesse processo, para a produção do ácido nítrico que será consumido na obtenção de 1 mol de TNT, é de, aproximadamente,
Um produto em pó para preparo de 1 L de refresco é comercializado em embalagens individuais. Seu rótulo informa que cada 100 mL do produto preparado contêm 34,9 mg do edulcorante aspartame. A figura apresenta a fórmula estrutural desse edulcorante.
aspartame
A concentração de aspartame no refresco, em mol.L-1 , é de, aproximadamente,
yNaCℓOx (s) + zCℓ2 (g) ➝ wCℓOx (g) + 2NaCℓ (s)
Nessa equação, x aparece nas fórmulas do clorito de sódio e do dióxido de cloro e y, z e w são os coeficientes estequiométricos que completam o balanceamento da equação.
O valor do índice x nas fórmulas da equação é igual a _________. A soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros, y, z e w, que balanceiam a equação é _________. O elemento químico de maior raio atômico presente no sólido formado na reação apresenta número atômico igual a _________.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

O gráfico a seguir apresenta os resultados obtidos para a relação entre massa e volume de cada uma dessas amostras, medidos a 25ºC.

A partir dos dados apresentados é possível afirmar que, nessa temperatura, a razão entre as densidades das amostras A e B é igual a
A seguir são apresentados os resultados de alguns desses experimentos, com as massas de reagentes consumidos e os produtos formados em cada um deles.

Considerando as informações contidas na tabela, os valores de x, y, z e w são, respectivamente,
II. Em uma mistura de octano e oxigênio, o combustível representa aproximadamente 78% da massa total.
III. A variação de temperatura da reação de combustível e oxigênio (por mol de combustível) é igual à variação de temperatura da reação de combustível e ar atmosférico (por mol de combustível).
IV. A entalpia molar de combustão de uma mistura de combustível e oxigênio é igual à entalpia molar de combustão de uma mistura de combustível e ar atmosférico. Assinale a opção que contém as afirmações CORRETAS.
Na + CH3 CH2 OH → CH3 CH2 ONa + H2
Considerando que nas CATP (Condições Ambientais de Temperatura e Pressão) 1 mol de qualquer gás ocupa 25 L, o volume de H2 produzido, quando reagem 1 g de sódio e 1 g etanol, e a massa do excesso de reagente são, respectivamente,
Considerando o nível de glicose citado de 50mg/dL (considere 1dL = 0,1L), é CORRETO afirmar que a conversão desta unidade de concentração em mmol/L de glicose chegará ao valor aproximado de:
H2(g) + O2(g) → H2O(l)
É CORRETO afirmar que, para 342g de gás oxigênio, a massa de gás hidrogênio necessária para a reação completa será aproximadamente de:
Pb(NO3)2 + 2KI → PbI2 + 2KNO3 CH3NH2 + HI → CH3NH3I PbI2 + CH3NH3I → CH3NH3PbI3
Os seguintes reagentes foram empregados na síntese: 0,6 mol de Pb(NO3)2; 0,8 mol de KI; 0,7 mol de CH3NH2; e 0,8 mol de HI. Nessas condições, qual será a quantidade máxima da perovskita CH3NH3PbI3 produzida?