Questões Militares
Sobre questão social e serviço social em serviço social
Foram encontradas 58 questões
(Delgado, 2005. Pág. 31.)
A partir da reflexão do texto e analisando a questão social contemporânea, é correto afirmar que:
Aumento da letalidade policial contrasta com redução de mortes violentas no país
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, 3.181 pessoas foram mortas pela polícia no primeiro semestre de 2020. O número representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre as vítimas, a grande maioria eram homens (99,2%), jovens (74,3%) e negros (79,1%). Publicado anualmente, o relatório, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, recolhe dados oficiais de secretarias de segurança de todos os estados, tornando-se um dos principais mapeamentos a respeito da violência no país. Ano a ano, o levantamento vem revelando a tendência de crescimento no número de mortes em decorrência de intervenção policial, sobretudo entre pessoas negras. Entre 2013 e 2019, houve um aumento de 188% vítimas fatais em operações policiais. O primeiro semestre deste ano já representa 49,8% do total de casos de todo o ano de 2019. A vitimização de agentes de segurança pública também tem aumentado: foram 110 mortos somente no primeiro semestre de 2020, 19,6% a mais no mesmo período do ano passado.
(Disponível em: https://www.conectas.org/noticias/aumento-da-letalidade-policial/. Acesso em: 27/01/2022. Adaptado.)
Considerando os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020 e da atuação do Serviço Social frente à questão social, analise as afirmativas a seguir.
I. A questão da violência constitui-se de um problema histórico no Brasil relacionado ao racismo e à escravidão, visto que as vítimas em sua indiscutível maioria são negras. II. A violência policial é reflexo da ação policial no combate à criminalidade crescente no Brasil. III. O fato da maioria das vítimas da violência policial serem negras não se relaciona com o racismo e, sim, com a abrangência da criminalidade entre as pessoas negras. IV. A violência policial é reflexo do embate entre um modelo de Estado, que criminaliza a pobreza como forma de manter o controle e a hegemonia das classes dominantes.
Está correto o que se afirma em
(Neder, 1994).
O trabalho social com família tem suas origens com o nascimento da questão social, nesse momento observa-se o movimento dos setores burgueses da sociedade na organização da assistência às famílias; com isso, passou-se a considerar a ideia de família:
(Castelo, Ribeiro, Rocamora, 2020. Pág. 16.)
Nesta perspectiva teórico-metodológica, o fundamento da “questão social” está expresso na:
(Iamamoto, 2007.)
A questão social é inerente à sociedade de classes e seus antagonismos; podemos afirmar que a sua gênese encontra-se em:
I. O desenvolvimento capitalista produz, compulsoriamente, a “questão social” - diferentes estágios capitalistas produzem diferentes manifestações da “questão social”.
II. A “questão social” está elementarmente determinada pelo traço próprio e peculiar da relação Estado/Mercado.
III. Sendo a “questão social” indissociável da ordem capitalista, sua supressão só pode se dar com a supressão da própria sociedade capitalista.
IV. Não se pode afirmar a existência de qualquer “nova questão social”, o que tem-se na contemporaneidade são novas expressões da “questão social” já que, a mesma é parte constitutiva da dinâmica capitalista de produção.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que:
I. A questão social é inseparável da emergência do “trabalhador livre”, que depende da venda da sua força de trabalho como meio de satisfação das suas necessidades vitais.
II. A questão social na contemporaneidade se expressa de maneira completamente oposta aos determinantes de sua origem, visto que a era do capital financeiro modificou radicalmente as bases do sistema capitalista e, para tanto, tem-se uma “nova questão social”.
III. A questão social expressa uma arena de lutas políticas e culturais na disputa entre projetos societários, informados por distintos interesses de classe na condução das políticas econômicas e sociais, que trazem o selo das particularidades históricas nacionais.
Está correto apenas o que se afirma em:
O comprometimento da renda do brasileiro com pagamento de juros e amortizações, em decorrência de dívidas, é o dobro da média registrada em uma lista de 17 países desenvolvidos - 12 europeus, além de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Coréia do Sul [...].O endividamento das famílias é uma forma de movimentar a economia e fazer com que os brasileiros tenham acesso a bens e serviços. O endividamento corresponde ao total da dívida, enquanto o comprometimento refere-se à parcela da renda destinada ao pagamento da mesma. No Brasil, o endividamento corresponde à metade da renda anual dos brasileiros, 55% [...]. "Os brasileiros investem menos em aquisição de imóveis, por exemplo, mas gastam muito com cartão de crédito, contribuindo para um aumento da taxa de juros, haja vista a falta de garantia típica desse tipo de crédito", avalia Kopschitz.
IPEA . Comprometimento de renda do brasileiro é caracterizado por dividas de prazo curto e juro alto. 2019. Disponível em:<htto://www.ipea.aov.br/portal/index.php?option=com content&view=article&id=34573&catid=3<emid=3> (adaptado).
A introdução massiva do cartão de crédito na sociedade revela apenas um dos instrumentos no qual o capitalismo contemporâneo vem se utilizando de inserção do crédito na população, o que vem causando expressivo endividamento e comprometimento da renda, conforme visto no levantamento do IPEA (2019), relativo ao caso brasileiro. De acordo com Bauman (2010), sobre a inserção do crédito na vida da população, marque a opção correta.
De acordo com Raichelis (2009), as condições propícias à profissionalização do Serviço Social foram criadas a partir da crescente intervenção do Estado capitalista nos processos de regulação e de reprodução social, por meio das políticas sociais públicas.
Com base no texto, preencha corretamente as lacunas.
O Serviço Social tem como fundamento da profissionalização a premissa de que a partir da ____________ de um espaço sócio-ocupacional determinado pela ____________ contraditória que emerge no sistema estatal em suas relações com as classes sociais e suas distintas ____________, e que transforma as sequelas da questão social em objeto de intervenção continuada e sistemática por parte do Estado.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
Segundo os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (2011), a intervenção profissional do assistente social na política de Assistência Social não pode ter como horizonte somente a execução das atividades arroladas nos documentos institucionais, sob o risco de limitar suas atividades à “gestão da pobreza” sob a ótica da individualização das situações sociais e de abordar a questão social a partir de um viés moralizante.
Com base no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O perfil do/a assistente social para atuar na política de Assistência Social deve afastar-se das abordagens tradicionais funcionalistas e pragmáticas, que reforçam as práticas conservadoras que tratam as situações sociais como problemas pessoais que devem ser resolvidos individualmente
PORQUE
II. o reconhecimento da questão social, como objeto de intervenção profissional (conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS), demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes socioeconômicos e culturais das desigualdades sociais.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Netto (2001) afirma que é inexistente qualquer “nova questão social”. Segundo o autor, o que se deve investigar é a emergência de novas expressões da “questão social” que não pode ser eliminada sem a supressão da ordem do capital. O autor ainda afirma que a razão de ser do Serviço Social tem sido a questão social, pois, sem ela, não há sentido para esta profissão.
Qual a perspectiva de Netto (2001) para a continuidade da profissão em face à resolução da questão social com a supressão da ordem do capital?