Questões de Concurso Militar CIAAR 2016 para Primeiro Tenente - Implantodontia
Foram encontradas 30 questões
No que tange a técnica anestésica de bloqueio do nervo palatino maior, avalie as afirmativas abaixo.
I. Dentre as desvantagens, pode-se destacar o fato de não haver hemostasia, exceto na área próxima da injeção.
II. É útil para anestesiar a porção anterior do palato duro (tecidos moles e duros) desde a face medial do primeiro pré-molar direito até a face medial do primeiro pré-molar esquerdo.
III. Volumes mínimos de solução (0,2 a 0,3 ml) produzem anestesia dos tecidos rígidos e moles profundos.
IV. O bloqueio do nervo nasopalatino é menos traumático que o bloqueio do nervo palatino maior, pois, os tecidos que circundam o forame nasopalatino acomodam melhor o volume de solução depositado.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o bloqueio do nervo incisivo. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
( ) O nervo sempre será anestesiado quando o bloqueio do nervo alveolar inferior ou mandibular for bem-sucedido.
( ) Os pré-molares, os caninos e os incisivos laterais e centrais não são anestesiados quando se faz o bloqueio do nervo incisivo.
( ) Uma indicação importante de bloqueio do nervo incisivo é quando o procedimento envolve o trecho da mandíbula anterior ao forame mentoniano.
( ) Os tecidos moles da língua e o palato são anestesiados quando ocorre o bloqueio do nervoso incisivo.
Relacione a coluna da direita com a da esquerda, atrelando os compostos orgânicos aos anestésicos locais. Depois, marque a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.
(1) Ésteres do ácido benzoico
(2) Ésteres do ácido para-aminobenzoico
(3) Quinolina
(4) Amidas
( ) Procaína
( ) Etilaminobenzoato (benzocaína)
( ) Mepivacaína
( ) Butacaína
( ) Centbucridina
( ) Prilocaína
Em conformidade com os aspectos referentes ao osso disponível para a realização do implante dentário, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
( ) A altura óssea mínima disponível necessária para a sobrevida dos implantes endósseos está relacionada ao rebordo alveolar o qual é, de modo geral, menor na área de primeiro molar.
( ) A disponibilidade de altura óssea, geralmente, é maior na área de primeiro pré-molar superior do que na área de segundo pré-molar.
( ) O osso menos denso pode acomodar um implante mais curto (8 mm) e um osso mais denso, mais forte, pode necessitar de um implante mais longo (12 mm).
( ) Uma vez estabelecida a altura mínima do implante para cada tipo de desenho e densidade óssea, o comprimento adicional é mais importante do que a largura.
Tendo em vista as contraindicações dentárias para tratamento com implantes da maxilar posterior, analise as afirmativas abaixo.
I. O espaço de altura da coroa (EAC) deve ser avaliado antes da instalação do implante, visto que o EAC deve ser maior que 8 mm.
II. Em geral, a qualidade de osso é mais precária na maxila posterior, se comparada com qualquer outra região intraoral.
III. São indicados implantes com forma radicular parafusados de 4 mm de comprimento menor que 12 mm, pelo fato de a densidade óssea nessa região ser muito baixa.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Com relação a guias cirúrgicos, analise o que se coloca abaixo.
I. Não pode ser usado para mais de um procedimento, em virtude da dificuldade de esterilização.
II. Deve ser volumoso, de difícil inserção e esconder pontos de referência cirúrgicas no entorno.
III. Não deve contaminar o campo cirúrgico durante a inserção de enxertos ósseos ou a instalação de implantes.
IV. Deve ser estável e rígido quando na posição correta, ser transparente e permitir fácil acesso ao cirurgião e ao assistente.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Considerando o esquema de classificação da densidade óssea de Misch, quanto à localização da densidade óssea, relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida, marque a opção com a sequência correta.
(1) D1
(2) D2
(3) D3
(4) D4
( ) É comum encontrá-lo na região posterior da maxila, principalmente nas regiões de molares ou aquelas que receberam elevação de seio maxilar.
( ) É muito comum na maxila, sendo que em quase metade dos casos, na região posterior da mandíbula, também há sua presença.
( ) Pacientes parcialmente desdentados, com ausência de um ou dois dentes por espaço, quase sempre possuem esse osso.
( ) Quase nunca é observado na maxila e raramente é observado na maior
parte das mandíbulas.