Questões de Concurso Militar CIAAR 2016 para Primeiro Tenente - Neurologia

Foram encontradas 30 questões

Q737297 Medicina
O Código de Ética Médica apresenta uma série de princípios que são vedados aos médicos no que se refere à relação do profissional com pacientes e familiares. A respeito dessa relação, assinale a alternativa que não contém um princípio vedado ao médico.
Alternativas
Q737298 Medicina
É comum, nos dias atuais, a participação do médico no meio publicitário, sendo que o profissional deve respeitar o que é preconizado pelo Código de Ética Médica com relação à publicidade. A respeito da publicidade médica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) É vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa. ( ) É permitido ao médico deixar de incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina. ( ) É permitido ao médico participar de anúncios de empresas comerciais qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão. ( ) É vedado ao médico permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.
Alternativas
Q737330 Medicina
Sabe-se da grande importância de uma boa anamnese e exame físico para um correto raciocínio clínico. Nesse sentido, assinale a alternativa correta com relação à semiologia neurológica.
Alternativas
Q737331 Medicina
“Um paciente, 14 anos de idade, comparece ao consultório devido a episódios recorrentes de síncope.” Levando em conta a faixa etária desse paciente, qual seria a causa mais comum para os episódios de síncope?
Alternativas
Q737332 Medicina

Analise as afirmativas abaixo com relação às síncopes.

I. Um aumento na pressão sistólica maior do que 15 mmHg ao se mudar da posição de decúbito para ortostatismo indica disautonomia.

II. A massagem do seio carotídeo é usada para interromper crises de taquicardia ventricular, porém existe o risco de embolismo cerebral devido à possível presença de placas de ateroma na carótida.

III. A Síndrome de Brugada pode levar à síncope devido à taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular, e o ECG pode mostrar um padrão de bloqueio de ramo direito com supradesnivelamento do segmento ST nas derivações precordiais direitas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q737333 Medicina
Alguns pacientes podem se apresentar com quadros de quedas súbitas, sem a presença de auras ou pródromos e sem a perda de consciência. Muitas vezes esses quadros podem ser causados por tumores ou cistos no SNC. Quais as localizações mais prováveis destes tumores e cistos?
Alternativas
Q737334 Medicina
Entre os distúrbios da consciência, deve-se dar destaque para os quadros de delirium. Pacientes com delirium apresentam maior tempo de hospitalização e maior mortalidade, e estima-se que se gaste entre 38 e 152 milhões de dólares nos sistemas de saúde dos EUA, anualmente. A respeito deste distúrbio, assinale a alternativa que não é considerada um fator predisponente.
Alternativas
Q737335 Medicina
A encefalopatia de Wernicke é uma desordem de grande morbidade, usualmente associada ao alcoolismo crônico, e que pode se apresentar clinicamente de diversas maneiras. A respeito desta condição, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q737336 Medicina
“Um paciente do sexo masculino, 20 anos de idade, comparece à consulta queixando-se de quatro episódios de perda de consciência nos últimos três meses. Na investigação percebe-se a presença de auras antecedendo às perdas de consciência, período confusional e cefaleia após os episódios com retorno lento da consciência. Relata também ter acordado com urina e fezes na roupa após o último episódio, ter machucado os braços após a segunda perda de consciência e nega febre ou infecção recente. O paciente mora sozinho e os episódios sempre ocorreram quando ele estava desacompanhado, não sendo possível obter mais informações. O paciente não sabe dizer a duração dos episódios.” Assinale a alternativa correta com relação ao caso.
Alternativas
Q737337 Medicina
A avaliação do padrão respiratório é uma importante ferramenta no atendimento de pacientes vítimas de traumatismos cranioencefálicos ou portadores de desordens sistêmicas que podem se apresentar com manifestações neurológicas. Ela pode ser um importante sinal de deterioração neurológica. Um paciente com uma respiração de ritmo e frequência totalmente irregulares, sem sincronismo, apresentando em alguns momentos pequenos períodos de pausa, sugerindo lesões bulbares ou medulares, apresenta:
Alternativas
Q737338 Medicina

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Um paciente politraumatizado, chega ao serviço de emergência hospitalar trazido pelo SAMU, apresentando Glasgow 6. O exame pupilar revela midríase unilateral não reativa. O quadro mais sugestivo é de ______________________ à pupila midriática e não reativa.”

Alternativas
Q737339 Medicina
Uma importante diferenciação que deve ser feita em pacientes que chegam para atendimento em coma é se sua etiologia é tóxico-metabólica, por lesão estrutural ou se o caso é devido a um pseudocoma ou coma psiquiátrico. A respeito desta diferenciação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q737340 Medicina
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico se manifesta tipicamente por uma súbita instalação de um déficit neurológico focal persistente, como consequência a uma isquemia seguida de infarto no parênquima encefálico. Muitas vezes, a forma de apresentação nos sugere a localização deste infarto. Um paciente apresenta quadro de hemiparesia e hemi-hipoestesia, à direita, predominantemente braquifacial, disartria com desvio da língua para a direita, desvio do olhar conjugado para a esquerda, astereognosia, afasia e síndrome de Gerstmann. A região mais provavelmente acometida para gerar este quadro é de origem de artéria cerebral
Alternativas
Q737341 Medicina
O tipo mais frequente de acidentes vasculares hemorrágicos é a hemorragia intraparenquimatosa, tendo como um dos grandes fatores de risco a hipertensão arterial sistêmica, que predispõe à formação de pequenos aneurismas. Qual é o local mais comumente afetado pela hemorragia intraparenquimatosa hirpertensiva?
Alternativas
Q737342 Medicina
A escala de Hunt-Hess é uma importante escala clínica para a determinação do prognóstico em pacientes vítimas de hemorragias subaracnoideas. Um paciente torporoso, com hemiparesia esquerda moderada e um escore de Glasgow de 10, é classificado, segundo esta escala, como Hunt-Hess
Alternativas
Q737343 Medicina
A miastenia gravis é a doença da junção neuromuscular mais comum no mundo, e sua incidência vem aumentando entre a população idosa nos últimos tempos. Um importante diagnóstico diferencial que deve ser feito é com a síndrome de Eaton-Lambert. Assinale qual é o melhor exame para a diferenciação destas duas patologias.
Alternativas
Q737344 Medicina
“Uma mulher de 55 anos iniciou há cinco meses com progressiva fraqueza, espasticidade e hipotrofia muscular, além de miofasciculações e paraparesia, acometendo, principalmente, membros inferiores, assimetricamente. Ao exame apresentou reflexo cutâneo-plantar em extensão bilateralmente. A paciente relata também dificuldade para engolir, tanto alimentos líquidos, como os sólidos. Nota-se pequena disartria e disfonia e funções cognitivas preservadas.” Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q737345 Medicina
Na investigação de pacientes com queixa de cefaleia, muitas vezes são necessários exames de imagem para que se tenha maior clareza de qual a sua etiologia. Na suspeita de qual das afecções abaixo a tomografia computadorizada é preferível à ressonância magnética?
Alternativas
Q737346 Medicina
“Paciente de oito anos de idade é trazido por sua mãe à consulta. A criança queixa-se de fraqueza de membros inferiores de início há cinco dias. No exame físico foi confirmada a fraqueza, sendo esta bilateral e simétrica. Notou-se ausência dos reflexos aquileu e patelar, bilateralmente, e prejuízo da sensibilidade vibratória e proprioceptiva em membros inferiores. As sensibilidades dolorosa e térmica estão preservadas. Paciente lúcido e orientado. A mãe diz que o filho encontra-se frequentemente gripado.” Levando em consideração o diagnóstico mais provável para o caso, qual alteração característica do exame do líquido cefalorraquidiano espera-se encontrar após uma semana do início dos sintomas?
Alternativas
Q737347 Medicina
“Um paciente de 65 anos, do sexo masculino, apresenta um quadro de demência, marcha irregular e incontinência urinária. Foi levantada a hipótese diagnóstica de hidrocefalia normobárica.” Levando em conta esta hipótese, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: C
6: C
7: B
8: D
9: D
10: A
11: B
12: A
13: A
14: D
15: D
16: B
17: C
18: D
19: D
20: D