Questões de Concurso Militar CIAAR 2016 para Primeiro Tenente - Periodontia
Foram encontradas 30 questões
O diagnóstico das condições do tecido periodontal de cada dente na dentição pode ser dado a partir do uso de um critério geral. Diante do exposto, associe as duas colunas relacionando o diagnóstico e o seu critério geral.
DIAGNÓSTICO
(1) Periodontite Superficial
(2) Gengivite
(3) Periodontite Profunda
(4) Periodontite Inter-radicular
CRITÉRIO GERAL
( ) sangramento à sondagem (BoP); não há perda da PAL nem de osso alveolar; profundidade da bolsa à sondagem (PPD) ≤ 3mm; pseudobolsas.
( ) profundidade da bolsa à sondagem (PPD) horizontal ≤ 3mm: Fl superficial; profundidade da bolsa à sondagem (PPD) horizontal > 3mm: Fl profunda.
( ) profundidade da bolsa à sondagem (PPD) ≤ 5mm independentemente da morfologia da lesão periodontal; perda óssea angular e/ou horizontal.
( ) profundidade da bolsa à sondagem (PPD) ≥ 6mm independentemente da morfologia da lesão periodontal; perda óssea angular e/ou horizontal.
A sequência correta dessa classificação é
Tendo em vista a subclassificação da periodontite agressiva em formas localizada e generalizada, associe as duas colunas relacionando essa subclassificação com suas respectivas características.
SUBCLASSIFICAÇÃO
(1) Periodontite Agressiva Localizada (LAP)
(2) Periodontite Agressiva Generalizada (GAP)
CARACTERÍSTICA
( ) normalmente afeta pessoas abaixo de 30 anos, mas pode acometer pacientes com mais idade.
( ) apresentação localizada no primeiro molar/incisivo com perda de inserção interproximal em pelo menos dois dentes permanentes.
( ) perda de inserção interproximal generalizada afetando pelo menos três dentes permanentes.
( ) forte resposta do anticorpo sérico a agentes infectantes.
( ) natureza episódica pronunciada da destruição da inserção e do osso alveolar.
( ) resposta insuficiente do anticorpo sérico a agentes infectantes.
( ) acometimento circumpuberal.
A sequência correta dessa classificação é
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o sorriso gengival. A seguir marque a opção com a sequência correta.
( ) Na presença de um sorriso gengival, é mais estético que a gengiva marginal dos molares esteja no mesmo nível.
( ) Um sorriso é tido como gengival se mais de 3mm de gengiva é visível durante um sorriso moderado.
( ) Uma quantidade excessiva de tecido mole é antiestética em si, pois a maneira cujo excesso tecidual está disposto em relação aos dentes e aos lábios diz respeito à estética.
( ) É o paciente que deve considerar se o sorriso gengival é feio em função de sua própria concepção, da opinião de seu meio de convívio etc.
Analise as afirmativas abaixo sobre a mucosa perimplantar, tecido mucoso que circunda os implantes dentários.
I. Suas características são estabelecidas durante o processo de cicatrização da ferida que ocorre posteriormente ao fechamento do retalho mucoperiosteal, após a instalação do implante (procedimento de 1 estágio) ou após a conexão do pilar (procedimento de 2 estágios).
II. Sua cicatrização resulta no estabelecimento de uma inserção de tecido mucoso (inserção transmucosa) ao implante, que serve como um selo que impede que produtos provenientes da cavidade oral alcancem o tecido ósseo, garantindo, assim, a osseointegração e rígida fixação do implante.
III. A gengiva em dentes e a mucosa em implantes dentários têm as mesmas características quanto à composição do tecido conjuntivo, ao alinhamento dos feixes de fibras colágenas e à distribuição de estruturas vasculares no compartimento apical da barreira epitelial.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas a abaixo sobre alguns dos sinais e sintomas clínicos das doenças periodontais.
I. As formas de doença periodontal se caracterizam pelas alterações de cor, textura gengival, vermelhidão e exsudato, assim como por um aumento da tendência de sangramento à sondagem no sulco gengival/bolsa periodontal.
II. Os tecidos periodontais podem exibir resistência reduzida à sondagem, aumentando a profundidade clínica de sondagem e/ou recessão tecidual.
III. Estágios avançados de periodontite também podem estar associados ao aumento da mobilidade dentária, assim como à migração ou perda do dente.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
“Essa espécie foi primeiramente reconhecida como um possível patógeno periodontal devido à sua presença frequente e em números elevados em lesões de periodontite agressiva localizada em comparação com amostras de placa provenientes de outras condições clínicas, incluindo periodontite, gengivite e saúde periodontal.”
(LINDHE, Jan; KARRING, Thorkild; LANG, Niklaus Peter. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.)
O excerto acima se refere ao patógeno causador de doença periodontal
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o Lúpus Eritematoso bucal. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
( ) Inclui duas formas tradicionais maiores: o LE discoide (DLE) e o LE sistêmico (SLE).
( ) São características das lesões bucais, as alterações epiteliais.
( ) Apresenta como agente etiológico causador o HSV-2.
( ) É um grupo de desordens autoimunes do tecido conjuntivo.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
O sangramento característico da cirurgia periodontal é normalmente controlado por compressão (gaze estéril umedecida com solução salina). Porém, em caso de pequenas hemorragias, recomenda-se utilizar ______________ e ______________.
Analise as assertivas a abaixo, sobre fatores que afetam os resultados clínicos da regeneração tecidual guiada (RTG) em furcas.
I. Evidências significantes têm demonstrado que o tratamento de envolvimentos de furca grau II maxilares e grau III maxilares e mandibulares com RTG é imprevisível.
II. Melhoras clínicas podem ser esperadas no tratamento de furcas grau II mandibulares e furcas grau III maxilares.
III. A grande variabilidade nos resultados, após tratamento de furcas grau II mandibulares com RTG, provavelmente está relacionada aos fatores relativos aos defeitos infra-ósseos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Sobre a utilização dos cimentos cirúrgicos, analise as afirmativas abaixo.
I. Protege a ferida após a cirurgia.
II. Proporciona conforto para o paciente.
III. Favorece a formação de tecido de granulação.
IV. Obtém e mantém a adaptação do retalho ao osso subjacente.
Estão corretas as afirmativas
“A progressão da doença pode ser rápida e resultar em necrose de pequenas ou grandes áreas do osso alveolar. Esse tipo de alteração é particularmente evidente em pacientes com imunossupressão grave, incluindo indivíduos soropositivos para o HIV. O osso necrótico, indicando essa alteração, inicialmente está aderido com firmeza, mas, após algum tempo, pode perder tal característica, podendo, em algumas circunstâncias, ser removido sem anestesia com um fórceps. ”
(LINDHE, Jan; KARRING, Thorkild; LANG, Niklaus Peter. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara gan, 2010.)
A periodontite necrosante é caracterizada pelo
Tendo em vista alguns instrumentais utilizados em cirurgia periodontal, associe as duas colunas relacionando corretamente o procedimento cirúrgico periodontal com seu respectivo instrumento.
PROCEDIMENTO
(1) Incisão e excisão
(2) Remoção de tecido ósseo
(3) Raspagem e alisamento radicular
(4) Afastamento e reposicionamento do retalho
INSTRUMENTO
( ) pinça-goiva, cinzéis, limas.
( ) descoladores de periósteo.
( ) bisturis periodontais.
( ) curetas.
A sequência correta dessa classificação é:
Considerando a relação entre Diabetes Mellitus (DM) e doença periodontal, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, marque a opção correta.
( ) Os pacientes com DM tipo 1 apresentam risco menor de desenvolver doença periodontal com a idade e com a duração de seu diabetes.
( ) Os indivíduos com diabetes malcontrolados podem se queixar de diminuição do fluxo salivar e queimação na boca ou língua.
( ) Os diabéticos que utilizam agentes hipoglicêmicos orais podem sofrer de xerostomia, a qual pode predispor a infecções oportunistas com Candida Albicans.
( ) A perda da inserção periodontal tem sido encontrada mais frequentemente em pacientes com a doença bem
controlada, do que em indivíduos com diabetes moderado e malcontrolado, tanto no DM tipo 1 quanto no DM
tipo 2.