Questões de Concurso Militar CIAAR 2018 para Primeiro Tenente - Cirurgia Geral
Foram encontradas 13 questões
Paciente, sexo masculino, 28 anos, dá entrada no serviço médico de urgência com quadro de dor abdominal localizada em fossa ilíaca direita, com caráter em aperto e evolução de seis horas. Previamente apresentava-se com quadro de epigastralgia, sem melhora com uso de antiácidos. Associam-se ao quadro clínico náuseas e inapetência. Ao exame físico, apresenta dor localizada em fossa ilíaca direita, com sinais de irritação peritoneal (defesa, Blumberg, Psoas).
Com base no quadro clínico, qual o diagnóstico mais provável e seu respectivo tratamento?
Paciente do sexo feminino, 83 anos, com quadro de emagrecimento espontâneo de aproximadamente 5 quilos nos últimos 6 meses, é levada pelos familiares ao serviço de urgência. Hipertensa, em uso de hidroclorotiazida e losartan. Sem outras comorbidades ou histórico de cirurgias prévias. Não faz acompanhamento médico regular. Lúcida, apresenta-se com abdome difusamente doloroso e distendido. Relata que há mais de 48 horas não apresenta eliminação de flatos ou fezes. Ao exame físico, não apresenta sinais de irritação peritoneal. Ao toque retal, há poucas fezes no dedo de luva, porém com presença de sangue. Realizada a propedêutica complementar, observa-se leve anemia (Hemoglobina 10,2mg/dl) e, à tomografia computadorizada de abdome, distensão difusa de cólons, desde o ceco (calibre de 12cm) até o terço inferior do cólon descendente, estando o cólon sigmoide colabado, sem presença de gás.
om base no caso acima, é correto afirmar que
São consideradas indicações de terapias nutricional enteral:
I. Pancreatite aguda necro-hemorrágica;
II. Preparo nutricional pré-operatório para cirurgias do trato gastrointestinal;
III. Fístulas digestivas de alto débito;
IV. Íleo paralítico prolongado.
Está correto apenas o que se afirma em
Paciente em 3° (terceiro) dia de pós-operatório de enterectomia segmentar por obstrução intestinal, evolui com quadro de vômitos alimentares e distensão abdominal. Ausculta abdominal com peristaltismo abolido.
Qual o distúrbio hidroeletrolítico pode estar relacionado ao quadro clínico do paciente?