Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Cardiologia

Foram encontradas 30 questões

Q2192062 Medicina
Em relação às arritmias cardíacas, analise as assertivas abaixo.
I. Em pacientes com FA não valvar, com indicação de terapia antitrombótica e contraindicação de anticoagulante; também não podem receber AAS e Clopidogrel.
II. Pacientes com alto risco de fenômenos tromboembólicos e contraindicação ao uso de anticoagulantes, podem ser submetidos à oclusão percutânea do apêndice atrial esquerdo.
III. Em pacientes com CHADSVASC igual a zero têm 0% de taxa ajustada de AVC (%/ano), enquanto aqueles com CHADSVASC igual a 9 têm em torno de 15%.
IV. Pacientes com HASBLED maior ou igual a 3, podem ser anticoagulados.
V. O Sotalol é a droga de escolha para reversão aguda da arritmia.
Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2192063 Medicina
Em relação à definição de Hipertensão Arterial de acordo com a pressão arterial (PA) de consultório, monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA), assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2192064 Medicina
Em contraste com a Hipertensão Arterial Primária, diversas formas secundárias de Hipertensão Arterial são causadas por mutação em um gene único (Hipertensão Arterial Monogênica), de herança familiar.
Sobre esse tema, assinale a opção em que a correspondência entre a condição, herança e gene está correta.
Alternativas
Q2192065 Medicina
Os pacientes portadores de cardiomiopatias em fase avançada são potenciais candidatos à indicação de Transplante Cardíaco (TC), quando são refratários ao tratamento clínico otimizado, persistindo em classe funcional III ou IV segundo a NYHA, ou em pacientes internados com Insuficiência Cardíaca (IC) refratária, dependentes de drogas vasoativas e/ou suporte circulatório (balão intra-aórtico ou dispositivos de assistência circulatória).
Sobre esse tema, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2192066 Medicina
Em relação às drogas antiarrítmicas para manejo clínico das arritmias cardíacas, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2192067 Medicina
O espectro de complicações cardiovasculares decorrentes da COVID 19 é amplo, sendo evidenciado, principalmente, insuficiência cardíaca, miopericardite, injúria miocárdica, síndromes coronarianas agudas, eventos tromboembólicos e arritmias cardíacas. Sobre o tema, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2192068 Medicina
Em relação aos critérios de Framingham para avaliação diagnóstica de Insuficiência Cardíaca Aguda (ICA), são necessários dois critérios maiores e um menor, ou um maior e dois menores.
Assinale a opção que contém os critérios para o diagnóstico de ICA. 
Alternativas
Q2192069 Medicina
Uma das causas de Insuficiência Cardíaca é a Amiloidose. Sobre essa desordem clínica, assinale a opção incorreta
Alternativas
Q2192070 Medicina
Uma das coisas mais importantes, porém, muitas vezes esquecidas na Febre Reumática (FR), é fazer a profilaxia secundária, que tem como objetivo prevenir colonização ou infecção de via aérea superior pelo Estreptococo betahemolítico do grupo A. Sobre este tema, é correto afirmar que paciente com FR 
Alternativas
Q2192071 Medicina
As cardiopatias congênitas podem ser categorizadas de acordo com a presença ou ausência de cianose, em cianogênicas e acianogênicas. Sobre essas desordens estruturais cardíacas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2192072 Medicina
Em relação ao tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC), um dos pilares do tratamento medicamentoso é o uso do Betabloqueador (BB). Sobre essa classe, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2192073 Medicina
A imagem abaixo representa a classificação da função diastólica em graus pelo Ecocardiograma com Doppler tecidual. 

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: adaptado de FRAGATA Filho, Abílio Augusto; CASTRO, Iran; PRÉCOMA, Dalton Bertolim. Livro-texto da sociedade brasileira de cardiologia. 3ª edição. Barueri [SP]: Manole, 2021.

Sobre a imagem acima, marque a opção correta.
Alternativas
Q2192074 Medicina
Sobre o tratamento cirúrgico na Insuficiência Aórtica (IAo), de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, analise as assertivas a seguir.
I. Todos os pacientes com Insuficiência Aórtica (IAo) importante, independentemente da etiologia, com sintomas tais como dispneia, síncope e angina, têm indicação de cirurgia.
II. Todos os pacientes com IAo importante, independentemente da etiologia, assintomáticos, mas com fatores complicadores, FE abaixo de 50%, DSVE acima de 50 mm e DDVE acima de 70 mm, têm indicação de cirurgia.
III. Todos os pacientes com IAo importante, de etiologia reumática, assintomáticos, mas com fatores complicadores, FE abaixo de 50%, DSVE acima de 50 mm e DDVE acima de 70 mm, têm indicação de cirurgia.
IV. Todos os pacientes com IAo importante, de etiologia não reumática, assintomáticos, mas com fatores complicadores, FE abaixo de 50%, DSVE acima de 45 mm e DDVE acima de 65 mm, têm indicação de cirurgia.
V. A intervenção de escolha na IAo importante é a troca valvar aórtica convencional, mas em casos de risco cirúrgico proibitivo e expectativa de vida acima de um ano, o implante de Bioprótese Aórtica Transcatéter (TAVI) pode ser uma opção a ser considerada.
Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2192075 Medicina
Na Estenose Aórtica, um grupo de pacientes possui baixo-fluxo, baixo-gradiente e fração de ejeção reduzida. Nesses casos, torna-se necessário prosseguir com a propedêutica para confirmar a gravidade anatômica da estenose. Sobre este tema, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2192076 Medicina
Uma das complicações mais temidas nas Valvopatias, é a Trombose de Prótese Valvar. Sobre o assunto, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2192077 Medicina
Umas das medidas mais importantes no cenário da síndrome coronariana aguda, é a dupla antiagregação plaquetária. Entretanto, deve-se sempre lembrar dos riscos de fenômenos hemorrágicos x fenômenos trombóticos envolvidos em cada caso individualizado. Diversos estudos nos últimos anos foram feitos sobre esse tema.
De acordo com a última Diretriz Brasileira de Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem supra ST, é incorreto afirmar que: 
Alternativas
Q2192078 Medicina
A coronariografia comumente utilizada para diagnosticar e definir o tratamento para os pacientes com Infarto com supra (IAMCSST) pode apresentar dificuldades em mostrar a lesão culpada na Angina Instável (AI) e no Infarto sem supra (IAMSSST). Tal dificuldade ocorre especialmente porque esse exame não é 100% sensível às rupturas de placas. O fator desencadeador da síndrome coronariana aguda vai desde doença obstrutiva aterosclerótica, espasmo, embolia, hematoma coronário intramural, dissecção espontânea da coronária, até dissecção aórtica.
Sobre a coronariografia e as avaliações coronárias intravasculares, é correto afirmar que
Alternativas
Q2192079 Medicina
Em relação ao manejo ambulatorial de pacientes diabéticos com passado de Síndrome Coronariana Aguda (SCA), marque a opção correta. 
Alternativas
Q2192080 Medicina
Nos últimos anos, diversos trabalhos foram publicados demonstrando o uso dos anticoagulantes orais associados às drogas antiplaquetárias no cenário da arritmia cardíaca e intervenção coronariana percutânea. Esses estudos clínicos compararam a terapia dupla (anticoagulante oral direto + um antiplaquetário) x a terapia convencional tripla (AAS + Clopidogrel + Varfarina).
Sobre esses estudos, analise as assertivas abaixo.
I. O Estudo Pionner AF-PCI utilizou Rivaroxabana 15 mg (ou 10 mg se ClCr entre 30-50 ml/min) + Clopidogrel ou Ticagrelor por 12 meses, e foi associado a menores taxas de sangramentos clinicamente significantes (meta primária), sendo que o componente de eficácia (morte cardiovascular, infarto e AVC) foi semelhante (desfecho secundário).
II. O Estudo REDUAL-PCI utilizou Dabigatrana 110mg ou 150mg 2 vezes/dia + Clopidogrel ou Ticagrelor por 12 meses, e foi associado a menores taxas de sangramentos clinicamente significantes (meta primária), sendo o “p” significativo para não inferioridade em ambos os grupos com Dabigatrana e significativo para superioridade somente no grupo Dabigatrana 110mg; a terapia dupla (ambos os grupos Dabigatrana) foi não inferior à terapia tríplice em relação ao desfecho composto de eventos tromboembólicos.
III. O Estudo AUGUSTUS utilizou Apixabana 5mg 2 vezes/dia (ou 2,5mg 2 vezes/dia em casos em que havia duas ou mais características – idade > 80 anos, peso < 60kg ou creatinina >1,5) + Clopidogrel, e foi associado a menor taxa de sangramento (meta primária) e menor taxa de morte ou hospitalização (desfecho secundário), sem diferença significativa na incidência de eventos isquêmicos.
IV. O Estudo ENTRUST AF-PCI utilizou a Edoxabana 60mg em associação a iP2Y12 e, no outro grupo, Varfarina associada à dupla antiagregação plaquetária. O desfecho primário foi o de sangramento maior (HR = 0,83; IC 95% 0,65-1,05; p = 0,0010 para não inferioridade e p = 0,1154 para superioridade). Para o desfecho secundário de morte cardiovascular, AVC, embolia sistêmica, IAM e trombose de stent, não houve diferença significativa.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2192081 Medicina
Na abordagem da Taquicardia de QRS largo (> 0,12s), utilizam-se alguns algoritmos para ajudar no diagnóstico diferencial com o objetivo de confirmar ou descartar a Taquicardia Ventricular (TV). Sobre esses algoritmos, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: D
6: B
7: A
8: C
9: C
10: A
11: C
12: C
13: A
14: D
15: D
16: C
17: B
18: D
19: D
20: D