Questões de Concurso Militar CBM-ES 2011 para Aspirante do Corpo de Bombeiro Militar
Foram encontradas 17 questões
Ao se efetuar trabalho, à pressão constante de 1,0 Pa, sobre um mol de gás ideal monoatômico, o calor fornecido pelo gás é proporcional à redução de seu volume e a constante de proporcionalidade é igual a 5⁄2
De acordo com a equação de estado dos gases ideais, a pressão de um gás ideal é diretamente proporcional à sua temperatura e inversamente proporcional ao seu volume.
Para que o modelo de gás ideal possa ser aplicado a um gás real, em bom grau de aproximação, são condições necessárias e suficientes que os gases sejam rarefeitos e estejam a temperaturas elevadas.
O volume de certa de massa de gás, a pressão constante, varia com a temperatura, mas sua densidade permanece constante.
O princípio de superposição linear para os campos elétricos é consequência da natureza vetorial destes.
A figura a seguir descreve corretamente as linhas de campo elétrico que surgem da interação entre duas cargas puntiformes de mesmo módulo e de sinais opostos.
Considere que uma das cordas de um instrumento de cordas tenha massa de 20,0 g e comprimento de 1,0 m. Nessa situação, para produzir um tom com o dobro da frequência dessa corda, é necessário trocá-la por outra com massa de 10,0 g e comprimento de 2,0 m.
As ondas que se propagam na superfície da água em regiões mais profundas deslocam-se com velocidade maior que as que se propagam em regiões mais rasas. Esse comportamento das ondas, atribuído ao fenômeno de difração, explica o poder de destruição dos tsunamis, ou ondas gigantes
Em um pêndulo simples, a força restauradora é a força elástica da corda à qual o objeto está preso.
Conhecida a constante elástica da mola, é possível calcular a energia mecânica total de um sistema massa-mola medindo-se a amplitude máxima de seu movimento.
Dois exemplos de grandezas físicas escalares são densidade volumétrica e tempo, e centro de massa e torque são dois exemplos de grandezas físicas vetoriais.
No movimento circular uniforme, o vetor que representa a força centrípeta é sempre perpendicular ao vetor velocidade instantânea e paralelo ao vetor aceleração centrípeta.
É possível que a soma de três vetores não nulos de mesmo módulo seja também nula, bastando, para isso, que, pelo menos, dois dos vetores tenham direção idêntica e sentidos opostos.