Questões de Concurso Militar PM-MG 2021 para 2º Tenente - Cirurgia Geral
Foram encontradas 27 questões
I - O procedimento cirúrgico de escolha para os casos de gastrite de refluxo alcalino intratável associada à anastomose a Billroth II é a gastrojejunostomia em Y de Roux, na qual a alça de Roux é colocada a mais de 40 cm da gastrojejunoanastomose.
II - A síndrome de dumping precoce é mais comum nas reconstruções a Billroth I, se comparadas às anastomoses a Billroth II, pela rápida passagem de conteúdo hiperosmolar para o duodeno.
III - O distúrbio metabólico mais comum após gastrectomia é a anemia, mais comumente relacionada à deficiência de Vitamina B12.
IV - Os dois principais fatores de risco para a ocorrência de hemorragia clinicamente significativa por úlceras gástricas de estresse são a coagulopatia e a ventilação mecânica por mais de 48 horas devido a insuficiência respiratória.
V - A anestesia peridural torácica alta bloqueia a hiperativação simpática, contribuindo para minimizar o íleo pós-operatório.
Estão CORRETAS as assertivas:
Após análise do caso clínico e da imagem, qual dos tratamentos a seguir é o mais apropriado para condução inicial do paciente?
I - A hérnia hiatal do tipo I é a mais comumente associada a incompetência do cárdia, e o seu achado constitui indicação para correção cirúrgica.
II - A presença de estenose péptica ou o achado de esofagite classes C e D de Los Angeles na endoscopia digestiva alta podem ser considerados patognomônicos de DRGE.
III - Pacientes apresentando displasia de alto grau associada a esôfago de Barrett devem ser submetidos a esofagectomia, se considerados aptos após avaliação do risco operatório.
IV - O monitoramento ambulatorial do pH (pHmetria) de impedância em 24 horas é atualmente o teste padrão ouro para diagnóstico e quantificação do refluxo gastroesofágico, devendo ser realizada nos casos suspeitos de DRGE.
Estão CORRETAS as assertivas:
( ) O tempo de tromboplastina parcial ativado (TTPa) está relacionado aos fatores da via extrínseca e comum.
( ) A presença de um Tempo de Protrombina (TP) alargado com tempo de tromboplastina parcial ativado (TTPa) e tempo de trombina (TT) inalterados sugere uma deficiência de fator VII.
( ) A rivaroxabana e apixabana podem ser iniciadas sem a concomitância de heparina, já a edoxabana demanda obrigatoriamente o uso de heparina concomitante nos primeiros cinco a dez dias de tratamento.
( ) No caso de operações eletivas, as heparinas de baixo peso molecular devem ser suspensas 12 horas antes do procedimento, quando em doses terapêuticas, e no mínimo 8 horas antes do procedimento, quando em doses profiláticas.
( ) Pacientes portadores de Doença de von Willebrand do tipo 3 devem receber desmopressina como profilaxia de sangramentos intraoperatórios.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas na ordem de cima para baixo.
( ) Fazem parte do diagnóstico diferencial de Púrpura Trombocitopênica Imune a pré-eclâmpsia, infecção pelo HIV, trombocitopenia pelo uso de quinina ou sulfonamidas e o lúpus eritematoso sistêmico.
( ) A neoplasia esplênica primária mais comum é o Linfoma de Hodgkin, havendo melhora significativa na sobrevida desses pacientes após a esplenectomia.
( ) A presença de hipertensão portal torna proibitiva a realização de esplenectomia laparoscópica, pelo elevado risco de hemorragia perioperatória.
( ) A elevação sérica de antígeno carboidrato 19-9 (CA19-9) ou antígeno carcinoembrionário (CEA) em pacientes com cistos epidermóides esplênicos denota transformação maligna, sendo preconizada esplenectomia nesses casos.
( ) Para os indivíduos asplênicos que viajam para áreas endêmicas de malária está indicado o uso profilático diário de 100 mg de doxiciclina, pelo alto risco de parasitemia.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas na ordem de cima para baixo.