Questões de Concurso Militar PM-MG 2021 para 2º Tenente - Cirurgia Geral

Foram encontradas 27 questões

Q1825178 Medicina
Considerando o Capítulo XI do Código de Ética Médica – Resolução CFM n. 2.217/2018, que trata de Auditoria e Perícia Médica, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1825179 Medicina
Considerando a Resolução CFM n. 1658/2002, que normatiza a emissão de atestados médicos e dá outras providências, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q1825180 Medicina
Considerando a Resolução CFM n. 1605/2000, que trata que o médico não pode, sem o consentimento do paciente, revelar o conteúdo do prontuário ou ficha médica, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1825181 Medicina
Considerando o Capítulo VII do Código de Ética Médica – Resolução CFM n. 2.217/2018, que trata de Relação entre Médicos, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1859132 Medicina
As complicações gastrointestinais pós operatórias podem ocorrer a despeito da habilidade técnica do cirurgião, porém o risco de complicações diminui muito com a escolha da técnica cirúrgica e anestésica adequadas. Com relação às complicações gastrointestinais, leia as afirmativas abaixo:
 I - O procedimento cirúrgico de escolha para os casos de gastrite de refluxo alcalino intratável associada à anastomose a Billroth II é a gastrojejunostomia em Y de Roux, na qual a alça de Roux é colocada a mais de 40 cm da gastrojejunoanastomose.
II - A síndrome de dumping precoce é mais comum nas reconstruções a Billroth I, se comparadas às anastomoses a Billroth II, pela rápida passagem de conteúdo hiperosmolar para o duodeno.
III - O distúrbio metabólico mais comum após gastrectomia é a anemia, mais comumente relacionada à deficiência de Vitamina B12.
IV - Os dois principais fatores de risco para a ocorrência de hemorragia clinicamente significativa por úlceras gástricas de estresse são a coagulopatia e a ventilação mecânica por mais de 48 horas devido a insuficiência respiratória.
V - A anestesia peridural torácica alta bloqueia a hiperativação simpática, contribuindo para minimizar o íleo pós-operatório.
Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Q1859133 Medicina
Paciente masculino, 26 anos, admitido em pronto socorro com queixa de dor pélvica após se chocar com objeto fixo ao conduzir motocicleta. Após avaliação inicial, foi realizada a cistografia registrada na imagem a seguir. A uretrografia não mostrou sinais de lesão uretral, e não havia evidência de fratura pélvica.
Imagem associada para resolução da questão

Após análise do caso clínico e da imagem, qual dos tratamentos a seguir é o mais apropriado para condução inicial do paciente?
Alternativas
Q1859134 Medicina
Em relação à DRGE, leia as afirmativas abaixo:
I - A hérnia hiatal do tipo I é a mais comumente associada a incompetência do cárdia, e o seu achado constitui indicação para correção cirúrgica.
II - A presença de estenose péptica ou o achado de esofagite classes C e D de Los Angeles na endoscopia digestiva alta podem ser considerados patognomônicos de DRGE.
III - Pacientes apresentando displasia de alto grau associada a esôfago de Barrett devem ser submetidos a esofagectomia, se considerados aptos após avaliação do risco operatório.
IV - O monitoramento ambulatorial do pH (pHmetria) de impedância em 24 horas é atualmente o teste padrão ouro para diagnóstico e quantificação do refluxo gastroesofágico, devendo ser realizada nos casos suspeitos de DRGE.
Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Q1859135 Medicina
Com relação ao tratamento das afecções biliares benignas, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1859136 Medicina
O conhecimento aprofundado da anatomia da região inguinal é um dos pilares da técnica cirúrgica adequada, evitando complicações imediatas ou tardias. Leia atentamente as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1859137 Medicina
O MELD (Model of End Stage Liver Disease) é um conjunto de dados que permite identificar quais pacientes têm uma maior probabilidade de morrer de doença hepática. Esse modelo estatístico é muito utilizado para analisar os candidatos que deverão ser submetidos a um transplante hepático. Leia atentamente as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1859138 Medicina
Os médicos devem estar prontos para reconhecer anormalidades hemostáticas com significado clínico antes de levar seus pacientes para o centro cirúrgico. Leia as afirmativas a seguir, marcando “V” para a (s) assertiva (s) verdadeira (s) e “F” para a (s) falsa (s):
( ) O tempo de tromboplastina parcial ativado (TTPa) está relacionado aos fatores da via extrínseca e comum.
( ) A presença de um Tempo de Protrombina (TP) alargado com tempo de tromboplastina parcial ativado (TTPa) e tempo de trombina (TT) inalterados sugere uma deficiência de fator VII.
( ) A rivaroxabana e apixabana podem ser iniciadas sem a concomitância de heparina, já a edoxabana demanda obrigatoriamente o uso de heparina concomitante nos primeiros cinco a dez dias de tratamento.
( ) No caso de operações eletivas, as heparinas de baixo peso molecular devem ser suspensas 12 horas antes do procedimento, quando em doses terapêuticas, e no mínimo 8 horas antes do procedimento, quando em doses profiláticas.
( ) Pacientes portadores de Doença de von Willebrand do tipo 3 devem receber desmopressina como profilaxia de sangramentos intraoperatórios. 
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas na ordem de cima para baixo. 
Alternativas
Q1859139 Medicina
O caso de um paciente de 32 anos de idade com diagnóstico de Retocolite Ulcerativa há 06 anos foi apresentado em reunião para definição de tratamento cirúrgico por se considerar a doença clinicamente intratável. O paciente está em uso de corticóides, não possui nenhuma outra comorbidade e não apresentou evidências de displasia retal. Qual dos procedimentos abaixo é o mais apropriado para este paciente? 
Alternativas
Q1859140 Medicina
Uma paciente de 30 anos com história de doença de Crohn desenvolve uma fístula enterocutânea espontânea, sendo então iniciada nutrição parenteral total através de um acesso venoso em subclávia direita. Seis dias após início do tratamento, a paciente apresenta episódios de febre e leucocitose. Submetida então a Tomografia de Abdome e Pelve, sem evidência de abscessos intracavitários. O sítio do cateter é inspecionado, apresentando hiperemia e dor local, levantando a suspeita de infecção primária da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central (IPCS - CVC). Com relação às IPCS - CVCs, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1859141 Medicina
Uma paciente de 55 anos com história prévia de vagotomia e antrectomia com reconstrução à Billroth II devido a doença ulcerosa péptica apresenta-se ao ambulatório com epigastralgia recorrente e diarréia. Uma endoscopia digestiva alta evidenciou úlcera duodenal em atividade, sem atipias ao exame histopatológico, associado a uma dosagem de gastrina sérica de 1100 pg/mL. Qual dos exames a seguir é o melhor para confirmar o diagnóstico de síndrome de Zollinger-Ellison? 
Alternativas
Q1859142 Medicina
Considerando o conhecimento das relações entre Nutrição e Cirurgia, leia atentamente as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1859143 Medicina
Um paciente de 38 anos comparece ao pronto atendimento com relato de náuseas, dor abdominal súbita em andar superior e vômitos em pequenas quantidades há 02 dias. Ao exame o paciente encontra-se corado, com sinais de desidratação leve e hemodinamicamente estável. Realizou Endoscopia Digestiva Alta em caráter de urgência que evidenciou volvo gástrico agudo. Com relação ao caso, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1859144 Medicina
O baço é um órgão do sistema linfático que tem funções imunológicas importantes, tendo relevância no tratamento de doenças hematológicas, linfoproliferativas e nos casos de trauma abdominal. Leia as afirmativas a seguir, marcando “V” para a (s) assertiva (s) verdadeira (s) e “F” para a (s) falsa (s):
 ( ) Fazem parte do diagnóstico diferencial de Púrpura Trombocitopênica Imune a pré-eclâmpsia, infecção pelo HIV, trombocitopenia pelo uso de quinina ou sulfonamidas e o lúpus eritematoso sistêmico.
( ) A neoplasia esplênica primária mais comum é o Linfoma de Hodgkin, havendo melhora significativa na sobrevida desses pacientes após a esplenectomia.
( ) A presença de hipertensão portal torna proibitiva a realização de esplenectomia laparoscópica, pelo elevado risco de hemorragia perioperatória.
( ) A elevação sérica de antígeno carboidrato 19-9 (CA19-9) ou antígeno carcinoembrionário (CEA) em pacientes com cistos epidermóides esplênicos denota transformação maligna, sendo preconizada esplenectomia nesses casos.
( ) Para os indivíduos asplênicos que viajam para áreas endêmicas de malária está indicado o uso profilático diário de 100 mg de doxiciclina, pelo alto risco de parasitemia.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Q1859145 Medicina
Uma criança de 1 ano apresenta episódios recorrentes de vômito associado a distensão abdominal. A radiografia de abdome evidencia uma obstrução na segunda porção duodenal e durante a laparotomia nota-se obstrução devido a pâncreas anular. Qual das alternativas seguintes deve ser o tratamento de escolha?
Alternativas
Q1859146 Medicina
O trauma é importante causa não obstétrica de mortalidade materna durante o período gestacional, e as alterações anatômicas e fisiológicas da gravidez devem ser consideradas durante o atendimento à paciente politraumatizada. Com relação ao trauma em gestantes, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1859147 Medicina
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a aproximadamente 30% de todos os tumores malignos no Brasil. Com relação às neoplasias malignas da pele, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: C
6: D
7: A
8: C
9: B
10: D
11: A
12: C
13: C
14: A
15: B
16: B
17: D
18: A
19: C
20: D