Questões de Concurso Militar EsFCEx 2022 para Oficial - Especialidade: Cirurgia Geral

Foram encontradas 44 questões

Q2201675 Medicina
Paciente do sexo feminino, 14 anos, procurou assistência médica no posto de saúde, queixando-se de obstrução nasal, catarro amarelado e dor de cabeça frontal há 3 dias. Nega febre, náuseas, vômito ou diarreia. Ao exame físico: afebril, sem rigidez de nuca, sem dor à palpação de seios da face, orofaringe e ouvido sem anormalidades. Foi diagnosticada com rinossinusite aguda de provável etiologia bacteriana. Prescrito, por 7 dias, amoxicilina com clavulonato, 500 mg de 8/8 horas, ibuprofeno 3 vezes ao dia e lavagem nasal com soro fisiológico.
Em relação à conduta, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201676 Medicina
Paciente do sexo feminino, 65 anos, procura ambulatório para consulta de rotina que faz a cada 6 meses. Relata ser portadora de insuficiência renal crônica não dialítica, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Faz uso de enalapril 10 mg de 12 em 12 horas, metformina 850 mg, 3 vezes ao dia, e gliclazida 60 mg, 1 vez ao dia. Os níveis de pressão arterial, glicemia de jejum e hemoglobina glicada estão normais. A Taxa de Filtração Glomerular estimada (TFGe) há 2 anos era de 71 mL/min/1,73 m² e agora está de 35 mL/min/1,73 m².
Dentre as opções a seguir, qual a conduta a ser tomada?
Alternativas
Q2201677 Medicina
Paciente do sexo feminino, 68 anos, procura posto de saúde por quadro de incontinência urinária, especialmente ao fazer esforços. Isso tem levado essa paciente a isolamento social. Refere ser viúva, mãe de 3 filhos.
Qual seria a conduta inicial mais adequada?
Alternativas
Q2201680 Medicina
Paciente do sexo masculino, 62 anos de idade, com história de hipertensão arterial há mais de 20 anos, sem tratamento. Há 2 anos, começou a ter dispneia aos esforços. Procurou assistência médica, sendo diagnosticado com cardiopatia hipertensiva. Há 2 meses, ele deu entrada no pronto-socorro com quadro de edema agudo de pulmão. Apesar de todas as medidas, o paciente faleceu após 2 horas. Há cerca de 4 meses, teve diagnóstico de câncer de próstata.
Em relação à declaração de óbito, assinale a alternativa que indica a doença ou o estado mórbido que causou diretamente a morte (causa imediata ou terminal).
Alternativas
Q2221855 Medicina
Em relação aos tumores neuroendócrinos do apêndice cecal (ANET), é correto afirmar que
Alternativas
Q2221856 Medicina
As escalas de Karnofsky e ECOG são as mais utilizadas, atualmente, para
Alternativas
Q2221857 Medicina
Mulher, 62 anos, procura UBS com queixa de desconforto em hipocôndrio direito, prurido, icterícia, colúria e acolia fecal progressivas há cerca de 1 semana. Nega febre. Refere emagrecimento de 10 kg nos últimos 3 meses e inapetência. Exames laboratoriais mostraram: Bilirrubinas totais: 17 mg/dL (VN: 0,2 – 1,2 mg/dL), Bilirrubina direta: 14 mg/dL (VN: 0,0 – 0,5 mg/dL); TGO: 48 U/L (VN:5- 34 U/L); TGP: 62 U/L (VN:0 – 55 U/L; F. Alcalina: 1600 U/L (VN: 40 – 150 U/L); GGT: 800 U/L (VN: 12 – 64 U/L); TP (INR):93% (1,05) (VN:70 – 130(0,75 – 1,25)%, Albumina: 3,4 g/L. Restante dos exames sem alterações. A ultrassonografia demostrou fígado homogêneo, dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas até o colédoco distal e vesícula biliar hiper distendida.
Com base no caso apresentado, o provável diagnóstico e as possíveis estruturas envolvidas na etiologia são, respectivamente:
Alternativas
Q2221858 Medicina
Homem, 68 anos, tabagista, relatando dispepsia, foi atendido em UBS e foi solicitada endoscopia digestiva alta com pesquisa de H. Pylori. Foi evidenciada no exame ulceração com 0,9 cm em porção alta na pequena curvatura do corpo gástrico (tipo IV). O laudo do endoscopista relatava “úlcera gástrica em atividade (A1 de Sakita)”. O estudo anatomopatológico do fragmento único biopsiado revelou tecido necrótico e fibrina; teste da urease negativo.
Com base nessa situação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2221859 Medicina
Homem, 55 anos, bom estado geral, ECOG 1, KPS 100, durante investigação com colonoscopia e biópsia, foi diagnosticado adenocarcinoma do reto, distando 5 cm da margem anal e com 3 cm de extensão. Realizado estadiamento com tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve, além de ressonância nuclear magnética de pelve, detectando-se um tumor com invasão local até gordura mesorretal (T3), e presença de linfonodo suspeito no mesorreto (N1). Sem evidência de metástase à distância.
O melhor tratamento a ser proposto para esse paciente deverá ser
Alternativas
Q2221860 Medicina
Homem, 65 anos, pardo, aposentado da indústria química, com histórico antigo de acidente do trabalho em decorrência de queimadura por base (soda cáustica) na região anterolateral da coxa esquerda há 25 anos. Apresenta atualmente quadro de tumoração ulcerada na região anterolateral da coxa esquerda, de crescimento progressivo e desordenado sobre a área da cicatriz antiga, com linfonodomegalia inguinal à esquerda palpável.
Qual a hipótese diagnóstica compatível com esse caso?
Alternativas
Q2221861 Medicina
Homem de 25 anos chega ao hospital em choque hipovolêmico após ferimento por projétil de arma de fogo em abdome (hipocôndrio direito). Seu tipo sanguíneo é desconhecido. Após infusão rápida de 1 L de Ringer Lactato aquecido a 39 ºC por 2 veias antecubitais através de cateter jelco nº 14, o quadro de choque não se altera e é indicada laparotomia exploradora imediata. O que pode ser administrado ao paciente para reposição volêmica adequada antes da cirurgia?
Alternativas
Q2221862 Medicina
Homem de 43 anos dá entrada na emergência consciente e orientado, apresentando ferimento lacerocontuso em região parietal esquerda após sofrer queda da própria altura. Trazido pelo SAMU 192 (suporte básico) ao hospital, relatou que estava se sentindo bem, mas que não lembrava do que havia acontecido. Duas horas após sua admissão, enquanto aguardava realização de exames, o paciente perdeu a consciência. Na reavaliação do paciente, abertura ocular aos estímulos dolorosos, resposta verbal com sons incompreensíveis e resposta motora com reflexo de retirada; pupilas anisocóricas. Tomografia de crânio demonstrada.
Imagem associada para resolução da questão



Qual o provável diagnóstico e a topografia anatômica da lesão?

Alternativas
Q2221863 Medicina
Homem de 20 anos sofreu um acidente em competição de equitação (queda de cavalo). Dá entrada na emergência consciente, com paraplegia flácida de MMSS e MMII, abolição de todos os reflexos profundos do abdome e dos membros inferiores. PA=90/65 mmHg; P=56 bpm; perfusão < 2 seg.; pele quente e vermelha; constata-se paralisia completa dos membros, e perda de todas as modalidades de sensibilidade. E-FAST negativo em todos os focos. Pelve normal. Não há fraturas de extremidades.
O diagnóstico do paciente relatado é choque
Alternativas
Q2221864 Medicina
Homem, 36 anos, vítima de múltiplos ferimentos por projéteis de arma de fogo, foi admitido no pronto-socorro de um hospital terciário após 20 minutos da ocorrência, apresentando: vias aéreas pérvias; semiologia torácica: MV diminuído em bases, Sat. = 94%; FC = 102 bpm, FR = 24 mrpm; PA = 98 x 68 mmHg; contactando, apesar de bastante agitado, ECG = 14. Orifício de entrada (OE) no 7° espaço intercostal esquerdo, linha axilar anterior, sem orifício de saída (OS); OE no hipocôndrio direito, com OS na região dorsal direita, na mesma altura. Abdome distendido, hiper timpânico, doloroso difusamente, DB +. A sequência no atendimento ao paciente deverá ser
Alternativas
Q2221865 Medicina
Mulher de 66 anos deu entrada na emergência com quadro de dor abdominal em fossa ilíaca esquerda há 2 dias, associada à febre baixa. Ao exame físico, encontra-se em regular estado geral, febril (37,8 ºC), estável hemodinamicamente. Apresenta abdome flácido, com dor localizada em fossa ilíaca esquerda com descompressão brusca positiva local.
Assinale a alternativa que contempla a conduta mais adequada para com a paciente, nesse momento do seu atendimento.
Alternativas
Q2221866 Medicina
Mulher, 46 anos, sobrepeso (IMC: 32 kg/m2 ) com antecedente de colelitíase, dá entrada na sala de urgência com quadro de icterícia ++/4+ e dor abdominal em mesogástrio, com irradiação para flancos e região dorsal. Ultrassonografia abdominal demonstrando dilatação de vias biliares.
Baseado no diagnóstico etiológico da síndrome ictérica, foram solicitados exames. Quais resultados são esperados para o caso?
Alternativas
Q2221867 Medicina
Homem, 68 anos, assintomático, comparece ao ambulatório de cirurgia trazendo exame de imagem, solicitado pelo seu urologista para controle da hiperplasia benigna da próstata, para avaliação. Realizou tomografia de abdome superior com contraste, evidenciando uma lesão cística de 1,8 cm, localizada na cabeça de pâncreas, com comunicação com o ducto pancreático secundário, sem envolvimento do ducto pancreático principal, com paredes finas, sem septos, sem conteúdo sólido intralesional.
A hipótese diagnóstica e conduta inicial para o caso é:
Alternativas
Q2221868 Medicina
Mulher, 62 anos, sem comorbidades, procura consultório médico com história de que foi submetida a uma colecistectomia videolaparoscópica eletiva por pólipo de vesícula biliar. A análise anatomopatológica da peça cirúrgica revelou um adenocarcinoma moderadamente diferenciado em pólipo adenomatoso da vesícula com infiltração da lesão restrita à mucosa, sem invasão da camada muscular (pT1a). Os exames de estadiamento não demonstram evidências de doença metastática ou locorregional.
Qual a melhor recomendação para esse caso?
Alternativas
Q2221869 Medicina
Mulher, 30 anos, procura o pronto-socorro por estar sentindo dor intensa e espasmos esfincterianos precipitados por evacuações há mais de 2 meses. Menciona ainda manchas de sangue no papel higiênico e fezes com raias de sangue vivo ocasionalmente. Ao exame físico, observa-se ulceração linear na comissura anal posterior, plicoma anal e papila hipertrofiada (imagem demonstrada).
Imagem associada para resolução da questão

Desse modo, a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o caso descrito é:
Alternativas
Q2221870 Medicina
Homem de 70 anos refere em consulta sentir, há, aproximadamente, 3 meses, dor abdominal em fossa ilíaca esquerda, perda de sangue em pequena quantidade pelo ânus, afinamento das fezes e aumento do muco às evacuações. Perda de peso de 3 kg no período. Nega comorbidades. Exame físico: sinais vitais normais; abdome: dor de pequena intensidade em fossa ilíaca esquerda; toque retal: sem alterações e sem presença de sangue ao exame.
A hipótese mais provável e o exame mais indicado para elucidação diagnóstica são, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: E
5: D
6: D
7: A
8: E
9: C
10: B
11: D
12: E
13: A
14: C
15: D
16: B
17: A
18: B
19: E
20: D