Indique a opção que apresenta um princípio da Política Nacio...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda um dos princípios fundamentais da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). Compreender esses princípios é crucial para quem atua ou deseja atuar na área de Serviço Social, pois eles norteiam a formulação e a execução das políticas de assistência social no Brasil.
Resumo Teórico:
A PNAS/2004 estabelece diretrizes e princípios que guiam a assistência social como um dos pilares do sistema de proteção social no Brasil. Um dos princípios mais destacados é a universalização dos direitos sociais, que busca garantir o acesso igualitário de todos os cidadãos aos serviços socioassistenciais. Este princípio está fundamentado na Constituição Federal de 1988, que preconiza o direito à assistência social como direito do cidadão e dever do Estado.
Alternativa Correta:
A - Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
A alternativa A é a correta porque reflete fielmente o princípio da universalização dos direitos sociais. Este princípio enfatiza que todos têm direito ao acesso às políticas públicas, sem discriminação, garantindo que o destinatário da assistência social possa ser efetivamente integrado com as demais políticas públicas de saúde, educação, trabalho, etc.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Embora a participação social seja um princípio importante dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a alternativa B não está destacando um princípio específico da PNAS/2004 em termos de universalização de direitos.
C - Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.
Esta alternativa trata de objetivos e estratégias para execução da política, mas não é um princípio em si. Refere-se mais às metas e diretrizes do que aos princípios fundamentais da PNAS/2004.
D - Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.
A centralidade na família é uma diretriz importante para a operacionalização da assistência social, mas não se configura como um princípio da PNAS/2004. O foco aqui é mais sobre a abordagem no atendimento do que sobre um princípio norteador.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
S Supremacia do atendimento as necessidades sobre as exigências de rentabilidade econômica
U Universalização dos direitos sociais, tornar alcançável.
R Repeito à dignidade, autonomia, direito a benefícios e serviços de qualidade.
I Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza.
D Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo