Com base no Estatuto dos Policiais Militares do Estado do P...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q827739 Legislação Estadual
Com base no Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Piauí (Lei n.º 3.808, de 16 de julho de 1981, do Estado do Piauí), assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) ERRADA.

Art. 2º - A Polícia Militar do Estado do Piauí, subordinada operacionalmente ao Secretário de Justiça e Segurança Pública, é uma instituição permanente, considerada força auxiliar e reserva do Exército, com organização e atribuições definidas em Lei.

 

b) ERRADA.

Art. 10, § 7º Durante o prazo de 2 (dois) anos contados da posse, não poderá o militar ser afastado da atividade de policiamento ostensivo nem ser removido, redistribuído ou transferido, exceto nos casos de comprovada necessidade, cabendo exclusivamente, ao Comandante Geral da Polícia Militar a formalização dos respectivos atos.

 

c) ERRADA.

Art. 29 – O Comandante-Geral da Polícia Militar poderá determinar aos policiais militares da ativa que, no interesse da salvaguarda da dignidade dos mesmos, informem sobre a origem e natureza dos seus bens, sempre que houver razões relevantes que recomendem tal medida.

 

d) CERTA.

Art. 138 – São adotados na Polícia Militar, em matéria não regulada na Legislação Estadual, os regulamentos e leis em vigor no Exército Brasileiro, até que sejam adotados e regulamentos peculiares.

 

e) ERRADA.

Art. 48, § 1º - O Aspirante-a-Oficial PM e as praças com estabilidade assegurada, ao serem submetidos a Conselho de Disciplina, serão afastados das atividades que estiverem exercendo.

 

 

Chama a atenção a alternativa B, pois, como mencionado por alguns cursinhos, o prazo de 02 anos foi "revogado tacitamente" pela lei 5.552/06, por ser uma lei mais nova tratando sobre o mesmo assunto, na qual o referido prazo passa a ser de 03 anos.

Muitas pessoas erraram a questão por conta disso, mas a alternativa D, como é de praxe da banda NUCEPE, é letra seca da lei, portanto incontestável, além de a questão ser clara ao pedir o julgamento de acordo com o Estatuto, não se referindo a revogações tácitas.

Esperar pra ver o resultado dos recursos, caso alguém tenha pedido a anulação da questão pelo motivo supracitado.

 

Gabarito: D.

a) A Polícia Militar do Estado do Piauí, subordinada operacionalmente ao Secretário de Administração e Segurança Pública, é uma instituição permanente, considerada força auxiliar e reserva do Exército, com organização e atribuições definidas em Lei. Art.2°

b) Durante o prazo de 3 (três) anos contados da posse, não poderá o militar ser afastado da atividade de policiamento ostensivo nem ser removido, redistribuído ou transferido, exceto nos casos de comprovada necessidade, cabendo exclusivamente ao Comandante Geral da Polícia Militar a formalização dos respectivos atos. VIDE LEI N° 5.552/06 ART.1° §2°

c) O Comandante Geral da Polícia Militar poderá determinar aos policiais militares ativos e inativos que, no interesse da salvaguarda da dignidade dos mesmos, informem sobre a origem e natureza dos seus bens, sempre que houver razões relevantes que recomendem tal medida. Art.29

d) Em matéria não regulada na legislação estadual, são adotados, na Polícia Militar, os regulamentos e leis em vigor no Exército Brasileiro, até que sejam adotados regulamentos peculiares. Art.138

e) O Aspirante-a-Oficial PM e os praças com estabilidade assegurada, ao serem submetidos a Conselho de Justificação, serão afastados das atividades que estiverem exercendo Art.48 §1°

nula.

galera o prazo agora é 3 anosssss

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo