Mulher de 66 anos, em tratamento quimioterápico para câncer ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1827529 Medicina
Mulher de 66 anos, em tratamento quimioterápico para câncer de pulmão, apresenta quadro de mal-estar intenso, tontura, dispneia e dor torácica contínua há cerca de 3 semanas. Ao exame físico: sudorética, ansiosa, hipocorada 2+/4; PA: 80 x 62 mmHg, FC: 128 bpm, FR: 34 ipm; turgência venosa jugular 3+/4+; ausculta pulmonar: normal. Logo em seguida, a paciente apresentou perda súbita da consciência; pulso central não palpável. Nesse momento, o monitor mostra o traçado a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Além das medidas de ressuscitação cardiopulmonar recomendadas, uma conduta é realizada, com rápida reversão da parada cardiorrespiratória. A conduta que mais provavelmente pode explicar a reversão da PCR é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa questão é a alternativa A - pericardiocentese guiada por ultrassom de beira de leito. A paciente apresentou um quadro de mal-estar intenso, tontura, dispneia e dor torácica contínua há cerca de 3 semanas, associado a uma perda súbita de consciência e pulso central não palpável. Esses sintomas sugerem um possível tamponamento cardíaco, que é uma emergência médica. A pericardiocentese é o procedimento de escolha para o tratamento desse quadro, pois permite a drenagem do líquido acumulado no pericárdio, aliviando a pressão e permitindo que o coração volte a bater normalmente. A realização da pericardiocentese guiada por ultrassom de beira de leito é importante para garantir a segurança do procedimento e minimizar as complicações. Desfibrilação, gluconato de cálcio IV, punção com Jelco no 2° espaço intercostal na linha hemiclavicular e trombólise com tenecteplase não são as condutas indicadas para o tratamento do tamponamento cardíaco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo