Considerando as disposições trazidas pela Constituição da Re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623137 Direito Penal
Considerando as disposições trazidas pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e pela Lei nº 9.455/97, a qual dispõe sobre os crimes de tortura, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Com vistas a responder corretamente à questão, impõe-se a análise das assertivas contidas em cada um dos itens a fim de ver qual delas é incompatível com as disposições constantes da Lei nº 9.455/1977 (Lei de Tortura) e com os dispositivos constitucionais relacionados à prática do crime de tortura.
Item (A) - Nos termos do artigo 5º, inciso XLIII, da Constituição da República, "a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem." Assim, o § 6º do artigo 1º da Lei nº 9.455/1997 disciplinou o comando constitucional mencionado ao dispor que “o crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia". Assim sendo, a assertiva contida neste item está  correta.
Item (B) - Para que fique configurado o crime de tortura não basta que o agente constranja alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental. Impõe-se que o agente esteja motivado a um especial fim de agir, dentre os quais, nos termos das alíneas do inciso I do artigo 1º da Lei nº 9.455/1997, o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa; o fim de provocar ação ou omissão de natureza criminosa e; e a prática do delito em razão de discriminação racial ou religiosa. Desta forma, verifica-se que a proposição contida neste item está incorreta.
Item (C) - De acordo com o disposto expressamente no inciso III do artigo 5º da Constituição, “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante". Assim sendo, a assertiva contida neste item está correta.
Item (D) - Nos termos do § 5º do artigo 1º da Lei nº 9.455/1997, que se refere à condenação por crimes de tortura, “a condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada". Com efeito, a assertiva contida neste item está correta.
Diante das considerações feitas acima, a proposição incorreta é a constante do item (B), sendo esta alternativa a resposta da questão. 
Gabarito do professor: (B)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É suficiente para que ocorra o crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental.

I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:

a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa;

b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa;

c) em razão de discriminação racial ou religiosa;

letra B incorreta

GABARITO B

Para configuração do crime de tortura é necessário que haja uma finalidade específica dentre as elencadas na lei.

Outra questão:

Q291062- Suponha que João, penalmente capaz, movido por sadismo, submeta Sebastião, com emprego de violência, a contínuo e intenso sofrimento físico, provocando-lhe lesão corporal de natureza gravíssima. Nessa situação, João deverá responder pelo crime de tortura e, se condenado, deverá cumprir a pena em regime inicial fechado. ERRADO

A questão exige conhecimento acerca do crime de tortura, conforme a Constituição Federal (CF/88) e a Lei 9455/77 – Lei de Tortura.

Vamos às alternativas (lembrando que é pedida a INCORRETA).

Letra A: correta. Trata-se da redação do art. 5º, XLIII, da CF/88.

Letra B: incorreta. Algumas espécies do crime de tortura trazem um especial fim de agir - “com o fim de (...)”, “para provocar (...)” – como prevê o art. 1º, I, alíneas “a”, “b” e “c”, da Lei 9455/77. Assim, concluímos que a conduta descrita na alternativa não é capaz, por si só, de ser considerada como crime de tortura. Não se verificando o especial fim de agir, a conduta pode se enquadrar em delito autônomo, como por exemplo a lesão corporal.

Letra C: correta. Trata-se da redação do art. 5º, III, da CF/88.

Letra D: correta. Trata-se da redação do art. 1º, §5º, da Lei 9455/77.

Gabarito: Letra B (a INCORRETA).

EU DEMOREI UNS DIAS PARA ENTENDER ESSA QUESTÃO!!! MEU DEUS KKKKKK

Lembrando que o sofrimento é intenso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo