Garantir a segurança do paciente é função precípua de todos ...
Garantir a segurança do paciente é função precípua de todos os profissionais da saúde. Nesse sentido, a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 36/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária instituiu ações no sentido de promover a segurança do paciente e gerar uma melhoria na qualidade dos serviços de saúde. Uma dessas ações é a criação do Núcleo de Segurança do Paciente, que entre outras funções, deve monitorar os incidentes e eventos adversos ocorridos na Instituição. Sobre os conceitos relacionados à segurança do paciente presentes na RDC 36/2013, associe a primeira coluna de acordo com a segunda:
1. Evento adverso
2. Incidente
3. Cultura de segurança
4. Garantia de qualidade
( ) Conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde.
( ) Ocorrência que resulta em comprometimento da função ou estrutura do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
( ) Os comprimidos de dois pacientes foram trocados no momento da dispensação e também da administração. Embora os pacientes tenham tomado os medicamentos errados, esse evento não resultou em dano a eles.
( ) Totalidade das ações sistemáticas necessárias para garantir que os serviços prestados estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem.
Em seguida, assinale a única alternativa que contém a sequência de respostas
CORRETA, na ordem de cima para baixo: