“X”, Cabo da ativa do Exército Brasileiro, faltou ao serviço...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Direito |
Q2263500 Direito Penal Militar
“X”, Cabo da ativa do Exército Brasileiro, faltou ao serviço para o qual estava prévia e nominalmente escalado na Guarda do Quartel, no dia 11 de janeiro de 2023. No dia 13 de janeiro de 2023, “X” telefonou à sua Unidade, informando que havia desistido de continuar sua carreira militar e que não mais iria retornar. Na sequência, “X” se ausentou, não retornando mais à sua Unidade Militar.

Diante dessas informações, e considerando os termos do Código Penal Militar, é correto afirmar que “X” consumaria o crime de deserção às 00h do dia
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezado(a), a questão exige conhecimento sobre o crime de deserção previsto no Código Penal Militar (CPM).

Vamos analisar os dispositivos pertinentes e posteriormente responderemos a questão:

Deserção

Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias:

Pena - detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.

CPPM:

Art. 451. Consumado o crime de deserção, nos casos previsto na lei penal militar, o comandante da unidade, ou autoridade correspondente, ou ainda autoridade superior, fará lavrar o respectivo termo, imediatamente, que poderá ser impresso ou datilografado, sendo por ele assinado e por duas testemunhas idôneas, além do militar incumbido da lavratura.

§ 1º A contagem dos dias de ausência, para efeito da lavratura do termo de deserção, iniciar-se-á a zero hora do dia seguinte àquele em que for verificada a falta injustificada do militar.

Nesse sentido, a contagem será iniciada a zero hora do dia seguinte àquele em que for verificada a falta injustificada do militar.

Uma dica simples para não errar a consumação do crime de deserção:

Pegue o dia da ausência e some + 9. No caso da questão, dia 11 + 9 = 20. Portanto, dia 20 de janeiro estará consumado o crime de deserção, às 00:00, conforme disposto no CPPM.

Gabarito do professor: alternativa C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A contagem dos dias de ausência, para efeito da lavratura do termo de deserção, iniciar-se-á à zero hora do dia seguinte àquele em que foi verificada a falta injustificada do militar. E só haverá a consumação do crime de deserção depois de ultrapassados oito dias da ausência inicialmente constatada do militar, excetuando-se a deserção instantânea (art. 190 do CPM) que se configura com o não comparecimento do militar em momento e local determinado.

Portanto: 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20/01/2023

Conta a partir do dia 12

Quem marcou letra b dia 19 de Janeiro eu entendo perfeitamente =D, vc contou 8 dias, no entanto dentro desses dele ainda estava no prazo permitido.

Importante saber que a contagem da ausência não é iniciada imediatamente após constatação da falta do militar, mas às 00:00 do segundo dia após a falta injustificada.

1º Dia em que o militar faltou ao serviço para o qual estava escalado - ATÉ ÀS 23:59:59 PODERÁ SER CONSIDERADO ATRASO A DEPENDER DO TURNO DE SERVIÇO (TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR) - 11/01/2023;

2º Dia - A PARTIR DAS 00:00 FALTA CONSUMADA, CASO A ESCALA DO MILITAR NÃO VÁ ATÉ O DIA SEGUINTE (TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR); - 12/01/2023;

3º Dia às 00:00 (pois o dia termina às 23:59:59) = 1º DIA DE AUSÊNCIA E 2º DIA A CONTAR DA FALTA - (AUSÊNCIA TAMBÉM É TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR); - 13/01/2023;

Como o dia 13/01/2023 é o primeiro dia de ausência, então deve-se incluir na contagem dos 8 dias do período da graça, 13+7=20;

OBS: o legislador determinou que a contagem do período da graça (8 dias para consumar a deserção) inicie às 00:00 do segundo dia de falta justamente porque se o militar estiver escalado para um turno de 24 horas de serviço, iniciando às 00:00, então até às 23:59 do dia seguinte o infrator poderá se apresentar que será considerado apenas atraso ao serviço;

Logo, para abarcar todas as possibilidades de escala deverá ser considerado ausente a partir das 00:00 do segundo dia subsequente à falta.

Uma fórmula mais rápida é somar o primeiro dia da falta + 9 = 1º dia + 9 = data da consumação da deserção, entretanto a banca pode apresentar outro tipo de enunciado. Portanto é importante saber a diferença entre Falta e 1º dia de Ausência.

Fonte: CPM e CPPM e minhas anotações.

DESERÇÃO

AUSENTA-SE O MILITAR, SEM LICENÇA, DA UNIDADE EM QUE SERVE, OU DO LUGAR QUE DEVE PERMANECER, POR MAIS DE OITO DIAS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo