Apesar dos múltiplos pacotes de alívio tributário editados p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q378509 Atualidades
Apesar dos múltiplos pacotes de alívio tributário editados pelo governo, a carga brasileira de impostos mantém-se em alta e entre as maiores do mundo. Os tributos federais, estaduais e municipais subtraíram exatos 35,85% da renda nacional em 2012, segundo a Receita Federal. Entre as maiores economias emergentes, só a Argentina apresenta percentuais semelhantes. O maior obstáculo à queda da carga tributária é a elevação constante de gastos públicos.

Considerando o fragmento de texto acima e o tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

A expressão custo Brasil remete-se aos obstáculos que dificultam o crescimento econômico do país, entre os quais se incluem deficiência de infraestrutura e excessiva carga tributária.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

 O Custo Brasil refere-se a todos os gastos internos existentes país que oneram produtos e serviços brasileiros, tornando-os menos competitivos internacionalmente e dificultando o desenvolvimento econômico do país. Entre os principais componentes do Custo Brasil estão: a carga tributária excessiva, os custos portuários, os transportes, os encargos trabalhistas, a regulamentação governamental, as ineficiências estruturais e a corrupção. Diante do exposto, a resposta está correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"As implicações do ‘custo-Brasil’ são muitas, mas sua raiz é basicamente um conjunto bem conhecido de fatores que atrapalham a competitividade das empresas e emperram o desenvolvimento do país. Entre eles, os mais impactantes parecem ser a exagerada carga tributária,a legislação fiscal complexa e ultrapassada, a excessiva burocracia administrativa e tributária, além da precária infraestrutura logística em todo o país. Podemos somar a isso o alto custo do dinheiro (taxa de juros e spread bancário), inflação em alta e mão de obra pouco qualificada. Como resultado, temos o “custo-Brasil” – que nada mais é senão o custo extremamente elevado de produtos domésticos, quando comparados com similares importados vendidos aqui, ou mesmo com produtos nossos quando colocados em outros países. Em estudo recente, a Fiesp identifica esse custo como sendo 38% a mais em relação a países emergentes e 30%  a mais quando comparado a países desenvolvidos".

Fonte de pesquisa:

http://www.administradores.com.br/noticias/economia-e-financas/custo-brasil-o-preco-da-ineficiencia-que-as-empresas-tem-de-absorver/80296/


o fragmento de texto não fala nada sobre a precariedade da infraestrutura no brasil... não sei como a afirmação está correta

 

Dificil o entendimento, ora a Cespe cobra a interpretação assídua ao texto, ora cobra a mescla entre atualidade intriseca a interpreção. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo