Serviços de utilidade pública são os que a Administração, r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q589148 Direito Administrativo
Serviços de utilidade pública são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência para os membros da coletividade, presta diretamente ou por terceiros, nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. Assinale a opção que apresenta um desses serviços. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

São os que são convenientes à comunidade, mas não essenciais, e o Poder Público pode prestá-los diretamente ou por terceiros (delegados), mediante remuneração. A regulamentação e o controle é do Poder Público. Os riscos são dos prestadores de serviço. Exs.: fornecimento de gás, de energia elétrica, telefone, de transporte coletivo, etc. Estes serviços visam a facilitar a vida do indivíduo na coletividade.

Fiz a questão é errei. E analisando, acho que o detalhe desta questão está em dizer que o serviço pode ser prestado por TERCEIROS, pois o único serviço que pode ser delegado, dentre as alternativas, é, justamente, o transporte coletivo, haja vista que os demais, como serviços de polícia e emissão de moeda são indelegáveis.

(B)

Serviços de Utilidade Pública - Serviços de utilidade pública são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência (não essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros (concessionários, permissionários ou autorizatários), nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. Ex.: os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, gás, telefone.

http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/classificacao-dos-servicos-publicos

Descentralização de (Delegação por Colaboração) (B)

Serviços Próprios (propriamente dito): somente podem ser prestados pelo Estado de Forma Direta. Titularidade da própria administração (Ex: Polícia Militar). Como regra são gratuitos ou onerados apenas pela execução prestada.

Serviços Impróprios (utilidade pública): a titularidade poderá ser da própria administração ou de um particular (ex: Educação, Saúde, previdência), nas quais prestam independentemente de uma delegação. Sendo regidos pelo regime jurídico de direito privado. (se prestados pelo Estado seguem normas de Direito Público)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo