Quanto à teoria geral da administração, julgue os itens segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q378535 Administração Geral
Quanto à teoria geral da administração, julgue os itens seguintes..

A administração por objetivos baseia-se na aplicação prática do processo de planejar, organizar, executar e controlar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Administração por Objetivos (APO) originou-se com Peter Drucker. Segundo ele, a APO surgiu como uma tentativa de melhorar o processo de planejamento e como uma ideia de envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição de objetivos. O trabalho passou de um fim em si mesmo para constituir um meio de obter resultados.

Segundo RENNÓ (2015), na APO “o planejamento não teria um caráter de cima para baixo, como os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de baixo para cima". São características da APO:  Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o subordinado; Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição; Interligação entre os vários objetivos departamentais; Ênfase na mensuração e no controle de resultados; Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos; Participação atuante das gerências e dos subordinados; Apoio intensivo do staff. Ademais, entre suas características estão a contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos e objetivos traçados entre gerente e subordinado.

Em face do exposto, percebe-se que a APO utiliza-se da metodologia do PDCA para fazer com que o processo de planejamento seja aperfeiçoado. Portanto, ocorre a aplicação das etapas de planejar, organizar, executar e controlar.

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

FONTE:
RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultado esperados e utilizam esses objetivos como guias para suas atividades.

Correto!


A administração por objetivos baseia-se na aplicação prática do processo de planejar, organizar, executar e controlar.

Alguém poderia explicar melhor, o correto não seria: Planeja, organizar, dirigir, controlar?


Tatiane, a questão pede em relação à Administração por Objetivos (APO), que realmente é planejar, organizar, executar e controlar.


Fayol definiu como funções básicas da administração: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (PO3C), porém, assim como o mundo, a administração sofreu e continua sofrendo mudanças. Atualmente, as funções da administração são: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).


Mas a questão pediu em torno da ADO, o que realmente é aquilo.


COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TECCONCURSOS)

 

O item está CERTO.

 

A Administração por Objetivos (APO) ou Administração por Resultados (APR) surge em 1954 por intermédio dos postulados do austríaco Peter Ferdinand Drucker, considerado por muitos como o pai da APO. Em sua definição, a APO é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento, organização, execução e controle administrativo fundamentada no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.

 

Vejamos as características da APO na clara explanação de Idalberto Chiavenato (grifou-se):

 

A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenha do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados.

O estabelecimento de objetivos, embora devam ser desafiadores, também devem ser realistas. Nesse mesmo sentido, os objetivos conferem um sentido real à direção, aos propósitos; logo, não devem ser demasiadamente fáceis.

Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.

 

 

CHIAVENATO, I.. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo