Segundo Christensen (2012), com a transição para O aprendiz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969364 Pedagogia
Segundo Christensen (2012), com a transição para O aprendizado centrado no aluno, a avaliação poderia e deveria ser mudada. O aprendizado deveria, com o tempo, eliminar a necessidade dos exames em sua forma atual, Meios alternativos de avaliação, quando necessários, acabarão emergindo. No passado, os testes foram usados de modo a cumprir duas funções para estudantes, professores e administradores. Assim, quais foram essas funções, de acordo com o referido autor?  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão envolve a avaliação educacional e como ela é abordada no contexto de um aprendizado mais centrado no aluno, conforme proposto por Christensen (2012). A questão pede para identificar as duas funções dos testes no passado, segundo este autor.

A alternativa correta é a Alternativa C:

Justificativa da Alternativa Correta (C):

A primeira função dos testes, segundo Christensen, era determinar a extensão do conhecimento adquirido pelos alunos em relação a um conjunto de matérias e decidir se eles estavam prontos para seguir em frente. Isso significa que os testes serviam para avaliar se o aluno havia aprendido o suficiente para avançar em seu percurso educacional.

A segunda função era fazer a comparação entre os alunos. Isso implica que, historicamente, os testes foram usados para estabelecer um ranking ou uma comparação entre diferentes alunos, muitas vezes com o objetivo de classificação ou de determinar quem estava "à frente" ou "atrás" no processo de aprendizagem.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A: Instrumentalizar o processo avaliativo centralizando-o num juízo de valor e reforçar o disciplinamento social pelo medo não são funções discutidas por Christensen no contexto da questão, focada mais na medição de conhecimento e comparação.
  • B: Embora parte da função de aferir aproveitamento e aprovar/reprovar pudesse parecer correta, ela não se concentra na determinação do conhecimento adquirido e comparação, que são centrais para Christensen.
  • D: Verificar o alcance dos objetivos e centrar a avaliação numa coletânea de provas não reflete as funções de determinar a extensão do conhecimento e comparação entre alunos.
  • E: A verificação para fins de classificação e certificação e estandardizar a avaliação prognóstica não abarcam completamente os conceitos de extensão do conhecimento e comparação direta que Christensen destaca.

Ao analisar a questão, é importante focar nos conceitos centrais discutidos pelo autor, como a avaliação do conhecimento adquirido e a comparação entre alunos, que são as ideias principais para responder corretamente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo