Os corticoesteroides, quando usados cronicamente, podem aca...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é o impacto do uso crônico de corticoesteroides sobre o estado nutricional. Para responder corretamente, é necessário compreender os efeitos fisiológicos desses medicamentos no organismo.
A alternativa correta é a D - distribuição alterada do tecido gorduroso e hiperglicemia.
Os corticoesteroides são conhecidos por causarem redistribuição do tecido gorduroso, levando ao acúmulo de gordura em regiões específicas, como abdômen e costas, enquanto outras áreas podem perder tecido adiposo. Além disso, eles podem induzir hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue), devido ao seu efeito sobre o metabolismo dos carboidratos.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - aumento das necessidades de vitamina C e ganho de peso: Embora o ganho de peso possa ocorrer com o uso de corticoesteroides, não há um aumento específico nas necessidades de vitamina C.
B - hiperglicemia e esteatose hepática: Embora a hiperglicemia esteja correta, a esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) não é um efeito direto comumente associado aos corticoesteroides.
C - insuficiência renal e aumento das necessidades de cálcio e vitamina D: Os corticoesteroides não são conhecidos por causar insuficiência renal diretamente, embora possam impactar o metabolismo do cálcio e da vitamina D de outras maneiras.
E - osteoporose e depressão: Embora a osteoporose possa ser um efeito adverso do uso prolongado de corticoesteroides, a depressão não é diretamente relacionada ao estado nutricional impactado por esses medicamentos.
Em suma, a alternativa D resume com precisão dois dos efeitos mais diretos e comuns do uso crônico de corticoesteroides.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo