Sobre a aplicação da Lei Penal Militar, considerando o regra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q782297 Direito Penal Militar
Sobre a aplicação da Lei Penal Militar, considerando o regramento estabelecido no Código Penal Militar, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezado(a), a questão exige conhecimento acerca da aplicação da lei penal militar conforme tipificado no código castrense.
vejamos com base no CPM: 

A – Incorreta – O princípio da legalidade previsto no art. 1° do CPM dispõe assim: “Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal".

B – Incorreta – O CPM adotou para o tempo do crime (Art.5°) a teoria da atividade na qual diz que “considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o do resultado.

C – Correta – Trata-se da literalidade do art. 2° do CPM:

Lei supressiva de incriminação

Art. 2° Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando, em virtude dela, a própria vigência de sentença condenatória irrecorrível, salvo quanto aos efeitos de natureza civil.

D – Incorreta O que se extrai do art. 6° do CPM para o lugar do crime nos delitos de natureza comissão é que o fato é praticado no que se desenvolveu atividade criminosa no todo ou parte, assim como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado

Lugar do crime

Art. 6º Considera-se praticado o fato, no lugar em que se desenvolveu a atividade criminosa, no todo ou em parte, e ainda que sob forma de participação, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Nos crimes omissivos, o fato considera-se praticado no lugar em que deveria realizar-se a ação omitida.

Gabarito do professor: alternativa C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra c).

CPM. 

Lei supressiva de incriminação

        Art. 2° Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando, em virtude dela, a própria vigência de sentença condenatória irrecorrível, salvo quanto aos efeitos de natureza civil.

a) art. 1º Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal

b) art. 5º Considera-se praticado crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o do resultado

c) art. 2° Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando, em virtude dela, a própria vigência de sentença condenatória irrecorrível, salvo quanto aos efeitos de natureza civil. (CORRETA)

d) art. 6º Considera-se praticado o fato, no lugar em que se desenvolveu a atividade criminosa, no todo ou em parte, e ainda que sob forma de participação, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Nos crimes omissivos, o fato considera-se praticado no lugar em que deveria realizar-se a ação omitida.

Art. 5º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o do resultado.

letra c pegadinha pra os desatentos

GABARITO: C

c) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando, em virtude dela, a própria vigência de sentença condenatória irrecorrível, salvo quanto aos efeitos de natureza civil.

    Lei supressiva de incriminação

        Art. 2° Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando, em virtude dela, a própria vigência de sentença condenatória irrecorrível, salvo quanto aos efeitos de natureza civil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo