Quanto a Polícia Militar pode-se afirmar, exceto:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: PM-PI Órgão: PM-PI Prova: PM-PI - 2018 - PM-PI - Sargento |
Q1666431 Direito Constitucional
Quanto a Polícia Militar pode-se afirmar, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezado(a), a questão exige conhecimento acerca da Polícia Militar

Importante: O enunciado pede a questão incorreta.

A – Correta – Exato. A Polícia preventiva, também chamada de Polícia de Segurança, visa evitar a turbação da ordem jurídica e o perigo às pessoas ou às coisas, desempenhando medidas de profilaxia do crime.

Conforme leciona Pedro Lenza:

“A atividade policial divide-se (...) em duas grandes áreas: administrativa e judiciária. A polícia administrativa (polícia preventiva, ou ostensiva) atua preventivamente, evitando que o crime aconteça, na área do ilícito administrativo. Já a polícia judiciária (polícia de investigação) atua repressivamente, depois de ocorrido o ilícito penal."

Art. 144, § 5º CF - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; (...)

B – Correta Isso mesmo. A Polícia Ostensiva possui investidura militar. “É essa profissionalização que torna os militares capazes de visualizarem as necessidades e interesses a serem realizados para atender a sociedade, individual ou coletivamente. Investidura militar, por sua vez, engloba o respeito ao trato ético, estético, orgânico, hierárquico e comportamental das estruturas militarizadas".

C – Incorreta – De acordo com o texto do art. 144 da Constituição federal em seu § 6º - As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Note, portanto, que a polícia militar, bem como o CBM, as polícias civis e as polícias penais, não possui autonomia e nem independência, haja vista que se subordinam aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. Logo, assertiva incorreta.

D – Correta Certo. As polícias militares são forças de segurança pública de cada uma das unidades federativas. Têm como principal função a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.

E – Correta - As Polícias Militares, de fato, exercem as atribuições de Polícia Judiciária Militar, atuando somente diante dos crimes militares.

Gabarito do professor: alternativa C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Força reserva e auxiliar do Exército.

Gab "C" - Art. 144, § 6º da CF = As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios

a atuação não seria repressiva ?

GAB C

NÃO SÃO AUTÔNOMAS, SÃO SUBORDINADAS AO GOVERNADOR

Julia, a atuação é tanto preventiva quanto repressiva...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo