Segundo Kenski (2012), ocorrem problemas no uso das tecnolo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968862 Pedagogia
Segundo Kenski (2012), ocorrem problemas no uso das tecnologias na educação porque as pessoas que estão envolvidas no processo de decisão para sua utilização com fins educacionais não consideram a complexidade que envolve essa relação. Para ela, tais problemas se devem, entre outros: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - ao superdimensionamento do papel dos computadores na ação educativa.

Tema Central da Questão:

A questão aborda a complexidade do uso das tecnologias na educação, especialmente no contexto de decisão sobre sua implementação. É fundamental compreender que as tecnologias educacionais não são soluções simples ou isoladas. Elas interagem com o ambiente educacional de formas complexas e, muitas vezes, desafiadoras. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre as críticas e desafios enfrentados na integração destas tecnologias em contextos educacionais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A opção A está correta porque menciona o superdimensionamento do papel dos computadores. Isso significa que há uma tendência de exagerar a capacidade dos computadores e tecnologias de resolverem todos os problemas educacionais. Muitas vezes, espera-se que as tecnologias por si só transformem a educação, sem considerar os contextos pedagógicos e as práticas necessárias para uma implementação eficaz.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Esta alternativa fala sobre a diversidade de acessibilidade e o saber ampliado e mutante. Embora acessibilidade seja um fator importante, não é o foco dos problemas mencionados por Kenski, que está mais relacionado à percepção equivocada sobre o potencial das tecnologias.

C - Aborda a socialização da inovação. Apesar de inovação ser um aspecto relevante, o problema destacado por Kenski não é sobre a socialização em si, mas sobre como a inovação é implementada sem uma compreensão completa de seu impacto educacional.

D - Menciona a dificuldade docente com a “virtualidade real”. Embora esta seja uma dificuldade enfrentada por muitos professores, a questão central de Kenski não está na adaptação dos docentes, mas na forma como as tecnologias são percebidas e utilizadas.

E - Refere-se à lógica própria das redes na sociedade da informação. Apesar de ser um ponto interessante, a problemática discutida por Kenski não se concentra na lógica das redes, mas na supervalorização do potencial tecnológico na educação sem um entendimento adequado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo