Segundo Mello Filho (2002), o ato de "atingir" a criança, p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: O foco da questão é compreender um conceito da Psicologia Jurídica relacionado à dinâmica familiar, especialmente a projeção de problemas da mãe no relacionamento com o filho. Essa dinâmica pode levar a formas mais claras de agressão, o que requer conhecimento sobre termos específicos usados na área para descrever essas situações.
Alternativa correta: D - filicídio.
Justificativa: Filicídio é o termo usado para descrever o ato de uma figura parental, geralmente a mãe, tirar a vida de seu próprio filho. No contexto apresentado por Mello Filho (2002), quando a mãe projeta seus problemas e dificuldades na criança, essa dinâmica pode, em casos extremos, evoluir para agressões físicas e psicológicas severas, culminando em atos de violência extrema, como o filicídio.
Análise das alternativas incorretas:
A - Psicossomatização: Este termo refere-se ao processo pelo qual condições emocionais e psicológicas se manifestam como sintomas físicos. Não está relacionado diretamente ao contexto de agressão mãe-filho mencionado na questão.
B - Formação do "Bode Expiatório": Trata-se de um mecanismo psicológico e social onde uma pessoa é injustamente responsabilizada pelos problemas e falhas dos outros. Embora envolva projeção de culpa, não necessariamente leva às agressões do tipo descrito na questão.
C - Traumatofilia: Este conceito é menos utilizado e se refere a uma forma de atração ou fascínio pelo sofrimento, não se encaixando na descrição do texto sobre agressões mãe-filho.
E - Transferência: Um conceito psicanalítico que descreve a projeção de sentimentos e desejos inconscientes sobre outra pessoa, geralmente um terapeuta. Embora envolva projeção, não se trata de agressão direta ou específica entre mãe e filho.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo