Questões de Administração de Recursos Materiais - Just-In-Time e Kanban para Concurso
Foram encontradas 212 questões
Em relação ao gerenciamento de projetos com base na metodologia ágil Kanban, julgue o item seguinte.
As tarefas em andamento devem ser concluídas antes de se
iniciarem novas tarefas.
Em relação ao gerenciamento de projetos com base na metodologia ágil Kanban, julgue o item seguinte.
O Kanban busca impactos positivos em grande escala, com
foco na melhoria contínua e na busca por grandes mudanças
consideradas ousadas em grandes projetos.
I. O sistema de puxar a produção, a partir da demanda, produzindo em cada estágio somente os itens necessários, nas quantidades e no momento necessários ficou conhecido como Kanban.
II. O JIT (Just in time) inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de RH (Recursos Humanos).
III. Os aspectos essenciais da filosofia JIT (Just in time) são: a produção sem estoques, a produção enxuta, a eliminação de desperdícios, a manufatura de fluxo contínuo, o esforço contínuo na resolução de problemas.
É CORRETO o que se afirma em:
Um dos tipos mais importantes de controle em um processo produtivo é o just-in-time (JIT), que envolve uma tentativa de reduzir custos
Texto para resolução das questões de 23 a 25.
O almoxarifado é a unidade administrativa de uma entidade responsável pelo recebimento, cadastramento, armazenamento, expedição e distribuição de materiais de maneira que sejam disponibilizados com agilidade sempre que solicitados. É nesse local que muitas entidades dispõem de uma boa parte de seu investimento de capital. A correta gestão de um almoxarifado implica a aplicação de métodos modernos de gestão de estoques no almoxarifado que podem auxiliar a entidade, permitindo redução de custos e melhor realização dos serviços prestados. A gestão de estoque constitui uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos setores que deles utilizam, bem manuseados e bem controlados.
Uma das ferramentas para melhoria da qualidade na gestão do almoxarifado são os conceitos 5S. O 5S surgiu no Japão no início dos anos cinquenta. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata-se de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. Seus princípios são semelhantes aos princípios da vida.
Colocar os materiais nos lugares adequados a eles destinados, realizar cada atividade dentro dos padrões seguindo sua ordem cronológica; manter a disposição dos materiais em espaço organizado de maneira que possibilite seu posterior acesso, eliminando movimentos desnecessários, são conceitos ligados ao senso de: