Questões de Concurso
Sobre receita pública em administração financeira e orçamentária
Foram encontradas 1.792 questões
( ) São consideradas receitas os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições, entre outros) arrecadados e que servem para custear as despesas e os investimentos;
( ) A Receita Pública pode ser classificada em duas categorias principais: receitas correntes e receitas de capital;
( ) A arrecadação de receitas pelo governo é restrita a impostos, sendo as taxas e contribuições fontes secundárias e não essenciais para o financiamento das atividades públicas.
I. Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, taxas e contribuições nos termos da Constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas por essas entidades. As receitas deverão ser classificadas nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.
II. As Receitas de Capital são as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital.
III. As Receitas Correntes são as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; ou recursos recebidos de outras pessoas de direito público, ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes e, ainda, o superavit do Orçamento Corrente.
IV. A despesa será classificada nas seguintes categorias econômicas: Despesas Correntes abrangendo as Despesas de Custeio e as Transferências Correntes; e Despesas de Capital englobando os Investimentos, Inversões Financeiras e Transferências de Capital.
I. Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, a receita pública pode ser “efetiva” ou “não- -efetiva”.
II. As receitas públicas são registradas como receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, ou ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias.
III. A classificação da receita orçamentária é de utilização obrigatória para a União, para os Estados, para o Distrito Federal e para os Municípios.
Está correto o que se afirma em
I.É a soma das obrigações financeiras que a empresa possui com fornecedores.
II.São créditos tributários ou não tributários que a Administração Pública tem a receber de contribuintes ou de devedores.
III.Refere-se aos investimentos realizados pelo governo em infraestrutura.
Após análise, marque a opção correta.
Dadas as afirmativas acerca da receita pública,
I. A classificação da receita orçamentária, a exemplo do que ocorre na despesa, é de utilização obrigatória por todos os entes da Federação.
II. De acordo com a categoria econômica, as receitas públicas podem ser classificadas em receitas orçamentárias e receitas extraorçamentárias.
II. As operações de crédito destinadas a atender à insuficiência de caixa são classificadas como receitas orçamentárias
verifica-se que está/ão correta/s
I. A receita patrimonial representa o ingresso de recursos provenientes da fruição do patrimônio de ente público, seja decorrente de bens mobiliários e imobiliários, seja, ainda, de bens intangíveis e participações societárias.
II. A receita agropecuária é específica na classificação orçamentária e decorre da exploração econômica, por parte do ente público, de atividades, tais como a venda de produtos agrícolas, pecuários e para reflorestamento.
III. As transferências de capital são recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou de funcionamento relacionadas a uma finalidade pública específica e que correspondam a uma contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou a transferência.
IV. A integralização de capital social, a remuneração das disponibilidades do Tesouro Nacional, resgate de títulos do Tesouro são exemplos de outras receitas correntes.
verifica-se que estão corretas apenas