Questões de Concurso
Sobre teoria clássica da administração em administração geral
Foram encontradas 1.085 questões
I. Realizar uma atividade errada bem-feita diz respeito a execução de um processo eficiente, porém ineficaz.
II. Os processos básicos da administração mais utilizados são: planejamento, organização, assessoria, direção e controle.
III. Henri Fayol descreveu quatro atividades para a execução dos processos administrativos: planejamento, organização, liderança e controle.
IV. O planejamento envolve a definição de metas de uma organização, estabelecendo uma estratégia geral para chegar a elas e desenvolvendo uma ampla hierarquia de planos para integrar e coordenar as atividades.
Assinale a alternativa correta:
Na administração científica, o princípio do planejamento significa:
Na enfermagem, como em outras profissões, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, várias ciências. Dentre elas, a ciência da administração. A administração de qualquer serviço adquire um caráter metodológico conforme as finalidades da empresa. Na saúde, não é diferente, pois independentemente de público ou privado, os serviços de saúde necessitam administrar seus serviços para que atinjam os objetivos propostos pela instituição. Esse processo administrativo é formado por quatro funções básicas da administração, a saber: planejamento, organização, controle e direção. Essas funções estão intimamente incorporadas a uma das teorias administrativas que embasam o que conhecemos atualmente como preceito das ações de enfermagem. Podemos dizer que as funções administrativas supracitadas estão relacionadas com a teoria de Henry Fayol, descrita também como teoria:
Uma das idéias centrais do Movimento da Administração Científica é de que o homem é um ser eminentemente racional e que ao tomar uma decisão conhece todos os cursos de ação disponíveis , bem como as conseqüências da opção por qualquer um deles. Marque a alternativa INCORRETA:
Classificada como um dos 14 princípios básicos de administração desenvolvidos por Henry Fayol, a autoridade tem como sua contrapartida
A função de Organização e Métodos (O&M), via de regra, é desempenhada em uma unidade de staff, podendo, em alguns casos de exceção, existir também em uma unidade de linha.
Nesse sentido, é correto afirmar:
Na abordagem clássica da administração, a especialização pode ocorrer em duas direções. No contexto da departamentalização é correto afirmar que:
A ênfase na estrutura é uma das principais características da Teoria Clássica. Em relação à organização formal é correto afirmar que:
Os Tribunais de Contas utilizam, metaforicamente, princípios da Administração Científica ao proporem a aplicação de métodos que eliminem o desperdício e fiscalizem processos nos mais diversos departamentos. Dentre os processos listados a seguir, indique o que NÃO representa uma característica da Administração Científica.
O sucesso industrial obtido com o modelo de produção em massa fez com que a maior parte das indústrias que operavam com produção em grandes volumes passassem a operar segundo os princípios desse modelo.
O Modelo Fordista de produção, para uma empresa, consiste em
Ao longo da evolução humana, cumpre destacar o papel de Taylor, cuja administração científica estabeleceu princípios claros e bem definidos. São eles:
1. Seleção e treinamento de pessoal.
2. Salários ínfimos e pequenos custos de produção.
3. Identificação da melhor maneira de executar tarefas.
4. Cooperação entre administração e trabalhadores.
Estão de acordo com os princípios da Administração Científica:
As atividades gerenciais, segundo Fayol, são:
A ênfase da Escola de Administração Científica é:
Considere o gráfico a seguir. Em relação à especialização do trabalho, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Divisão do trabalho é o grau em que as tarefas na organização são subdivididas em trabalhos separados.
II. Durante grande parte da metade do século XX, os gerentes consideraram a especialização do trabalho como uma fonte inesgotável de aumento da produtividade.
III. Hoje, a maioria dos gerentes encaram a especialização do trabalho como fonte inesgotável de aumento de produtividade.
IV. Em alguns trabalhos, as “deseconomias” humanas advindas da especialização – como monotonia, fadiga, tensão, baixa produtividade, baixa qualidade, maior absenteísmo e maior rotatividade – chegaram a tal ponto que passaram a ser maiores que suas vantagens econômicas.