Questões de Concurso Sobre administração pública

Foram encontradas 8.650 questões

Q3162122 Administração Pública
Com base nos Modelos Teóricos de Administração Pública (patrimonialista, burocrático e gerencial), analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I – A Administração Pública Gerencial é baseada na descentralização, na flexibilização das normas e na busca por resultados, inspirada na administração de empresas e focada na qualidade dos serviços prestados.
II - O modelo patrimonialista de administração pública é caracterizado pela harmonia entre o público e o privado, com foco na imparcialidade, eficiência e combate à corrupção.
Alternativas
Q3162115 Administração Pública
Com base no conceito de accountability na Administração Pública, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – O termo a accountability refere-se ao dever do administrador público de prestar contas de sua gestão, garantindo a transparência e a responsabilização pelos resultados alcançados.
II – A prática de accountability não implica em transparência, nem na responsabilização dos gestores pelos atos administrativos, sendo meramente uma formalidade burocrática.
Alternativas
Q3154698 Administração Pública
A gestão de riscos é um elemento-chave da governança nas organizações do setor público em termos de suas estruturas, seus processos, seus valores corporativos, sua cultura e seu comportamento.
Nessa linha, avalie as afirmativas a seguir relativas à gestão de risco.

I. Para falarmos de riscos, uma palavra é fundamental: objetivo. Se não temos um objetivo, não há que se falar em eventos que podem atrapalhar ou ajudar a atingi-lo.
II. Os benefícios gerados por um gerenciamento de riscos compensam os eventuais custos incorridos com sua implementação. Dessa forma, não precisam ser estabelecidos procedimentos de controle interno proporcionais ao risco.
III. Análise de riscos, para prevenir a ocorrência de riscos e diminuir o impacto de suas consequências, busca identificar as possíveis causas, as consequências e os controles existentes.
IV. O objetivo da gestão de riscos é promover meios para que as incertezas não desviem os esforços da organização de seus objetivos.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q3154696 Administração Pública
Depreende-se do site da Transparência Internacional Brasil que: A corrupção é um dos maiores obstáculos para a estabilidade da democracia no Brasil e no mundo. Ela compromete políticas públicas necessárias, atrasa o desenvolvimento do país e a busca por justiça social, além de minar a confiança dos cidadãos nas instituições que sustentam a democracia.
Visando fortalecer a credibilidade das instituições no Brasil foi sancionada a Lei Complementar nº 131/2009 que, entre ações de combate à corrupção, propõe
Alternativas
Q3154695 Administração Pública
A governança pública contribui para assegurar que os interesses da sociedade orientem as decisões de políticas. Nessa linha, existem modelos e teorias aplicáveis robustas que fundamentam e sustentam a implementação da governança nas instituições públicas.
Avalie se as teorias e modelos de referências ao Sistema de Governança Pública incluem: 
I. Teoria do Gerencialismo. II. Teoria da Agência. III. Teoria Institucional. IV. Teoria da Burocracia. V. Teoria da Escolha Pública.
Estão corretos os itens
Alternativas
Q3154694 Administração Pública
É possível definir governança pública como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Nesse sentido, avalie se os princípios da governança pública incluem:
I. Capacidade de resposta. II. Integridade. III. Confiabilidade. IV. Monitoramento do desempenho da organização.

Estão corretos os itens
Alternativas
Q3154692 Administração Pública
O ciclo de políticas públicas é um modelo composto por vários estágios e fases que orientam a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas. Avalie se o estágio de formulação inclui as seguintes ações:

I. Formação da agenda pública, isto é, a escolha do conjunto de problemas ou temas considerados merecedores de intervenção pública.
II. Desenho da política pública, que contempla a caracterização da política com base em um modelo lógico que explicita, entre outras coisas, seus objetivos, seus produtos, suas atividades, seus resultados e seus impactos.
III. Estruturação da governança e gestão, que envolve a definição das estruturas de governança, de gestão de riscos e controles internos, de monitoramento e de avaliação da política pública.
IV. Tomada de decisão, que representa o momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema são explicitadas.

Estão corretos os itens 
Alternativas
Q3154383 Administração Pública
Nos últimos anos, a administração pública brasileira tem dado cada vez mais atenção à gestão da integridade. Programas de integridade, que abrangem ações preventivas e corretivas contra fraudes e corrupção, são fundamentais para promover a confiança pública e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico.
Assinale a opção que descreve a função suporte da alta administração nos programas de integridade.
Alternativas
Q3154382 Administração Pública
O neocorporativismo é um sistema de intermediação de interesses em que as organizações são limitadas, e o Estado lhes dá o monopólio da representação em troca de alguma influência sobre nomeações no parlamento.
Assinale a opção que apresenta requisitos para o estabelecimento do neocorporativismo.
Alternativas
Q3154381 Administração Pública
O governo eletrônico (e-gov) consiste no uso de tecnologia da informação e comunicação (TICs) combinado com mudanças organizacionais para aperfeiçoar as estruturas e operações do governo.
Com relação ao e-gov, analise as afirmativas a seguir.

I. O e-gov é uma alternativa mais rápida e prática para os cidadãos no acesso a serviços governamentais.

II. A percepção de risco pelos cidadãos, como em questões de privacidade e segurança, pode desencorajá-los a utilizar os sistemas de e-gov.

III. O uso de serviços presenciais tradicionais tende a aumentar quando os cidadãos percebem o uso de e-gov como arriscado.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3154379 Administração Pública
Modelos de relação e de prevalência são constructos teóricos que explicam, respectivamente, como os atores interagem e quais atores predominam em um processo de política pública. Eles são baseados em observações práticas e ajudam a interpretar a distribuição de poder nas arenas políticas.
O modelo usado para interpretar a relação entre o governo e a burocracia é denominado
Alternativas
Q3154378 Administração Pública
Os atores relevantes em uma política pública são aqueles que podem influenciar, direta ou indiretamente, o conteúdo e os resultados, sensibilizando a opinião pública e decidindo o que entra na agenda política.
Assinale a opção que apresenta exemplo de atores governamentais.
Alternativas
Q3154377 Administração Pública
A formulação de uma política pública envolve definir os objetivos e as estratégias e avaliar as possíveis consequências de cada alternativa. O policymaker usa diferentes mecanismos genéricos para induzir o comportamento desejado em uma política pública.
Assinale a opção que exemplifica o uso da coerção como mecanismo de indução de comportamento. 
Alternativas
Q3154376 Administração Pública
O processo de elaboração de políticas públicas, ou ciclo de políticas públicas, organiza a vida de uma política em fases sequenciais e interdependentes.
Assinale a opção que apresenta a definição de agenda formal.
Alternativas
Q3154375 Administração Pública
Uma política pública é uma diretriz criada para enfrentar um problema público, orientando ações ou omissões, e as atividades resultantes dessa orientação também integram a política pública.
Assinale a opção que apresenta os elementos fundamentais para a elaboração de uma política pública. 
Alternativas
Q3154374 Administração Pública
Os modelos de Administração Pública refletem a evolução das formas de gestão governamental, buscando equilibrar eficiência, transparência e participação cidadã para melhor atender às demandas da sociedade.
O modelo em que a legitimidade se origina das leis e do direito e é pautada, a princípio, pela racionalidade e objetividade é o(a) 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Assistente em Administração |
Q3154225 Administração Pública
Considerando os desafios da gestão pública na contemporaneidade, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Observa-se que o sistema capitalista se encontra em processo de transformação, em que se constata que uma parcela significativa do cenário institucional de duas décadas atrás está ruindo. O capitalismo financeiro mundial está subjugando o capitalismo gerencial do século XX, tornando irreversível a imposição do mundial sobre o nacional, do especulador sobre o administrador e do financista sobre o produtor. Essas alterações, que estão ocorrendo num ambiente cada vez mais complexo e repleto de desafios – com destaque para a desigualdade de renda, mudanças climáticas e escassez de recursos naturais – estão repercutindo e exigindo uma nova postura das instituições e dos gestores públicos.
PORQUE
II. As alterações nas relações entre a Administração Pública e seus usuários são decorrentes, em geral, da crise gerada pelo atendimento deficiente ao cidadão. Os usuários de serviços públicos, além de mostrarem um nível elevado de insatisfação com a qualidade do atendimento, passaram a exigir, cada vez mais, a prestação de serviços de qualidade. Assim, a prestação de serviços tornou-se um fator bastante crítico para a Administração Pública na quase totalidade dos países no mundo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Assistente em Administração |
Q3154224 Administração Pública
Sobre os princípios constitucionais que demarcam a atuação da administração pública brasileira, relacione as seguintes colunas.

Princípios
1 - Legalidade
2 - Impessoalidade
3 - Moralidade
4 - Publicidade
5 - Eficiência

Caracterização dos princípios
( ) Determina que a atividade administrativa deve ser destinada a todos os administrados, dirigida aos cidadãos em geral, sem a determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza.
( ) Torna obrigatória a divulgação de atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública direta, indireta ou fundacional, para conhecimento, controle e início de seus efeitos.
( ) Consiste em que a Administração esteja rigorosamente subordinada à Constituição e à lei. Para o cidadão em geral, o que não é proibido é permitido, mas para o administrador público significa que ele somente poderá fazer o que a lei determina.
( ) Significa que o contribuinte, que paga a conta da administração pública, tem o direito de exigir um retorno equivalente ao que pagou, sob forma de tributos. Todos os servidores públicos estão sendo pagos pela sociedade, que deve exigir que sejam obedecidos os princípios constitucionais e que os atos administrativos visem apenas o bem comum e utilização correta desses recursos.
( ) Envolve a análise da ação administrativa, se ela está pertinente ao interesse público. Se o ato administrativo via apenas aos interesses do governante, ou de um determinado grupo, evidentemente não será válido, e poderá ser derrubado através de uma ação judicial. O fim institucional da Administração Pública é o interesse público que vincula e determina a ação do administrador.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Assistente em Administração |
Q3154222 Administração Pública
A governança pública é um novo paradigma, pós-burocrático e pós-gerencial, que tem por objeto a gestão das ferramentas de resolução dos problemas sociais de maneira colaborativa. Relacione a primeira coluna em que constam modelos de gestão pública pelos quais o Brasil passou às características apresentadas na segunda coluna.  
Modelo
1 - Gerencialista
 2 - Nova governança pública

Características
  ( ) Confiança. Parceria. Cooperação. Coordenação. Desempenho e conformidade. Integridade. Accountability. Equidade. Exerce autoridade quem detém confiança e capacidade de persuasão e de mobilização das redes públicas. O cidadão é visto como parceiro. Os agentes públicos atuam na criação e preservação de valor público.
( ) Normas flexíveis de interação (público/privado e governo/ Administração Pública). Desregulamentação. Extinção de monopólios.
( ) Competição. Eficiência produtiva, distributiva e alocativa. Autoridade é o contratante do serviço público. Cidadão é o contribuinte/cliente. Valorização da gestão privada. Os agentes públicos são motivados pelo interesse próprio.
( ) Adoção de múltiplas ferramentas de resolução dos problemas sociais (instrumentos de cooperação). Expansão das redes de políticas públicas. Coprodução de serviços de interesse público. Gestão de riscos e integridade. Prestação de contas (responsividade, baseada em riscos e resultados). Ênfase na criação e preservação de valor público (desempenho e conformidade).
( ) Fortalecimento dos mecanismos de coordenação governamental indireta (regulação). Normas de integração entre os setores do Estado (governo e sociedade civil). Irrelevância da dicotomia público/privado. Ênfase no exercício das garantias de transparência e participação.
( ) Adoção de procedimentos flexíveis de gestão (contratualização, privatização, terceirização, avaliação de desempenho, administração por objetivos). Prestação de contas (dos resultados alcançados). Ênfase nos resultados públicos (desempenho).

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Assistente em Administração |
Q3154221 Administração Pública
O modelo weberiano de burocracia é um tipo ideal de organização, orientado segundo uma lógica racional de adequação de meios a fins, baseada na impessoalidade, na profissionalização e no formalismo. A burocracia é um modelo de organização racional, que busca garantir a excelência administrativa de organizações privadas, sociais ou públicas.
São características principais do modelo burocrático de administração pública, ainda presentes no contexto do serviço público, exceto:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: D
6: B
7: E
8: D
9: A
10: E
11: C
12: E
13: A
14: A
15: E
16: C
17: C
18: B
19: C
20: D