Questões de Concurso
Sobre código de ética profissional do servidor público civil do poder executivo federal - decreto nº 1.171 de 1994 em ética na administração pública
Foram encontradas 2.831 questões
I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
II. Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
IV. O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. Atuar com transparência, imparcialidade e respeito aos direitos dos alunos e colegas.
II. Priorizar os interesses pessoais de grupos específicos, desde que não comprometa o serviço.
III. Ignorar denúncias de irregularidades uma vez que essas questões devem ser resolvidas internamente.
IV. Promover um ambiente educacional que respeite a dignidade e os direitos de todos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. O servidor público deve sempre priorizar o atendimento ao público com respeito, eficiência e transparência, independentemente das circunstâncias pessoais ou profissionais.
II. O Código de Ética permite que o servidor utilize informações privilegiadas obtidas no exercício da função para obter vantagens pessoais ou beneficiar terceiros.
III. É dever do servidor público atuar com cortesia e respeito, evitando atitudes que possam denegrir a imagem da instituição que representa, mesmo em situações de conflito.
IV. O servidor público deve respeitar e agir conforme as leis e regulamentos, mas pode desconsiderá-los se acreditar que sua decisão será mais benéfica para o serviço público.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Excerto I:O Servido público pode aceitar presentes de valor significativo, caso sejam oferecidos durante o desempenho de suas funções.
Excerto II:Os servidores públicos não têm a responsabilidade de garantir a transparência e a prestação de contas aos cidadãos.
Sobre os excertos, assinale a alternativa correta:
(__)A ética no serviço público é fundamental para garantir a confiança da sociedade nas ações do governo e a imparcialidade nas decisões administrativas.
(__)A ética no serviço público permite que o servidor público receba benefícios privados em troca de favores para pessoas ou empresas.
(__)O servidor público deve atuar com transparência, honestidade e respeito aos direitos dos cidadãos, sempre buscando o interesse coletivo.
(__)O Código de Ética do Servidor Público Federal não exige que os servidores mantenham um comportamento ético fora do expediente de trabalho.
Após sua análise, assinale a alternativa que possui a sequência correta:
Considerando a ética no setor público, analise as afirmativas a seguir.
I. A atuação estatal deve ser pautada na ética, que implica na promoção de campanha de abrangência nacional de fomento à cultura da transparência e moralidade na administração pública.
II. São consideradas atitudes éticas no trabalho a discrição e a honestidade como forma de preservar a privacidade e o espaço de outras pessoas, permitindo que haja desenvolvimento de uma relação de respeito mútuo.
III. A conduta ética do servidor público não é apenas uma questão de comportar‐se de acordo com o que é permitido. O essencial da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: a motivação, o esmero, o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou fazer mais do que a função lhe prescreve.
IV. Há certos aspectos do serviço público que se medem pelo simples cumprimento exterior das normas, e pela escolha consciente e livre do julgamento ético com o objetivo de desenvolver sua própria orientação, dando segurança e estímulo para a atuação profissional do servidor.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) O servidor deve ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.
( ) O Código de Ética, atendendo aos preceitos constitucionais, permite o livre exercício do direito de greve. No exercício desse direito, não há a obrigatoriedade de o servidor zelar pelas exigências específicas da segurança coletiva, visto que isso seria uma limitação ao direito de greve.
( ) É vedado ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
PORQUE
II. Para que um servidor público possa atuar livremente, a sua conduta não pode estar subordinada aos princípios da instituição que atua.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
( ) Usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.
( ) Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
( ) Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
( ) Utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: