Questões de Concurso Sobre código de ética profissional do servidor público civil do poder executivo federal - decreto nº 1.171 de 1994 em ética na administração pública

Foram encontradas 2.851 questões

Q3174194 Ética na Administração Pública
Os servidores públicos, inclusive na esfera federal, ao desempenharem suas funções públicas com cortesia, urbanidade e atenção perante os administrados, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral, estarão agindo em consonância com um(uma):
Alternativas
Q3172335 Ética na Administração Pública
No contexto das relações humanas no trabalho, a ética profissional no serviço público implica em:
Alternativas
Q3169970 Ética na Administração Pública

Julgue o seguinte item, com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo (Decreto n.º 1.171/1994), no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei n.º 8.112/1990) e na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992).


Para fins de apuração do comprometimento ético, aquele que prestar serviços de natureza temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, mediante vínculo direto ou indireto, a qualquer órgão do poder estatal será considerado servidor público, conforme o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo.

Alternativas
Q3169204 Ética na Administração Pública

A respeito das disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo (Decreto n.º 1.171/1994), dos deveres do servidor público federal, conforme a Lei n.º 8.112/1990, e da improbidade administrativa, julgue o item a seguir. 


O servidor público federal que se apresenta embriagado perante a sociedade de forma habitual pratica conduta vedada pelo referido código de ética.  

Alternativas
Q3167318 Ética na Administração Pública

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo (Decreto n.º 1.171/1994), na Lei Anticorrupção (Lei n.º 12.846/2013) e na Lei do Processo Administrativo (Lei n.º 9.784/1999), julgue o seguinte item.  


A comissão de ética pode aplicar ao servidor faltoso a penalidade de demissão, quando cabível, conforme fundamentação constante do respectivo parecer. 

Alternativas
Q3165879 Ética na Administração Pública

Com fundamento no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo (Decreto n.º 1.171/1994), na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992) e na Lei Anticorrupção (Lei n.º 12.846/2013), julgue o item a seguir.


Cabe à comissão de ética a aplicação da penalidade de censura, mediante parecer devidamente fundamentado e assinado por todos os seus integrantes, com ciência do servidor que cometeu a falta.

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2025 - UFC - Assistente em Administração |
Q3162711 Ética na Administração Pública
A primeira regra deontológica registrada no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal estabelece que "A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos" (Decreto nº 1.171/1994). Pode ser apontado como um dos deveres do servidor público fixados no referido Código de Ética: 
Alternativas
Q3161327 Ética na Administração Pública
Conforme preconiza o Decreto nº 1.171/94, que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a pena aplicável pela Comissão de Ética, que constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do servidor público faltoso, é:
Alternativas
Q3157770 Ética na Administração Pública
O Decreto nº 1.171 de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Considere as seguintes asserções.

I. O servidor deve ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.
II. Toda ausência do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
III. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o interesse da Administração. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
IV. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

Assinale a alternativa composta apenas por asserções corretas.
Alternativas
Q3153972 Ética na Administração Pública
Assinale a alternativa que não condiz com as relações interpessoais e ética no serviço público.
Alternativas
Q3152963 Ética na Administração Pública

Durante uma capacitação, o instrutor destaca que o motorista de ambulância deve conhecer e aplicar os princípios do Código de Ética do Servidor Público, especialmente ao interagir com pacientes e acompanhantes. Avalie as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:



(__) O servidor público deve agir com urbanidade e cortesia no atendimento ao público.


(__) É permitido ao servidor aceitar vantagens pessoais oferecidas em razão de sua função.


(__) O servidor deve tratar todas as pessoas com igualdade, sem preconceitos ou privilégios.


(__) É obrigação do servidor atuar com transparência e respeito às normas legais.



Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Q3152695 Ética na Administração Pública
De acordo com o Código de Ética do Servidor Público (Decreto nº 1171/94), qual é a conduta vedada ao servidor público em relação ao uso do cargo ou função para obter favorecimentos? 
Alternativas
Q3152243 Ética na Administração Pública
No Decreto n° 1.171/94 está disposto o Código de Ética do Servidor Público onde informa que dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são as maiores características que devem conduzir o servidor público. Portanto, sobre a questão ética tem-se que toda pessoa tem direito à verdade. Logo, identifique e marque a alternativa CORRETA sobre a informação.
Alternativas
Q3152152 Ética na Administração Pública
De acordo com o Código de Ética do Servidor Público (Decreto nº 1.171/94), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3151470 Ética na Administração Pública
O Código de Ética do Servidor Público Federal estabelece princípios e normas que regem a conduta do servidor público no desempenho de suas funções. De acordo com as regras deontológicas estabelecidas no Código de Ética do Servidor Público Federal, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3151277 Ética na Administração Pública
 Código de Ética do Servidor Público Federal estabelece diretrizes para a conduta ética no desempenho das funções públicas. Com base nessas diretrizes, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3116136 Ética na Administração Pública
No Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil (Decreto n° 1.171/94) são abordadas algumas regras éticas, dentre elas, identifique e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114530 Ética na Administração Pública
O Decreto 1.171/94 é considerado o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, trazendo inúmeras regras de conduta que devem ser observadas pelos agentes públicos. Com relação a esse Código, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3113208 Ética na Administração Pública
Leia as afirmativas abaixo de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
II. Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
IV. O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3112562 Ética na Administração Pública
O Código de Ética Profissional do Servidor Público, estabelecido pelo Decreto Nº 1.171 de 1994, prevê uma série de condutas que visam garantir a lisura e a imparcialidade no desempenho das funções públicas. O respeito aos princípios éticos é indispensável para a confiança da sociedade no serviço público. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: E
6: C
7: A
8: A
9: C
10: A
11: D
12: D
13: C
14: A
15: C
16: A
17: A
18: B
19: D
20: B