Questões de Concurso Sobre políticas públicas em arquitetura

Foram encontradas 599 questões

Q3112434 Arquitetura

A respeito da Agenda Habitat, julgue o item a seguir.


A Agenda Habitat II (1996) concentra-se no acesso à moradia segura e saudável como condição fundamental para a cidadania, reconhecendo o protagonismo do Estado nesse processo e recomendando que as ações e projetos sejam por ele conduzidos, e não pelo mercado. 

Alternativas
Q3112433 Arquitetura

No que concerne ao conjunto de ações que incentivam a qualidade do meio urbano, julgue o item subsequente.


Agenda Habitat consiste em ações de planejamento sustentável aplicadas especificamente em cidades metropolitanas densamente povoadas.

Alternativas
Q3112429 Arquitetura

Acerca de ações que qualificam o funcionamento da cidade, julgue o seguinte item.


Quanto maior o cuidado em infraestrutura urbana, maior o interesse de empresas e do capital em investir na cidade.

Alternativas
Q3036869 Arquitetura

Com referência ao parcelamento do solo no planejamento e projeto urbanos, julgue o seguinte item. 


São exemplos de instrumentos gerais da política urbana: plano diretor; disciplina do parcelamento, do uso e da ocupação do solo; zoneamento ambiental; gestão orçamentária participativa; estudo prévio de impacto ambiental (EIA); e estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV). 

Alternativas
Q2955107 Arquitetura

O programa Urbanização de Favelas desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação o Programa tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas. Todas as alternativas abaixo estão corretas EXCETO:

Alternativas
Q2952868 Arquitetura

O problema da violência urbana, para além dos fatores sociais e de políticas públicas que promovam desenvolvimento econômico, social e do indivíduo, também pode estar relacionado à forma urbana e a configuração dos espaços livres. A autora Jane Jacobs já relaciona a falta de vida das cidades à falta de vitalidade dos espaços públicos, como ruas e calçadas que não promovam encontros e trocas. Entre as estratégias dadas por arquitetos e urbanistas para conter o avanço da violência urbana podemos considerar também a seguinte diretriz:

Alternativas
Q2952861 Arquitetura
“O instrumento disponível para o tratamento da densidade ainda é o Índice de Aproveitamento do Terreno (I.A.T.), um número que, multiplicado pela área do terreno, produz a área máxima edificável [também conhecido como Coeficiente de Aproveitamento (C.A.)]. Estabelecidos por bairro ou conjunto de bairros, os IAT foram revistos pelo Plano Diretor e passaram a relacionar-se de forma mais coerente com a capacidade da infraestrutura instalada nas suas áreas de referência, embora ainda permitam (de maneira geral) densidades incompatíveis com essa capacidade”.
(Fonte: ACIOLY, C.; DAVIDSON, F. Densidade urbana um instrumento de planejamento e gestão urbana. 2ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998).

Em relação a densidade urbana e parâmetros urbanos, verifique as afirmativas abaixo:

I - Um dos instrumentos que a legislação de parâmetros construtivos tem para buscar equilibrar a densidade arquitetônica e a capacidade das infraestruturas urbanas é o Índice de Aproveitamento do Terreno (IAT).
II - A Taxa de Ocupação (T.O.) é o parâmetro que limita a área total construída de todos os andares da ocupação, calculados em função da área do terreno onde será edificado o projeto.
III - Outro parâmetro urbanístico é a Taxa de Permeabilidade, que define uma área livre mínima do lote, calculada em função do tamanho do terreno, onde nenhuma arquitetura ou pavimentação impermeável pode ser construída.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2951400 Arquitetura

Para a elaboração de um projeto de planejamento urbano, temos várias fases a serem cumpridas. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2951395 Arquitetura

Assinale a alternativa que demonstra alguns fins de interesse público de planejamento urbano, levando-se em consideração que o planejamento do uso do solo urbano deve ter como uma de suas finalidades o interesse público da coletividade.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: FUNCAB Órgão: DAE-CE Prova: FUNCAB - 2013 - DAE-CE - Arquiteto Pleno - I |
Q2943904 Arquitetura

O registro de um parcelamento aprovado pela Prefeitura Municipal só poderá ser cancelado, exclusivamente, por requerimento do loteador, com anuência da prefeitura, enquanto a aquisição dos lotes restringirem-se a:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: CETREDE Órgão: SC-CE Prova: CETREDE - 2013 - SC-CE - Arquiteto Pleno - I |
Q2934083 Arquitetura

Sobre projeto de urbanismo, assinale a alternativa falsa:

Alternativas
Q2916110 Arquitetura

Sobre a teoria do planejamento urbano, relacione as colunas e assinale a alternativa com que sequência correta.


A. Legislação urbanística que varia no espaço urbano e é a forma mais tradicional de planejamento urbano.

B. Conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

C. Conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano.


( ) Plano diretor.

( ) Zoneamento.

( ) Mobilidade urbana.

Alternativas
Q2913463 Arquitetura

O HABITE-SE é um documento expedido pela prefeitura que libera o imóvel construído ou reformado para a moradia ou a permanência de pessoas. Analise as afirmativas I, II e III abaixo, relacionadas aos documentos necessários para a liberação do HABITE-SE, e assinale a alternativa correta:


I. Necessita apenas do memorial descritivo da obra.

II. Entre outros documentos necessita da apresentação dos comprovantes de pagamento dos impostos (INSS e ISS).

III. O alvará é um destes documentos.

Alternativas
Q2898472 Arquitetura

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Gleba: área de terra resultante do arruamento e loteamento de glebas, ou do desmembramento ou remembramento de lotes.

( ) Lote: área de terra que não foi objeto de arruamento e loteamento.

( ) Alinhamento: divisa entre o lote ou gleba e o logradouro público.

( ) Testada ou frente do lote ou gleba: alinhamento correspondente à via pública de circulação, sendo que, nos lotes ou glebas voltados para mais de uma via pública de circulação, será considerado como testada o alinhamento em que se situar o acesso principal do imóvel.

( ) Profundidade do lote ou gleba: distância entre a frente e o fundo do lote ou gleba; se a forma do lote ou gleba for irregular, adota-se a profundidade média.

( ) Balanço: toda construção, em qualquer pavimento acima do térreo, cuja projeção horizontal situa-se fora do perímetro determinado pelos elementos estruturais ou de vedação do pavimento térreo.

A sequência está correta em

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2008 - UFRRJ - Arquiteto |
Q2889775 Arquitetura

No que diz respeito à política urbanizadora, durante o período colonial brasileiro, analise as afirmações abaixo.

I. Foi um conjunto de critérios para controlar o processo de urbanização e sempre foi parte da política colonizadora.

II. A partir de 1549, com a criação do Governo Geral e a fundação de Salvador, a Metrópole passa a criar cidades, em capitanias que reverteram a Coroa.

III. Nas cidades que fundava, a administração portuguesa contava com a assistência técnica de mestres construtores e arquitetos ou engenheiros-militares.

IV. Havia duas formas de atuação: uma simples para as vilas e outra com padrões técnicos para as cidades da Coroa.

A opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é

Alternativas
Q2881835 Arquitetura

No âmbito dos instrumentos da política urbana, lei municipal específica, baseada no Plano Diretor, poderá delimitar área para aplicação de operações urbanas consorciadas.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.


I. A operação urbana consorciada é o conjunto de intervenções e medidas especificamente coordenadas entre o Poder Público Municipal e os investidores privados, com vistas à valorização ambiental.

II. A modificação de características de parcelamento, uso e ocupação do solo e subsolo, é medida prevista nas operações urbanas consorciadas, desde que não alterem as normas edilícias.

III. O programa de atendimento econômico e social para a população diretamente afetada pela operação deverá constar, obrigatoriamente, do plano de operação urbana consorciada.


Assinale:

Alternativas
Q2744955 Arquitetura

Uma das atribuições do município é estabelecer normas de edificações, loteamento de arruamento e zoneamento urbano e rural, bem como as limitações urbanísticas convenientes à ordenação do seu território. As normas de loteamento referentes à atribuição citada acima deverão exigir reserva de áreas destinadas a:


I – Zonas verdes e demais logradouros públicos.

II – Vias de tráfego e de passagem de canalizações públicas, de esgotos e de águas pluviais nos fundos dos vales.

III - Passagem de canalizações públicas de esgotos e de águas pluviais, com largura mínima de dois metros nos fundos de lotes, cujo desnível seja superior a um metro da frente ao fundo.


Sobre as afirmativas:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735402 Arquitetura

Entre as atribuições do profissional arquiteto e urbanista estão algumas atividades. Uma delas é elaborar o Plano de Regularização Fundiária, que é um instrumento técnico que constitui

Alternativas
Q2704152 Arquitetura

A ordenação e controle do uso do solo, de acordo com a Lei nº 10.257, evita, dentre outros, todos os itens a seguir, EXCETO:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPE Órgão: UFPE Prova: UFPE - 2019 - UFPE - Arquiteto Urbanista |
Q2697923 Arquitetura

O parâmetro urbanístico chamado Solo Natural, utilizado, nos últimos 20 anos, pelas legislações urbanísticas do Recife determina

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: D
6: E
7: E
8: C
9: A
10: A
11: A
12: B
13: D
14: C
15: E
16: C
17: E
18: D
19: D
20: D