Questões de Concurso Sobre teoria e história do patrimônio em arquitetura

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Q3080532 Arquitetura
Olinda, devido ao seu “conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico, que foi tombado, em 1968, pelo Iphan, recebeu também “o reconhecimento da cidade como Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco, em 1982” (http://portal.iphan.gov.br/).
São cerca de 1500 imóveis tombados em diferentes estilos arquitetônicos, o que lhe coloca como patrimônio mundial e não só estadual e nacional. 


Imagem associada para resolução da questão



Assinale a alternativa que apresenta os aspectos e/ou estilos arquitetônicos que compõem o conjunto tombado da cidade de Olinda e que lhe conferem o título de Patrimônio Mundial Cultural:
Alternativas
Q3080525 Arquitetura
“A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.”
(http://portal.iphan.gov.br)

Considerando que o patrimônio cultural pode ser classificado como bem material ou imaterial, leia os exemplos abaixo e enumere a segunda coluna em correspondência com a primeira. 


1. Bem material  2. Bem imaterial
( ) Apresentação do Caboclinhos Sete Flechas ( ) Igreja da Misericórdia ( ) Carnaval de Olinda ( ) Cortejo do Maracatu de Baque Virado ( ) Monumento Tortura Nunca Mais - Recife ( ) Fortim de São Francisco de Olinda ( ) Procissão de Nossa Senhora da Conceição

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3058917 Arquitetura
Durante a elaboração de um inventário para patrimônio arquitetônico, qual abordagem é essencial para garantir a precisão e a integridade da documentação, levando em consideração tanto a importância histórica quanto a condição física do edifício?
Alternativas
Q2952870 Arquitetura

O Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro sofreu no ano de 2018 um grave incêndio que danificou sua arquitetura e seu acervo de forma quase irrecuperáveis. A partir dos conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir:


I - O Museu Nacional abrigava grande acervo científico, com coleções de geologia, paleontologia, botânica, dentre outras. Dessa forma, pode-se afirmar que o edifício em si não possuía tanto valor histórico-científico quanto os objetos presentes em seu interior.


II - Tombado pelo IPHAN desde 1938, todo o complexo arquitetônico construído naquele local possuía estimado valor histórico, patrimonial, artístico e científico para o país e para a humanidade.


III - Símbolo arquitetônico com 200 anos de história, o prédio tinha mais de 13 mil m² de área construída e seu incêndio repercutiu internacionalmente como uma das maiores perdas patrimoniais da América Latina dos últimos tempos, tanto pela questão arquitetônica, quanto pelo acervo em seu interior.


IV - O museu não era considerado um dos mais importantes do país, pois apenas abrigava um acervo com valor restrito ao campo da pesquisa botânica. Apesar deste fato, o incêndio aponta para a necessidade da conservação patrimonial.


Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Arquivista |
Q2932573 Arquitetura

A definição clássica da Unesco é abrangente, e considera os móveis e imóveis ligados à tradição cultural, e que devem ser transmitidos, devem ser lançados nessa transmissão cultural para as gerações vindouras. Essa é a definição da Unesco para

Alternativas
Q2667664 Arquitetura

Analise o texto:


“Pode ser definido como instrumento de preservação que busca identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material. O principal objetivo é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidades e educação patrimonial.”


Trata-se da definição de:

Alternativas
Q2576694 Arquitetura
A cidade de Varsóvia foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e passou por um plano de recuperação que se iniciou em 1953, sob a supervisão do então recém imposto governo comunista. Essa experiência urbanística contribuiu significativamente para as doutrinas teóricas relativas à urbanização, à reurbanização e conservação que se realizam hoje, pois demonstra que
Alternativas
Q2494529 Arquitetura
A Praça Ari Coelho, situada na cidade de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, é um exemplo emblemático de reconfiguração de uma praça consagrada. Em 1996, recebeu um projeto totalmente novo, elaborado por um escritório de arquitetura da própria cidade. Analise as afirmativas abaixo sobre essa reconfiguração, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):


I – Apesar de o novo projeto imprimir uma linguagem contemporânea de desenho, contrapondo-se à anterior, o traçado eclético não foi totalmente esquecido, visto que, com o objetivo de manter a memória, foi proposto um novo desenho de piso na forma dos antigos caminhos;


II – Se o antigo projeto era fortemente caracterizado pela imprecisão do traçado orgânico, o projeto de reforma empregou formas geométricas na reformulação dos canteiros e jardins, propiciando clara percepção dos caminhos;


III – Mesmo com grandes alterações formais, não houve mudança estrutural do antigo programa contemplativo e de recreação infantil, pois foram acrescentadas apenas as atividades de lazer cultural, com a implantação de um anfiteatro.


A sequência correta é:
Alternativas
Q2490653 Arquitetura
Na Carta para Educação dos Arquitetos, elaborada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pela UIA (União Internacional dos Arquitetos), Arquitetura é definida como:
Alternativas
Q2488862 Arquitetura
No que diz respeito à história da arquitetura, todo o século XIX assistirá a uma série de crises estéticas que se traduzem nos movimentos chamados revivalistas. A primeira tentativa de resposta à questão tradição x industrialização se deu pelo pensamento dos românticos John Ruskin e William Morris, proponentes de um movimento estético que ficou conhecido justamente por Arts & crafts. O movimento propôs:
Alternativas
Q2213063 Arquitetura
“A noção de patrimônio urbano histórico constituiu-se na contramão do processo de urbanização dominante. Ela é o resultado de uma dialética da história e da historicidade que se processa entre três figuras (ou abordagens) sucessivas da cidade antiga” (CHOAY, 2001, p. 179).
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os conceitos das três figuras da noção de patrimônio histórico urbano trabalhadas por Françoise Choay em seu livro A alegoria do patrimônio.
COLUNA I
1. Figura memorial 2. Figura histórica: papel propedêutico 3. Figura historial
COLUNA II
( ) Encontra expressão na obra de Camillo Sitte (1843- 1903). O estudo morfológico das cidades antigas e, portanto, a história formal de seu espaço constituem instrumento que serve de descobertas para o urbanista. A cidade antiga também pode nos dar lições.
( ) Apareceu na obra de G. Giovannoni (1873-1943), para quem os conjuntos urbanos antigos podem ser integrados numa concepção geral da organização do território, com a condição de que recebam um tratamento conveniente e que neles não se implantem atividades incompatíveis com sua morfologia.
( ) Aparece na Inglaterra por intermédio de Ruskin (1819-1900) que prega que é sacrilégio tocar nas cidades da era pré-industrial. Para ele nós devemos continuar a habitar as cidades como no passado. Elas são garantias de nossa identidade pessoal, local, nacional, humana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2213062 Arquitetura
Analise as seguintes afirmativas sobre os conceitos de monumento e monumento histórico desenvolvidos por Françoise Choay em seu livro A alegoria do patrimônio e assinale com V as verdadeiras e F as falsas.
( ) Monumento é constituído em objeto de saber e integrado numa concepção linear do tempo.
( ) Monumento histórico não é, desde o princípio, desejado e criado como tal, ele é constituído a posteriori.
( ) Monumento é tudo o que for edificado por uma comunidade de indivíduos para rememorar ou fazer com que outras gerações de pessoas rememorem acontecimentos, sacrifícios, ritos ou crenças (túmulo, templo, coluna, arco do triunfo, obelisco, estela, totem).
( ) Monumento é uma criação deliberada cuja destinação foi pensada a priori.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA
Alternativas
Q2021448 Arquitetura

LEIA O TEXTO ABAIXO, COM ATENÇÃO, ANTES DE RESPONDER À QUESTÃO.


“Nas quadras em que a maioria dos imóveis ainda mantinha suas características originais, o critério utilizado foi de proteger o conjunto, através de suas fachadas e telhados [...]. Na eventualidade de já existirem imóveis totalmente descaracterizados ou lotes vazios [...] seriam permitidas novas construções desde que sua altura não ultrapassasse a média existente (10,5 m) e que seu projeto se integrasse ao conjunto edificado. [...] alguns imóveis [...] já estavam em processo de descaracterização, mas ainda apresentavam elementos que permitiam sua recomposição. Nesses casos, eles seriam obrigados a manter as características originais da edificação, adotando, entretanto, uma linguagem contemporânea nos elementos recuperados [...].”

[PINHEIRO, A. I. de Freitas. In: Anais do II SEDUR, 1986]

O texto acima se refere a um instrumento de:
Alternativas
Q1991796 Arquitetura
Assinale a opção que apresenta um aspecto que descreve o estilo Barroco das obras no Estado da Paraíba e de outros Estados “açucareiros” do Nordeste brasileiro. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Arquiteto |
Q1987485 Arquitetura
Em uma edificação tombada como patrimônio cultural, há a necessidade de instalar um sistema de climatização artificial nos ambientes internos. Para tanto, como princípio das técnicas retrospectivas, deve-se preservar a matéria do bem edificado. Ao mesmo tempo, deve-se compatibilizá-la com o acolhimento dessa tecnologia a ser instalada. Um dos elementos impactantes é o dos condensadores e que cria um desafio projetual aos profissionais de engenharia e de arquitetura e urbanismo. Diante do cenário lançado, qual perspectiva se coloca adequada para compatibilizar a preservação dos valores patrimoniais e da ambiência do bem acautelado, com a instalação do sistema de ar condicionado, especificamente do destino de seus condensadores? 
Alternativas
Q1915057 Arquitetura
Julgue o item seguinte, considerando a legislação pertinente ao patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico no Brasil. 
A proteção do patrimônio histórico e artístico nacional é organizada, até hoje, pelo Decreto-lei n.º 25/1937. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE - CE Prova: FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Arquiteto |
Q1842472 Arquitetura
O arquiteto austríaco Camillo Sitte, autor de planos de ampliação de algumas cidades austríacas, observa a paisagem da cidade moderna e releva seus inconvenientes. Assinale a opção que apresenta um desses inconvenientes. 
Alternativas
Q1819602 Arquitetura
“(...) Conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.” Trata-se de:
Alternativas
Q1809380 Arquitetura
O Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, definiu que o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN) possui quatro livros do Tombo. Estes livros são
Alternativas
Q1809378 Arquitetura
O tipo de intervenção que pode ser feita em uma ruína é de
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B
5: C
6: B
7: A
8: B
9: A
10: D
11: D
12: B
13: A
14: C
15: D
16: C
17: C
18: D
19: A
20: A