Questões de Concurso
Sobre teoria e história do patrimônio em arquitetura
Foram encontradas 133 questões
Com relação a alguns elementos constituintes da taipa de mão ou pau-a-pique, analise as afirmativas a seguir.
I. No sistema de vedação realizado em pau-a-pique ou taipa de mão, as ripas são vigas horizontais de madeira mais delgadas, entrelaçadas a peças de madeira mais robustas dispostas verticalmente.
II. A trama serve de sustentação para camadas de barro, preenchendo a estrutura em ambos os lados, como reboco de revestimento, constituindo um sistema de vedação bastante eficiente.
III. Elementos construtivos, como beirais na parte superior e assentado sobre baldrames, protegem da umidade, complementando-se com cal aplicada em ambas as faces da parede resultante do processo.
Está correto o que se afirma em
Em relação a algumas etapas desse diagnóstico e a seus respectivos objetivos, analise as afirmativas a seguir.
I. Ensaios e testes: auxiliam na compreensão dos danos materiais já identificados.
II. Mapeamento de danos: avalia o estado de conservação dos materiais e do sistema estrutural; identifica os agentes degradadores; caracteriza os danos de fundação e os danos estruturais.
III. Análise do estado de conservação: representa graficamente os danos existentes, correlacionando seus agentes e causas.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que indica um produto específico pertinente à etapa projeto executivo.
Analise as informações a serem registradas de forma gráfica, apresentadas a seguir, identificando as referentes ao meio físico com (F), as relativas ao meio biológico com (B) e as do meio antrópico com (A).
( ) Mapeamento da vegetação com distribuição dos extratos arbóreos, arbustos e herbários.
( ) Mapas de córregos, rios, lagos, reservatórios e do lençol freático.
( ) Mapas com indicações de acesso e comunicação como estradas e vias para pedestres e veículos.
( ) Cartas topográficas atuais e antigas com informações sobre forma, modelado do terreno e limites.
( ) Mapas geológicos com informações geológicas básicas.
( ) Mapas com localização dos vestígios arqueológicos.
Assinale a opção que apresenta a identificação correta.
Entre os jardins listados a seguir, assinale a opção que indica o que não sofreu sua intervenção ou foi criado por outro paisagista.
Relacione os conceitos de preservação a seguir às definições a eles correspondentes.
I. Identificação
II. Conservação
III. Manutenção
IV. Restauração
( ) Ação de recuperação e reintegração de elementos constituintes do jardim, em parte ou em sua totalidade, mantendo a unidade e a permanência dos valores materiais e imateriais que caracterizam o conjunto, e que embasaram a sua proteção.
( ) Ação sistemática visando a fornecer ao jardim condições de uso e fruição.
( ) Conjunto abrangente de ações preventivas ou de reabilitação, destinadas ao prolongamento do tempo de vida ou integridade do jardim.
( ) Ação de reconhecimento e registro ordenado de um jardim, compreendendo a análise do sítio e o contexto histórico e urbano onde se insere.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A adoção do conceito de paisagem como patrimônio cultural no Brasil, consolidou-se depois
Nesse contexto, assinale a opção que indica, corretamente, as classificações criadas pela UNESCO para definir os diversos tipos de paisagens culturais.
1. Aloísio Magalhães.
2. Gustavo Capanema.
3. Lucio Costa.
4. Renato Soeiro.
( ) Foi diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos (DET).
( ) Com uma atuação discreta, sua gestão caracterizou-se pelos tombamentos dos conjuntos históricos.
( ) Além de diretor do Iphan, foi um renomado designer gráfico.
( ) Era Ministro da Educação e Saúde, quando o Iphan foi criado.
A seguir, aponte a ordem correta da correspondência entre as personalidades e o papel desempenhado por elas:
COLUNA A
M. Patrimônio Cultural Material. I. Patrimônio Cultural Imaterial.
COLUNA B
( ) O modo artesanal de fazer queijo de Minas. ( ) A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. ( ) A dança frevo, típica de Pernambuco. ( ) O Centro Histórico de São Luís, no Maranhão.
Assinale agora a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
No que diz respeito ao patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o seguinte item.
O conjunto arquitetônico e urbanístico de Brasília foi o primeiro bem contemporâneo reconhecido pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade no Brasil — o projeto de Oscar Niemeyer foi vencedor do concurso para o Plano Piloto de Brasília no qual participaram concorrentes nacionais e internacionais.
No que diz respeito ao patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o seguinte item.
O sítio arqueológico de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, é um dos conjuntos arquitetônicos históricos mais relevantes do Brasil, declarado Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela UNESCO.
Acerca das relações entre arquitetura e cultura, julgue o item que se segue.
A arquitetura, apesar de ser uma das expressões mais palpáveis e concretas da cultura de um povo, é historicamente datada, ou seja, para ser compreendida necessita ser social e culturalmente contextualizada, de modo que não é possível entender as complexidades das sociedades humanas ao longo da história ao se estudar a arquitetura de diferentes culturas.
As igrejas barrocas de Olinda se configuram como um importante patrimônio histórico e cultural da cidade.
https://www.aarquiteta.com.br/blog/o-encanto-do-barroco-a-arquitetura-das-igrejas-de-olinda/
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as afirmativas e assinale a INCORRETA.
São cerca de 1500 imóveis tombados em diferentes estilos arquitetônicos, o que lhe coloca como patrimônio mundial e não só estadual e nacional.

Assinale a alternativa que apresenta os aspectos e/ou estilos arquitetônicos que compõem o conjunto tombado da cidade de Olinda e que lhe conferem o título de Patrimônio Mundial Cultural:
(http://portal.iphan.gov.br)
Considerando que o patrimônio cultural pode ser classificado como bem material ou imaterial, leia os exemplos abaixo e enumere a segunda coluna em correspondência com a primeira.
1. Bem material 2. Bem imaterial
( ) Apresentação do Caboclinhos Sete Flechas ( ) Igreja da Misericórdia ( ) Carnaval de Olinda ( ) Cortejo do Maracatu de Baque Virado ( ) Monumento Tortura Nunca Mais - Recife ( ) Fortim de São Francisco de Olinda ( ) Procissão de Nossa Senhora da Conceição
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
O Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro sofreu no ano de 2018 um grave incêndio que danificou sua arquitetura e seu acervo de forma quase irrecuperáveis. A partir dos conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir:
I - O Museu Nacional abrigava grande acervo científico, com coleções de geologia, paleontologia, botânica, dentre outras. Dessa forma, pode-se afirmar que o edifício em si não possuía tanto valor histórico-científico quanto os objetos presentes em seu interior.
II - Tombado pelo IPHAN desde 1938, todo o complexo arquitetônico construído naquele local possuía estimado valor histórico, patrimonial, artístico e científico para o país e para a humanidade.
III - Símbolo arquitetônico com 200 anos de história, o prédio tinha mais de 13 mil m² de área construída e seu incêndio repercutiu internacionalmente como uma das maiores perdas patrimoniais da América Latina dos últimos tempos, tanto pela questão arquitetônica, quanto pelo acervo em seu interior.
IV - O museu não era considerado um dos mais importantes do país, pois apenas abrigava um acervo com valor restrito ao campo da pesquisa botânica. Apesar deste fato, o incêndio aponta para a necessidade da conservação patrimonial.
Estão corretas apenas as afirmativas: