Questões de Concurso
Sobre automação de arquivos em arquivologia
Foram encontradas 155 questões
No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.
A interoperabilidade entre sistemas públicos possibilita que diferentes plataformas e bases de dados compartilhem e processem informações de maneira integrada e eficiente, de maneira a evitar duplicação de esforços, melhorar a qualidade dos serviços prestados e tornar as ações governamentais mais coordenadas e responsivas às necessidades da população.
No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.
A implementação da transformação digital no governo eletrônico tem como desvantagem o fato de que a automação de processos públicos resulta em um aumento da burocracia e uma redução da eficiência administrativa, além de que, em alguns casos, complica o acesso da população sem letramento digital aos serviços públicos.
I. A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) foi instituída para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica.
II. Compete ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), através do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar), homologar, auditar e fiscalizar a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) e os seus prestadores de serviço.
III. É vedado à Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) emitir certificados para o usuário final.
IV. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
V. No exercício de suas atribuições, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) desempenha atividade de fiscalização, encaminhando, imprescindivelmente, a aplicação de sanções e penalidades ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Está correto o que se afirma apenas em
Em relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item que se segue.
Conforme o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil), requisitos não funcionais são aqueles que não estão diretamente relacionados à funcionalidade do sistema e, portanto, não são relevantes para a sua implementação.
Em relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item que se segue.
No escopo dos metadados, o paradado é uma estrutura conceitual utilizada para definir o caráter do processamento de recursos de informação e é aplicado exclusivamente a sistemas automatizados baseados em inteligência artificial.
Especificação de requisitos que estabelece um conjunto de condições a serem cumpridas pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema informatizado de gestão arquivística e pelos próprios documentos a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, assim como seu acesso. Trata-se da definição de
Na preservação de documentos digitais, o processo que permite, por meio de software especial, a execução de software antigo em um computador moderno, de forma a manter o desempenho e a apresentação original, é denominado processo de:
A automação aplicada aos arquivos tem se mostrado uma solução eficiente para a gestão da informação e preservação da memória institucional. Nesse sentido, o ________ é um processo controlado que permite a gestão de fluxos de trabalho, incluindo a tramitação de documentos. O sistema permite a definição de fluxos de trabalho específicos, com a possibilidade de automatização de tarefas e monitoramento de prazos.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ aponta diretrizes para repositórios arquivísticos digitais confiáveis, arquivamento e manutenção dos documentos arquivísticos digitais em suas diversas fases. De acordo com este Conselho, os repositórios digitais confiáveis devem, entre outros:
I- demonstrar sustentabilidade econômica e transparência administrativa;
II- projetar seus sistemas de acordo com convenções e padrões comumente aceitos, no sentido de assegurar, de forma episódica, a gestão, o acesso e a segurança dos materiais depositados;
III- estabelecer metodologias para avaliação dos sistemas que considerem as expectativas de confiabilidade esperadas de forma circunscrita pela alta liderança executiva do órgão.
É(São) correta(s):
Julgue o item que se segue, relativos ao uso de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.
Nos arquivos permanentes, a automação dos acervos
beneficia sobremaneira a descrição.
Leia o texto a seguir e observe a figura.
“O modelo de informação apresenta o conceito de pacote de informação, que é fundamento de um repositório OAIS. Ele é um container conceitual, composto pelo objeto digital a ser preservado e todos metadados necessários associados a esse objeto.”
Fonte: ROCHA, Cláudia Lacombe. Gestão e preservação de documentos digitais. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma
abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2020, p. 119.
Considerando os conceitos básicos e fundamentos do modelo OAIS e os seus modelos de pacote de informação, de referência e funcional, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O modelo OAIS prevê 3 agentes diferentes na interação com o repositório: produtores, consumidores e administrador.
( ) Produtores são as pessoas ou sistemas que interagem com o repositório OAIS para acessar os objetos digitais preservados.
( ) No pacote de informação do modelo OAIS, a informação de conteúdo compreende o objeto digital a ser preservado (cadeia de bits) e os metadados técnicos (denominados informação de representação).
( ) No pacote de informação do modelo OAIS, os metadados que compõem a informação de descrição de preservação podem ser classificados em 3 grupos: SIP, AIP e DIP.
( ) No pacote de informação do modelo OAIS, a informação de empacotamento pode ser organizada em 4 grandes grupos: referência, proveniência, fixidade e contexto.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: