Questões de Concurso
Sobre automação de arquivos em arquivologia
Foram encontradas 155 questões
No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.
A interoperabilidade entre sistemas públicos possibilita que diferentes plataformas e bases de dados compartilhem e processem informações de maneira integrada e eficiente, de maneira a evitar duplicação de esforços, melhorar a qualidade dos serviços prestados e tornar as ações governamentais mais coordenadas e responsivas às necessidades da população.
No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.
A implementação da transformação digital no governo eletrônico tem como desvantagem o fato de que a automação de processos públicos resulta em um aumento da burocracia e uma redução da eficiência administrativa, além de que, em alguns casos, complica o acesso da população sem letramento digital aos serviços públicos.
I. A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) foi instituída para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica.
II. Compete ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), através do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar), homologar, auditar e fiscalizar a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) e os seus prestadores de serviço.
III. É vedado à Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) emitir certificados para o usuário final.
IV. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
V. No exercício de suas atribuições, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) desempenha atividade de fiscalização, encaminhando, imprescindivelmente, a aplicação de sanções e penalidades ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Está correto o que se afirma apenas em
Em relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item que se segue.
Conforme o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil), requisitos não funcionais são aqueles que não estão diretamente relacionados à funcionalidade do sistema e, portanto, não são relevantes para a sua implementação.
Em relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item que se segue.
No escopo dos metadados, o paradado é uma estrutura conceitual utilizada para definir o caráter do processamento de recursos de informação e é aplicado exclusivamente a sistemas automatizados baseados em inteligência artificial.
Um arquivista atualizado deve estar atento a toda evolução da legislação na área arquivística, principalmente relacionada às Resoluções do CONARQ que têm a finalidade, dentre outras, de definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa, visando à preservação da documentação e à proteção especial dos documentos de arquivo, independente da forma física em que esta informação se encontre registrada. Desta maneira, recomenda aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos a adoção do modelo de requisitos para os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos que é o
O e-ARQ Brasil é uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade, além disso, pode ser usado para orientar a identificação de documentos arquivísticos digitais (ARQUIVO NACIONAL, 2011). Sobre o e-ARQ Brasil assinale a alternativa INCORRETA:
Observe a definição a seguir: Conjuntos de procedimentos e operações técnicas característicos do sistema de gestão arquivística de documentos, processado eletronicamente e aplicável em ambientes digitais ou em ambientes híbridos, isto é, em que existem documentos digitais e não digitais ao mesmo tempo. Segundo o Glossário de Documentos Arquivísticos Digitais (2016) essa definição diz respeito a:
Para que a reprodução de um microfilme em formato do documento seja válida, é necessário que o
A operação de arquivamento dos documentos digitais se diferencia do arquivamento dos documentos convencionais porque nesses últimos o arquivamento é ao mesmo tempo uma operação lógica e física. No documento digital, suporte e conteúdo são entidades separadas. Como ele é constituído por um objeto físico (suporte), lógico (software e formato) e conceituai {apresentação), a operação de arquivar significa armazenar o objeto digital, mantendo a sua identificação única e os ponteiros para outros objetos digitais.
O órgão ou entidade deve controlar quem está autorizado a ter acesso aos documentos arquivados e em que circunstâncias o acesso é permitido, dado que os documentos podem conter informação pessoal, comercial ou operacionalmente sensível. O sistema deve ser capaz de recuperar qualquer documento, em qualquer tempo e de apresentá-lo com a mesma forma que tinha no momento da sua criação. A essa qualidade damos o nome de:
Conforme consta no documento E-Arq Brasil, a captura de um documento convencional será realizada pelo Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) por meio das atividades de:
A microfilmagem de preservação é aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos, tendo em vista a conservação dos originais, com a finalidade de preservá-los dos desgastes relacionados à consulta. Essa modalidade deve ser aplicada, principalmente, na esfera dos arquivos:
De acordo com o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD e-ARQ Brasil (2011, p. 10), o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) “é um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes”.
“O SIGAD deve ser capaz de gerenciar, simultaneamente, os documentos _________ e os ____________. No caso dos documentos convencionais, o sistema registra apenas as referências sobre os documentos e, para os documentos digitais, a captura, o armazenamento e o acesso são feitos por meio do SIGAD”.
Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
Quando bibliotecas ou arquivos reformatam suas coleções com propósitos de preservação, deve ser utilizado o filme com uma expectativa de vida de quinhentos anos. Apenas o filme de gelatina e prata oferece atualmente este grau de longevidade, mas nem todos os filmes de gelatina e prata são assim. Desta forma, assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
I. O microfilme de gelatina e prata com base de poliéster é o único apropriado para propósitos de preservação.
II. O microfilme de gelatina e prata com base de polipropileno é o único apropriado para propósitos de preservação.
III. O microfilme de gelatina e substrato de prata com base de polipropileno é o único apropriado para propósitos de preservação.
IV. O microfilme de gelatina porosa e prata com base de poliéster é o único apropriado para propósitos de preservação.
V. O microfilme de gelatina e acetato com base de poliéster é o único apropriado para propósitos de preservação.
O documento arquivístico digital é o documento digital reconhecido e tratado como documento arquivístico. A migração é o conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas. A migração consiste na transferência de um objeto digital:
I. de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo;
II. de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado;
III. de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para outra mais moderna. A migração pode ocorrer por preservação e acesso.
Pode-se afirmar que:
Entre outras vantagens da microfilmagem de documentos de arquivo, podemos dizer que a principal é ter