Questões de Arquivologia - Competências dos Profissionais de Arquivo para Concurso
Foram encontradas 133 questões
Procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística são essenciais para o profissional arquivista, que deve fazer uso de instrumentos, tais como o Plano de Classificação, a Tabela de temporalidade e destinação e o Manual de gestão arquivística de documentos. Associe esses instrumentos com a sua finalidade.
I - Plano de Classificação
II - Tabela de temporalidade e destinação
III - Manual de gestão arquivística de documentos
P - Definição das categorias de usuários e das permissões de acesso e uso do sistema de gestão arquivística para produção, leitura, atualização e eliminação dos documentos.
Q - Objetiva estabelecer procedimentos regulares no tocante a produção, tramitação, arquivamento e destinação dos documentos arquivísticos, de acordo com as normas e a legislação vigente.
R - Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.
S - Instrumento arquivístico que determina prazos de guarda, tendo em vista a transferência, o recolhimento e a eliminação de documentos.
As associações corretas são:
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. De acordo com a Lei n° 6.546, de 4 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo, são atribuições dos técnicos de arquivo:
( ) recebimento, registro e distribuição dos documentos, bem como controle de sua movimentação.
( ) classificação, arranjo, descrição e execução de demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos, assim como prestação de informações relativas aos mesmos.
( ) preparação de documentos de arquivo para microfilmagem e conservação e utilização de microfilme.
( ) preparação de documentos de arquivo para processamento eletrônico de dados.
( ) orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos.
O arquivista deve adotar algumas posturas que podem contribuir, de forma significativa, para a boa imagem da instituição e mesmo para que o público tenha uma boa impressão de seu atendimento. Analise as afirmativas a seguir.
I. Procurar conhecer o perfil do público a ser atendido.
II. Conscientizar-se do papel que exerce e contribuir para o alcance dos objetivos do órgão.
III. Ter forte conexão com o público-alvo da instituição.
IV. Obedecer rigorosamente às regras da instituição, sendo inflexível e, desse modo, demonstrando seriedade no trabalho.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
A gestão documental é uma atividade de grande importância para as organizações, pois tem um poder de atuar desde a produção até a guarda ou eliminação do documento. Nessa perspectiva, o Auxiliar em Administração, ao exercer suas atividades, tem grande responsabilidade em relação aos processos administrativos, no âmbito do Instituto Federal do Piauí. Levando em consideração esse contexto, assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com o Decreto nº 82.590 de 06 de novembro de 1978 que regulamenta a profissão de Arquivista, são atribuições deste profissional, EXCETO:
De acordo com o disposto no artigo 4º, da Lei 6.546/78, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo, o exercício dessas profissões, depende:
O Estado e as organizações produzem documentos registrando suas atividades e, por isso, tais documentos devem ter valor de prova e testemunho. Esses registros são armazenados, desencadeando a formação de grandes conjuntos documentais, que atendem à demanda informacional pública e/ou privada nas áreas administrativas, jurídicas e culturais. Os documentos de arquivo também atendem à demanda informacional de cidadania e colaboram para a fiscalização do Estado, sendo a base da transparência pública. Além disso, a gestão de documentos permite o uso das informações para o conhecimento e a compreensão aprofundada da realidade e possibilitam a realização de pesquisas em diversos campos científicos.
(SILVA, Luiz Carlos da. Desafios da implementação da política pública de arquivos: as funções arquivísticas e o acesso à informação na prefeitura municipal de Vitória/ES. Luiz Carlos da Silva. – Belo Horizonte, 2020. p. 33.)
As informações contidas nos arquivos buscam:
Um profissional especialista altamente capacitado foi contratado por uma empresa para esclarecer uma questão de natureza técnico-científica. Para tanto, ele coletou provas, analisou dados e produziu de um laudo técnico. Tal atividade exigiu grande rigor metodológico e imparcialidade. Podemos afirmar que o profissional em questão fez uma:
I. É dever ético do Arquivologista orientar sua atuação pela subjetividade e parcialidade e, em face aos interesses de seus empregadores, proprietários de arquivos e usuários.
II. É dever ético do Arquivologista facilitar o acesso aos arquivos apenas às pessoas que justificarem o interesse pelos documentos sobre seu controle.
III. É dever ético do Arquivologista assegurar sempre a transparência administrativa e a comunicabilidade dos documentos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O recebimento, o registro e a distribuição dos documentos.
II. O planejamento, a organização e a direção de serviços de arquivo.
III. O desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.
IV. A preparação de documentos de arquivo para processamento eletrônico de dados.
Está correto o que se afirma apenas em
O crescimento do acervo arquivístico resulta da acumulação dos documentos no âmbito da instituição.
Antes de instituir o programa, o arquivista deverá realizar a identificação do acervo documental acumulado na unidade central e nas unidades regionais da instituição.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.
O arquivista deve estabelecer contato com o Arquivo Nacional para que sejam feitos o registro e o diagnóstico preliminar do acervo localizado.
Leia o texto a seguir.
“[...] é preciso frisar que, para que o arquivista possa efetivamente colocar em prática o gerenciamento arquivístico, ele deve, antes, conquistar credibilidade e capacidade de influência, inclusive identificando e promovendo aliados/parceiros. Além disso, esse profissional precisa estar disposto a negociar [...] No decorrer do processo de negociação, cabe a esse profissional procurar e avaliar todas as alternativas possíveis antes de tomar decisões.”
Fonte: SILVA, Welder Antônio. O Gerenciamento Arquivístico. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2020, p. 167-168.
Considerando a condução, pelo arquivista, do processo de negociação cuja finalidade é colocar em prática o gerenciamento arquivístico, analise as afirmativas abaixo:
I. É preciso que o arquivista disponha dos seguintes conhecimentos: (1) dos dispositivos legais, (2) dos princípios, teorias e normas técnicas e (3) do contexto arquivístico.
II. É preciso que o arquivista desenvolva as seguintes capacidades: (1) técnica, (2) de influência nos níveis estratégico, tático e operacional da instituição e (3) de introduzir mudanças nas práticas, nos processos, nos comportamentos e nos valores institucionais.
III. É preciso que o arquivista tenha uma noção dos seguintes fatores: (1) resistências a serem enfrentadas, (2) aspirações que podem ser alimentadas, (3) forças e oportunidades que podem ser aproveitadas; (4) fraquezas e ameaças que devem ser contornadas.
Está CORRETO o que se afirma em: