Questões de Concurso Comentadas sobre conceitos fundamentais em arquivologia

Foram encontradas 5.651 questões

Q3207381 Arquivologia
Considerando os princípios arquivísticos e a gestão de documentos, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre o ciclo de vida dos documentos e as fases de um arquivo:
Alternativas
Q3199086 Arquivologia
Em relação ao estágio de evolução dos arquivos, eles podem ser corrente, intermediário ou permanente. Os arquivos permanentes guardam os documentos que:
Alternativas
Q3199076 Arquivologia
Os arquivos normalmente são classificados em quatro tipos. Em relação à entidade mantenedora, o arquivo pode ser:
Alternativas
Q3195958 Arquivologia
De acordo com Tognoli (2014), um documento pode ser compreendido como sendo qualquer coisa que informa, testemunha e prova, sendo que no âmbito das ciências documentais esse documento é o registro escrito destinado a provar um fato. Já no sentido diplomático, o significado é mais preciso, podendo ser aplicado aqueles escritos que possuem característica histórica e jurídica, com fundamento no âmbito da forma e do tempo. Ainda, segundo a Diplomática, na perspectiva dos arquivos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3195957 Arquivologia
De acordo com Duranti (1994), diante da mudança de atitude em relação ao direito dos cidadãos à informação e da possibilidade de manipulação dos documentos eletrônicos, é imprescindível que o arquivista repense o papel social de suas instituições. Considerando a Diplomática no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Duranti (1994) elucida que os registros documentais atestam ações e transações e que sua veracidade depende das circunstâncias de sua criação e preservação.
( ) A imparcialidade é um grande princípio da arquivologia e diz respeito, segundo descreve Duranti (1994), à veracidade natural dos documentos, devendo, primeiramente, estar livre de qualquer questionamento.
( ) A autenticidade é uma característica dos registros documentais, pois cada um deles é acumulado em virtude do transcurso de atividades organizacionais.
( ) Duranti (1994) descreve que a imparcialidade, autenticidade, naturalidade, inter-relacionamento e unicidade são características que contribuem para tornar a análise dos registros documentais um método básico para o alcance da compreensão do passado imediato ou histórico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3195955 Arquivologia
Um princípio científico, tal como observa Melo (2021), é um postulado que foi aceito de forma consensual por uma determinada comunidade científica e que estrutura a fundação de uma ciência. Um princípio arquivístico não deixa de ser diferente, tendo seus próprios métodos e técnicas que o configuram. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:

I. Há um discurso comum de que o princípio da proveniência tem sua origem a partir de uma Circular elaborada por Natalis de Wailly, no dia 24 de abril de 1841, intitulada Instruction pour la mise en ordre et le classement des archives départamentales et communales.
II. Conforme aponta Melo (2021), no contexto dos Records and Archives, o princípio da proveniência visa à aplicação da organicidade e dos records groups em documentos administrativos na gestão dos records centers.
III. Segundo Melo (2021), o princípio da proveniência, em suas origens, possuía um caráter custodial e com o passar do tempo os documentos de arquivo passaram a se relacionar com as razões que motivaram sua criação.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3195954 Arquivologia
Vários referenciais acadêmicos nortearam as reflexões sobre teorias e princípios arquivísticos ao longo do tempo, como Hilary Jenkinson, Antonia Heredia Herrera, Paola Carucci, Luciana Duranti e Terry Eastwood. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada referencial descrito abaixo às suas respectivas contribuições para o cenário arquivístico.

Coluna 1

1. Hilary Jenkinson.
2. Antonia Heredia Herrera.
3. Paola Carucci.
4. Luciana Duranti.
5. Terry Eastwood.

Coluna 2

( ) Referência espanhola que publicou o manual Archivística General: Teoria y Práctica.
( ) Importante referencial que teve uma grande influência teórica na Inglaterra e nos Estados Unidos e publicou o livro A Manual of Archive Administration.
( ) Contribuiu para a formação e institucionalização da Arquivologia canadense, tendo como uma de suas publicações The Archival Fonds: From Theory to Practice.
( ) Natural de Roma, na Itália, é uma referência da teoria diplomática e que publicou o livro Il documento contemporaneo. Diplomatica e criteri di edizione.
( ) Lançou o Projeto InterPARES e é uma grande referência em diplomática e paleografia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3195010 Arquivologia
A respeito da política arquivística dentro do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A política arquivística é uma política informacional.
( ) A legislação de arquivos em si é a política arquivística de um órgão.
( ) A política arquivística existe para responder aos problemas políticos do campo dos arquivos.
( ) A formulação de uma política arquivística para ser implementada no CRP-03 deve ser uma ação multidisciplinar.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3195008 Arquivologia
Dentre os documentos componentes do acervo do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP), podem ser percebidos diferentes tipos e espécies. Diante disso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os tipos documentais representam a união que se dá no momento em que se cruzam a função administrativa e o documento-veículo que induza ou que comprove seu cumprimento.
( ) Entende-se por espécie documental a configuração que assume o documento de acordo com a forma e a finalidade dos dados nele contidos.
( ) O tipo documental é a configuração que assume um suporte documental de acordo com as informações contidas no acervo, determinadas pelo agente público que a gerou.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3194573 Arquivologia
Um assistente organizacional do Conselho Regional recebeu um importante documento para o setor de Recursos Humanos. Verificada a integridade física do documento, são identificadas informações sobre sua natureza e tipologia, visando facilitar futuras consultas e sua localização. Essa etapa de identificação correta dos documentos recebidos também é conhecida como:
Alternativas
Q3191994 Arquivologia
Em relação ao conteúdo de um documento, qual das alternativas abaixo é verdadeira?
Alternativas
Q3191993 Arquivologia
Os documentos de arquivo possuem características que os diferenciam dos demais documentos. Nesse sentido, destaque a característica que possui as seguintes especificidades: “os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem”. 
Alternativas
Q3191992 Arquivologia
Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, “princípio da proveniência é o princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo (1) produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras”. Em contraponto a esse princípio, destaque a alternativa que representa o princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação.
Alternativas
Q3191991 Arquivologia
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, “cópia é o resultado da reprodução de um documento, geralmente qualificada por sua função ou processo de duplicação”. Nesse sentido, qual é o tipo de cópia obtida da impressão em tecido ou papel sensibilizado por sais de ferro, produzindo uma imagem em branco num fundo azul, normalmente utilizada para copiar mapas, desenhos e plantas?
Alternativas
Q3191990 Arquivologia
Como é classificado o arquivo considerado responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos de uma administração, podendo ou não assumir a centralização do armazenamento?
Alternativas
Q3191989 Arquivologia
Ao analisar as características e conceitos específicos à terminologia “arquivo”, observa-se, de acordo com o Glossário de Terminologia Arquivística, as afirmativas abaixo. No entanto, uma delas está incorreta, destaque-a: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189064 Arquivologia
A partir do conceito de Massa Documental Acumulada (MDA), julgue as sentenças que sejam consideradas coerentes com suas características:

I - Representa a eliminação regular de documentos, permitindo o descarte imediato de registros sem valor histórico, o que facilita a consulta pelos usuários.
II - Caracteriza-se pela acumulação de documentos sem organização, o que dificulta o acesso.
III - Como consequência, temos o aumento do custo de armazenamento e compromete a eficiência da gestão de documentos.
IV - A avaliação documental e a aplicação dos instrumentos de gestão, são essenciais para seu tratamento
V - A incidência de MDA é percebida apenas com documentos físicos, os documentos digitais não apresentam essas características.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189063 Arquivologia
Sobre os conceitos e abordagens de diplomática, indique a afirmação que NÃO CORRESPONDE à suas características
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189059 Arquivologia
A Tabela de Temporalidade de Documentos também é um instrumento de gestão que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189045 Arquivologia
Quanto à classificação dos arquivos e dos documentos de arquivo julgue as sentenças:

I - Os arquivos podem ser classificados de acordo com as características de sua entidade mantenedora.
II - A natureza dos documentos possui as categorias: arquivo especial, arquivo especializado e arquivo convencional.
III - A classificação dos arquivos pode ser interpretada a partir dos estágios de sua evolução: corrente, intermediário e permanente.
IV - Os arquivos podem ser públicos, institucionais, comerciais ou pessoais/familiares.
V - Os arquivos podem ser categorizados quanto à extensão de sua atuação, em arquivos setoriais e em arquivos gerais ou centrais.

Com base nas assertivas é CORRETO o que se afirma em : 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C
5: D
6: E
7: B
8: D
9: D
10: D
11: E
12: B
13: A
14: C
15: B
16: E
17: B
18: B
19: B
20: A