Questões de Concurso
Comentadas sobre destinação em arquivologia
Foram encontradas 598 questões
No caso de documentos considerados permanentes nas TTDA de uma determinada instituição produtora, de acordo com a legislação, eles podem ser digitalizados visando viabilizar a produção, a tramitação e o acesso ao seu representante digital.
Nesse caso, o que será feito com os originais?
Procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística são essenciais para o profissional arquivista, que deve fazer uso de instrumentos, tais como o Plano de Classificação, a Tabela de temporalidade e destinação e o Manual de gestão arquivística de documentos. Associe esses instrumentos com a sua finalidade.
I - Plano de Classificação
II - Tabela de temporalidade e destinação
III - Manual de gestão arquivística de documentos
P - Definição das categorias de usuários e das permissões de acesso e uso do sistema de gestão arquivística para produção, leitura, atualização e eliminação dos documentos.
Q - Objetiva estabelecer procedimentos regulares no tocante a produção, tramitação, arquivamento e destinação dos documentos arquivísticos, de acordo com as normas e a legislação vigente.
R - Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.
S - Instrumento arquivístico que determina prazos de guarda, tendo em vista a transferência, o recolhimento e a eliminação de documentos.
As associações corretas são:
A Tabela de temporalidade é um instrumento de
Analise as afirmativas abaixo e assinale com V (VERDADEIRA) e com F (FALSA).
( ) Gestão de documentos é um conjunto de medidas e rotinas que garante o efetivo controle de todos os documentos de qualquer idade, desde sua produção até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente), com vistas à racionalização e à eficiência administrativa, bem como à preservação do patrimônio documental de interesse histórico-cultural.
( ) Tabela de Temporalidade é um instrumento aprovado pela autoridade competente que regula a destinação final dos documentos (eliminação ou guarda permanente), define prazos para sua guarda temporária, em função de seus valores legais, fiscais, administrativos e determina prazos para sua transferência, recolhimento e eliminação.
( ) Princípio de Proveniência determina que os documentos originários de uma instituição, entidade ou pessoa devam ser mesclados aos de origem diversa, observando-se os critérios da ordem cronológica, de assuntos e do tipo de suporte no qual está registrada a informação.
Marque a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
O instrumento onde se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo recebe o nome de Tabela de
Leia a situação hipotética abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
Certo dia, Pedro Paulo, ao acessar o Instagram, viu uma postagem do IFMT (Oifmt oficial) informando que as inscrições do processo seletivo para o Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (instalador de sistemas fotovoltaicos), do Programa Qualifica Mais ENERGIFE, com duração de aproximadamente um semestre, estavam abertas e que os alunos selecionados receberiam uma bolsa de R$ 400,00 e material didático para frequentar o curso.
Muito animado com a notícia, Pedro Paulo imediatamente acessou o site do IFMT, fez a leitura das regras da seleção, efetuou a inscrição e se preparou para o processo seletivo. Algum tempo depois, na data fixada para divulgação do resultado, Pedro Paulo acessou novamente o site e viu que ficou classificado na 99º posição das 100 vagas disponíveis.
Com a notícia da aprovação, os pais e amigos de Pedro Paulo se reuniram no final de semana e fizeram um almoço especial em comemoração, pois sabiam que o curso no IFMT seria uma ótima oportunidade de melhorar a sua qualificação e de inserção no mercado de trabalho.
Na segunda-feira, Pedro Paulo foi um dos primeiros a comparecer na Secretaria Escolar do IFMT/Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, onde apresentou os documentos exigidos e efetuou a matrícula. Após iniciadas as aulas, Pedro Paulo se dedicou ao máximo ao curso, fez grandes amizades com os colegas da turma, com os servidores da Instituição e demais colaboradores. Adorava as aulas práticas de montagem de sistemas fotovoltaicos e sobre os estudos de viabilidade de negócio.
Ao final, Pedro Paulo concluiu o curso com excelentes notas e foi considerado um dos cinco melhores alunos da turma. Diante do bom desempenho no curso e mesmo antes de receber o Certificado de Conclusão do Curso, ele foi contratado por uma das grandes empresas da região (Sol&Sol Energia Solar), porém foi-lhe exigida a apresentação do comprovante de conclusão do curso.
Tempos depois, a Diretoria da Sol&Sol Energia Solar, muito satisfeita com o profissionalismo e conhecimento técnico do Pedro Paulo, ofereceu-lhe a oportunidade de assumir o cargo de supervisor, mas com a condição de que continuasse a estudar. Com a proposta, ele não pensou duas vezes e, assim que o IFMT noticiou a abertura de um novo processo seletivo, Pedro Paulo fez a sua inscrição, mas agora para o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus Cuiabá.
Fontes: Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto n. 10.278/2020, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/conarg/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-conarg. Arquivo Nacional. Tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior - IFEs. Disponível em https:/Awww.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/gestao-de-documentos/orientacao-tecnica-l /codigo-de-classificacaoe-tabela-de-temporalidade-e-destinacao-de-documentos-de-arquivo/copy of portaria n0922011 tabela de temporalidade e destinao.pdf IFMT, Manual de Redação Oficial, Cuiabá: IFMT, 2018.
Em relação à gestão e técnicas arquivísticas, analise as proposições abaixo:
I. A Tabela de Temporalidade e de Destinação de Documentos - TTDD é um instrumento arquivístico que tem por objetivo definir os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, com vistas a garantir o acesso a informação.
Il. Informação com restrição de acesso é aquela que, devido ao processo de classificação de sigilo, tem acesso proibido, pelo seu caráter secreto ou ultrasecreto. Somente os envolvidos pela guarda e classificação podem ter acesso aos documentos classificados como restritos.
Ill. Documento digitalizado é o documento digital criado originariamente em meio eletrônico. Fonte: Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto n. 10.278/2020, 2021. Disponivel em: https://www.gov.br/conarg/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-conarg.
Está(do) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):
Durante as etapas do protocolo, os documentos têm que ser verificados, numerados e datados, sendo que as cópias ficam no setor de protocolo e os originais são encaminhados a seu destinatário.
A etapa de entrega dos documentos para destinatários que não fazem parte da estrutura da instituição
chama-se:
Em relação à destinação final dos documentos do Poder Judiciário, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os documentos permanentes devem ser definitivamente preservados no suporte original de criação.
( ) A amostra estatística representativa do conjunto documental destinado à eliminação é de guarda permanente.
( ) No Poder Judiciário, os documentos processuais de guarda permanente são distintos dos documentos históricos da instituição.
( ) Documentos recolhidos ao arquivo permanente podem ser objeto de nova solução de destinação, uma vez que já constituem acervo histórico.
A sequência está correta em
Assinale a alternativa correta com base nas responsabilidades de Ana.
( ) O instrumento gerado pelo processo de avaliação é o Código de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivos.
( ) Avaliação, no âmbito dos arquivos, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, é o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação em razão dos valores que lhes são atribuídos.
( ) O valor secundário, de acordo com Schellenberg (2006), possui dois aspectos: valor probatório e informativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Quanto à arquivologia, julgue o item.
O princípio da inalienabilidade proíbe a transferência
de propriedade dos arquivos públicos a terceiros.