Questões de Concurso Comentadas sobre microfilmagem e automação em arquivologia

Foram encontradas 1.929 questões

Q3195962 Arquivologia
As diretrizes do preservador e do produtor foram elaboradas no âmbito do Projeto InterPARES e são referenciais internacionais sobre preservação de documentos arquivísticos digitais. Considerando essa temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3195014 Arquivologia
Muitas mudanças dentro de uma organização podem afetar a sobrevivência continuada dos documentos digitais. A possibilidade dos documentos serem destruídos em um instante é bem maior do que no caso dos documentos tradicionais.

(Diretrizes do preservador – A preservação de documentos arquivísticos digitais: Diretrizes para Organizações.)

A respeito da preservação digital, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3195012 Arquivologia
O técnico responsável pela digitalização dos documentos do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) recebeu uma tarefa para digitalizar um relatório de guarda permanente que possuía inúmeros gráficos coloridos. Para desempenhar tal tarefa, ele deverá seguir os preceitos previstos na Resolução nº 31 do CONARQ, de 28 de abril de 2010, que dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes. De acordo com a Resolução nº 31 do CONARQ, as configurações que o técnico deverá utilizar para a digitalização do relatório e manter o seu formato são: _____ resolução mínima de _______, escala 1:1, com margem preta de _______ ao redor do documento, ________, modo__________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3195011 Arquivologia
Desde a década de 1990, a comunidade internacional tem desenvolvido iniciativas no sentido de orientar a modelagem e a implementação de repositórios digitais e, ainda, de apontar os requisitos para se atribuir confiabilidade a esses repositórios. A implantação de um repositório digital confiável é fundamental [...].

(Conselho Nacional de Arquivos (Brasil) Diretrizes para implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq). 2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2023.)


Sobre o Repositório Arquivístico Digital Confiável – RCD-Arq, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos seus objetivos é proteger a autenticidade e a relação orgânica entre os documentos.
II. O repositório arquivístico digital confiável se destina a ser o ambiente de gestão de documentos.
III. O OAIS descreve as funções do modelo funcional de eliminação de documentos digitais com base no plano de descrição.
IV. Um repositório digital é formado por elementos de hardware, software, metadados e procedimentos normativos e técnicos.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3194680 Arquivologia
Um ente público apresentava as seguintes questões referentes a seus arquivos públicos: grande volume de documentos acumulados, dificultando o acesso rápido à informação; documentos históricos em papel que apresentam degradação, colocando em risco a preservação de seu conteúdo; falta de espaço físico para armazenamento adequado dos documentos correntes; e ausência de ferramentas automatizadas para a gestão documental. Considerando a gestão de documentos, analise as estratégias elaboradas pela equipe responsável para resolver as questões.

I. Implementar um programa de avaliação documental para eliminar documentos sem valor administrativo, legal ou histórico.
II. Realizar a microfilmagem de todos os documentos históricos como única solução adequada para preservar seu conteúdo e economizar espaço físico.
III. Adquirir um sistema informatizado para automatizar a gestão documental, incluindo indexação e busca por palavras-chave.
IV. Investir em técnicas de restauração para recuperar documentos históricos danificados e evitar sua perda.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3194663 Arquivologia
Acerca da organização e do gerenciamento de arquivos físicos e digitais é correto afirmar, exceto:
Alternativas
Q3192001 Arquivologia
Uma das abordagens que visa a preservação digital é definida como “processo, por meio de software, que permite a um computador moderno a execução de softwares e hardwares antigos, desenvolvidos para outra plataforma tecnológica, mas com apresentação e performance originais. A probabilidade de perda de informações e funcionalidades aumenta à medida que são utilizadas diversas camadas de emulação, como resultado da aplicação dessa técnica repetidas vezes”. Como é chamada essa abordagem?
Alternativas
Q3192000 Arquivologia
Em relação à preservação, conteúdo e suporte dos documentos digitais, é falso afirmar:
Alternativas
Q3191999 Arquivologia
Um aspecto importante ao estudar a gestão de documentos eletrônicos e digitais é saber diferenciá-los, uma vez que é possível confundir um documento eletrônico de um digital. Nesse sentido, foram elencados alguns exemplos de documentos digitais, exceto:
Alternativas
Q3191998 Arquivologia
Ao analisar a gestão de documentos eletrônicos e digitais, destacam-se inúmeras vantagens, mas há também alguns problemas inerentes ao formato digital. A seguir, foram destacados alguns desses problemas, exceto:
Alternativas
Q3190266 Arquivologia
A gestão de documentos é essencial para o controle e organização da informação dentro de uma instituição. O arquivamento pode ser feito de forma física ou digital. Em relação ao arquivamento digital, qual é a principal vantagem? 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189072 Arquivologia
A norma mais importante para a garantia da preservação digital é o Open Archival Information System (OAIS). O OAIS descreve as funções de um repositório digital e os metadados necessários para a preservação e o acesso aos materiais digitais gerenciados pelo repositório, que constituem um modelo funcional que possui seis entidades ou processos:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189068 Arquivologia
De acordo com o Art. 37 da Portaria MEC nº 315, o acervo acadêmico é o “conjunto de documentos produzidos e recebidos por instituições públicas ou privadas que ofertam educação superior, pertencentes ao sistema federal de ensino, referentes à vida acadêmica dos estudantes e necessários para comprovar seus estudos”. De acordo com essa portaria, o acervo acadêmico, oriundo da digitalização de documentos ou dos documentos nato-digitais, deve ser controlado por sistema especializado de gerenciamento de documentos eletrônicos, que possua, minimamente, as seguintes características:

I - Capacidade de utilizar e gerenciar base de dados adequada para a preservação do acervo acadêmico digital;
II - Forma de indexação que permita a pronta recuperação do acervo acadêmico digital;
III - Método de reprodução do acervo acadêmico digital que garanta a sua segurança e preservação;
IV - Utilização de certificação digital padrão ICP-Brasil, conforme disciplinada em lei, pelos responsáveis pela mantenedora e sua mantida, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica do acervo;
V - Estruturação de Repositório Arquivístico Confiável (RDC-Arq) que garanta a preservação da autenticidade, integridade e acessibilidade do documento ao longo do tempo.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189067 Arquivologia
O Assentamento Funcional Digital (AFD) passou a ser uma demanda obrigatória para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal a partir do ano de 2016, quando foi publicada a Portaria Nº 4 da Secretaria de Gestão de Recursos do Trabalho, do Ministério do Planejamento. Essa tem sido uma preocupação frequente dos Arquivistas, que por meio da Rede Arquifes instituíram um grupo de trabalho dedicado especificamente à pauta. Sobre as definições feitas pela Portaria do AFD, é possível afirmar que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189066 Arquivologia
O Decreto nº 10.278, de 18 de março de 2020, dispõe sobre os requisitos técnicos para a digitalização de documentos públicos e privados, visando garantir a confiabilidade e autenticidade dos documentos digitais. Essa garantia é feita por meio da presunção de autenticidade a partir da atribuição de metadados. São metadados mínimos exigidos para todos os documentos:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189052 Arquivologia
O Decreto nº 8.539, de 08 de outubro de 2015, dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O decreto assegura que:
Alternativas
Q3187381 Arquivologia
De acordo com o Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário, a digitalização de documentos é composta por uma sequência ordenada de etapas e procedimentos; analise-a.
I. Digitalização. II. Ocerização. III. Captura do representante digital. IV. Recebimento dos documentos. V. Devolução da documentação física. VI. Preparação para a digitalização. VII.Validação.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3187379 Arquivologia
O Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário, a ser utilizado em conjunto com os Manuais de Gestão Documental e de Gestão da Memória, é mais um importante instrumento de auxílio aos Tribunais no desempenho da relevante tarefa de virtualização dos serviços judiciais e administrativos [...].
(Manual de digitalização de documentos do Poder Judiciário / Conselho Nacional de Justiça. Brasília: CNJ, 2023. p. 09.)
De acordo com o Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os documentos iconográficos são aqueles manuscritos, datilografados ou impressos.
( ) O metadado consiste na conversão da fiel imagem de um documento físico para código digital.
( ) A interoperabilidade é a capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto.
( ) O planejamento da digitalização deve ser aprovado pela Comissão Permanente de Avaliação Documental.
( ) O documento nato-digital é o representante digital resultante do procedimento de digitalização do documento físico.

A quantidade de afirmativas verdadeiras é
Alternativas
Q3187372 Arquivologia
A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo. Os documentos digitais sofrem diversas ameaças decorrentes da fragilidade inerente aos objetos digitais, da facilidade de adulteração e da rápida obsolescência tecnológica. (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS-Brasil. Resolução Conarq Nº 51. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2023.)
Relacione adequadamente as colunas a seguir.
( ) e-ARQ Brasil. ( ) OAIS. ( ) Ica-Atom. ( ) RDC-Arq. ( ) OAI-PMH.
1. Indica parâmetros e requisitos para repositórios arquivísticos digitais confiáveis, tendo em vista a perspectiva da necessidade de manutenção dos acervos documentais por longos períodos ou, até mesmo, permanentemente.
2. Estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ou implantado; especifica requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como seu acesso, pelo tempo que for necessário.
3. Modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações.
4. Protocolo para coleta de metadados que permite a interoperabilidade de repositórios. Está baseado nas normas abertas HTTP e XML, e visa a facilitar a disseminação eficiente de conteúdo; não realiza pesquisas em dados, mas possibilita a reunião dos dados em um só lugar.
5. Aplicação open source baseada na web para descrições arquivísticas baseadas em padrões e acesso em vários idiomas, um ambiente para múltiplas instituições arquivísticas.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3187366 Arquivologia
No que concerne à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), analise as afirmativas a seguir.
I. A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) foi instituída para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica.
II. Compete ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), através do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar), homologar, auditar e fiscalizar a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) e os seus prestadores de serviço.
III. É vedado à Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) emitir certificados para o usuário final.
IV. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
V. No exercício de suas atribuições, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) desempenha atividade de fiscalização, encaminhando, imprescindivelmente, a aplicação de sanções e penalidades ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: C
6: E
7: A
8: E
9: E
10: D
11: B
12: C
13: D
14: E
15: B
16: D
17: D
18: B
19: B
20: D