Questões de Concurso
Sobre organização de arquivos / métodos de arquivamento em arquivologia
Foram encontradas 1.736 questões
(__) O método cronológico é o mais indicado para arquivos permanentes, pois organiza os documentos por relevância histórica, priorizando os mais antigos.
(__) A aplicação do método alfabético em arquivos correntes facilita a recuperação de informações com base em títulos ou nomes relacionados aos documentos.
(__) O método geográfico é ideal para classificar documentos administrativos relacionados a diferentes localidades, como relatórios regionais.
(__) A escolha do método de arquivamento deve levar em conta o tipo de uso do arquivo, como o acesso frequente no caso de arquivos correntes ou a preservação no caso de arquivos permanentes.
A sequência está correta em:
( ) A classificação de documentos deve respeitar o princípio da proveniência, ou seja, os documentos devem ser mantidos conforme sua origem institucional, sem mistura com os de outras entidades.
( ) Documentos de atividades-meio, como contratos administrativos, podem ser classificados diretamente como documentos de valor permanente, independentemente de análise adicional.
( ) O uso de códigos de classificação visa identificar a relação hierárquica entre funções, atividades e tipos documentais.
( ) A natureza jurídica dos documentos, como públicos ou privados, não interfere na forma como devem ser classificados e organizados.
( ) A classificação é essencial para garantir a recuperação eficiente dos documentos, especialmente nas fases corrente e intermediária.
A sequência está correta em
• Classificação de documentos com base no plano de classificação;
• Avaliação dos prazos de guarda utilizando a tabela de temporalidade;
• Centralização de arquivos intermediários;
• Conservação de documentos de valor permanente no arquivo corrente.
Nesse contexto, é uma prática INADEQUADA:
Conforme o documento Profuncionário (Caderno 13), o método mais simples, prático e que proporciona consultas diretas e rápidas é o
I. Alfabético – é utilizado quando o elemento principal a ser considerado é o nome, pode ser chamado de sistema direto, pois a pesquisa é feita diretamente no arquivo por ordem alfabética. Este método é bastante rápido, direto e de fácil utilização.
II. Geográfico – também é do sistema direto, onde a busca é realizada pelos elementos procedência ou local, que estão organizados em ordem alfabética.
III. Numérico – este método deve ser utilizado quando o elemento principal é um número, sendo considerado sistema indireto, pois, para localizar um documento faz-se necessário recorrer a um índice alfabético de assunto que fornecerá o número sob o qual o documento foi organizado.
Está(ão) CORRETO(S):
1 – Sérgio do Amaral Montes Claros 2 – Ministro Bruno de Albuquerque 3 – Leonardo Barros Mota Júnior 4 – Wagner Amparo Alves 5 – Sheila Carvalho
1 – 269.522 2 – 37.359 3 – 998.010 4 – 997.010 5 – 235.800
(PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1997.)
Sobre métodos de arquivamento, analise as afirmativas a seguir.
I. O método geográfico é do sistema direto. A busca é feita diretamente ao documento. Esse método é preferido quando o principal elemento a ser considerado em um documento é a procedência ou local.
II. No método dígito-terminal, os documentos são numerados sequencialmente, mas sua leitura apresenta uma particularidade: os números, dispostos em três grupos de dois dígitos cada um, são lidos da direita para a esquerda, formando pares.
III. O método numérico simples constitui-se na atribuição de um número a cada correspondente ou cliente – pessoa física ou jurídica –, obedecendo-se à ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordenação alfabética, já que o método exige um índice alfabético remissivo.
IV. No método duplex, a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e dessa para a minúcia.
Está correto o que se afirma em
Sobre os métodos adotados na organização e no arquivamento de documentos, é CORRETO afirmar que:
Com relação aos diferentes sistemas de arquivamento de documentos, o que se pauta na ideia de que a localização do documento deve ser feita por meio de um índice ou código é conhecido por