Questões de Concurso
Sobre rede de arquivos em arquivologia
Foram encontradas 61 questões
A respeito dos sistemas e das redes de arquivo, julgue o seguinte item.
Compete ao Arquivo Nacional, entre outras atribuições, estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos.
A respeito dos sistemas e das redes de arquivo, julgue o seguinte item.
A aplicação do conceito de sistema de arquivo é restrita à abordagem federal, estadual ou municipal, não cabendo a criação de tais sistemas em nível institucional.
Em um sistema de arquivos,
A respeito dos sistemas e das redes de arquivo, julgue o item.
Integram o SIGA, como órgãos setoriais, as unidades
responsáveis pela coordenação das atividades
de gestão de documentos e pelos arquivos nas
entidades vinculadas aos órgãos da Administração
Pública Federal.
Leia o texto a seguir. “Em relação ao modelo/lógica de funcionamento e governança das estruturas orgânicas encarregadas das funções e serviços arquivísticos do ambiente considerado (uma ou mais instituições – arquivísticas ou não), estes podem se configurar no formato de sistema de arquivos ou de rede de arquivos.”
Fonte: SILVA, Welder Antônio.O Gerenciamento Arquivístico. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2020, p. 159.
São características de uma rede de arquivos:
Julgue o item a seguir, com base no que dispõe a legislação arquivística.
Estimular a implantação de sistemas de arquivos nos poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados é uma tarefa
do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
No que se refere a sistemas e redes de arquivo, julgue o próximo item.
As redes de arquivo diferem dos sistemas de arquivo
por prescindirem de um órgão central e por poderem se
agrupar por temáticas.
Mediante o disposto no art. 3º, do decreto em questão, é CORRETO concluir que o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) integram o SIGA
O Sistema Estadual de Documentação e Arquivos do Ceará — Sedarq — foi criado por meio da Lei nº 10.746, de 06.12.1982 e reestruturado com respaldo na Lei nº 13.087, de 29.12.2000, sendo ainda aprimorado em 2013, com proposição de equipe técnica para a sua efetivação. Atente ao que se diz a seguir sobre o Sedarq e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) O Sedarq tem por finalidade implementar a política estadual de arquivos públicos e privados, visando à gestão, preservação e acesso aos documentos de arquivos.
( ) O Sedarq tem como órgão central o Arquivo Público do Estado do Ceará.
( ) Somente integram o Sedarq o Arquivo Público do Estado do Ceará; os Arquivos do Poder Executivo Estadual, inclusive do Ministério Público; os Arquivos do Poder Legislativo Estadual, inclusive dos Tribunais de Contas e os Arquivos do Poder Judiciário Estadual.
( ) Compete ao Arquivo Público do Ceará a gestão, o recolhimento, mas não a preservação dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Estadual, nem a facilitação do acesso aos documentos sob sua guarda.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A normalização da gestão documental tem como foco garantir o desenvolvimento de um processo organizado e eficiente que controle a produção, a utilização e a eliminação da informação como prova das atividades de determinada instituição. A primeira destas normas internacionais, que assume por completo a cultura da qualidade total, tem origem em estudos da norma australiana AS 4390:1996 e foi publicada em 2001, com diretrizes básicas de boas práticas de gestão documental, que constituíram um dos fundamentos para a construção da norma E-ARQ Brasil.
A norma de gestão integral dos sistemas de arquivos, dos arquivos e dos documentos de arquivos referida é a