Questões de Concurso Sobre introdução à genética: 1ª e 2ª leis de mendel em biologia

Foram encontradas 298 questões

Q3127524 Biologia
Considere o Texto 02 para responder à questão.

Texto 02

Impulsividade
A impulsividade pode ser definida como um padrão de comportamento rápido e não planejado, em que o indivíduo não pensa muito sobre as consequências. Alguns fatores como ansiedade, hiperatividade e problemas no cotidiano, assim como variações genéticas entre os indivíduos, podem estar associados à manifestação desse comportamento. Um pouco de impulsividade pode contribuir para a tomada de decisões e pode ser vantajosa em algumas situações. No entanto, um alto nível de impulsividade pode levar a comportamentos de risco, com consequências prejudiciais aos indivíduos. O gene chamado DBH, presente no cromossomo 9, é responsável por produzir uma enzima que transforma a dopamina em noradrenalina, um hormônio que deixa o corpo em estado de alerta e é ativado em situações de estresse ou medo. O marcador rs1611115 nesse gene influencia a atividade dessa enzima e está associado a traços de personalidade relacionados à impulsividade. As pessoas que possuem duas cópias do alelo T nesse marcador apresentam maior predisposição para nível de impulsividade elevado.

Fonte: GENERA. Impulsividade. Disponível em: https://descubra.genera.com.br/caracteristica/genera-you/impulsividade.Acesso em: 12 set. 2024.Adaptado. 

Observe a figura abaixo.

FIGURA 01 – Heredograma (gene DBH)



Imagem associada para resolução da questão



A partir do Texto 02 e da Figura 1, é CORRETO afirmar que: 


I- a mulher 5 é homozigota dominante.

II- o homem 6 é heterozigoto.

III- o homem 8 pode ser tanto heterozigoto como homozigoto recessivo.

IV- se a mulher 3 tiver filhos com o homem 6, não é possível dizer se serão homozigotos recessivos ou heterozigotos.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3108543 Biologia
Considere-se que, em determinada raça de coelhos, a pelagem cinza uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Assim, em um cruzamento de um casal de coelhos cinza, ambos heterozigotos, espera-se o nascimento de coelhos cinzas e brancos.
A probabilidade de os coelhos cinzas serem heterozigotos é: 
Alternativas
Q3108044 Biologia
A genética é uma matéria fundamental para o entendimento de todas as áreas da Biologia, uma vez que é a base de tudo. Entendendo seu conceito e aspectos, analise as alternativas e indique a que está INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079590 Biologia

“Gregor Mendel é considerado o pai da genética. Em seus experimentos com cruzamentos de ervilhas, Mendel analisou a herança de várias características dessas plantas, como cor e textura das sementes, cor e forma das vagens, cor das pétalas, altura das plantas e localização das flores no caule. Com os resultados desses experimentos Mendel formulou duas leis fundamentais que embasam a genética mendeliana. Entretanto, Mendel não tinha conhecimento de biologia molecular. 

Atualmente, sabe-se que os fatores a que Mendel se referiu são genes presentes em cromossomos, constituintes do DNA, e que o comportamento destas estruturas no processo de divisão celular gera as proporções fenotípicas encontradas por Mendel em seus experimentos.”


Disponível em: https://educacao.uol.com.br/ disciplinas/biologia/leis-de-mendelconhecimentos-atuais-explicam-resultados-obtidos-pormendel.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 03 out. 2023. Adaptado.



A relação entre a genética mendeliana e a biologia molecular pode ser estabelecida pois 

Alternativas
Q3076285 Biologia
Em um cruzamento monohíbrido entre duas plantas heterozigotas para uma característica dominante, a proporção fenotípica esperada na descendência é de: 
Alternativas
Q3052577 Biologia
Em uma aula de genética, uma estudante pertencente ao tipo sanguíneo A- (filha de mãe tipo O+ e pai A+) pergunta qual poderia ser o tipo sanguíneo de um futuro filho seu com um homem com sangue tipo B+ (filho de pai A- e mãe tipo AB+). Sobre os tipos sanguíneos da aluna, do homem e do filho hipotético é correto afirmar que
Alternativas
Q3047672 Biologia

A biotecnologia está presente em nosso cotidiano com a participação dos micro-organismos que realizam processos metabólicos de extrema importância para a humanidade. Esses processos podem estar relacionados com a produção de alimentos, combustíveis, fármacos, tintas, enzimas, entre outros. Para que eles ocorram, às vezes é necessária a construção de células recombinantes com o objetivo de aumentar o número de cópias de determinado gene de interesse ou a posterior expressão heteróloga de proteínas de interesse. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.



Imagem associada para resolução da questão

Fonte: TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L.. Microbiologia. 2017, pg. 248.

Alternativas
Q3047670 Biologia
Segundo dados da Fundação das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura – 2015 (FAO - 2015), cerca de 900 milhões de pessoas não têm acesso a alimentos de forma suficiente para levar uma vida saudável e ativa. Este dado preocupante se agrava ainda mais ao consideramos que a população mundial continua crescendo, devendo superar os 9 bilhões de pessoas em 2050 (ONU, 2012). Uma das alternativas ao combate à fome é o aumento da produtividade agrícola, que pode se dar, dentre outros, por meio de variedades de plantas geneticamente modificadas para resistir a ambientes diversos e aos ataques de pragas. Em relação aos organismos geneticamente modificados, aponte em qual das técnicas de engenharia genética apresentadas abaixo permite-se a inserção precisa de genes em locais específicos do genoma de plantas:
Alternativas
Q3035934 Biologia
A Hemocromatose tipo 1, uma doença autossômica recessiva, é causada por mutações no gene HFE e caracterizada por aumento na absorção de ferro, acarretando sobrecarga. A proteína HFE é expressa nos enterócitos e hepatócitos e sua função está associada ao controle de ferro no organismo, porém seu mecanismo não está totalmente elucidado. Carlos é portador da doença e casou-se com Ana que não manifesta os sintomas, mas é filha de José, também portador da doença. O casal buscou atendimento com um geneticista em um centro de aconselhamento genético para saber quais são as chances da patologia se manifestar na prole. Considerando o interesse do casal acerca das possibilidades dos seus filhos desenvolverem a hemocromatose, o geneticista assertivamente os informou que:
Alternativas
Q3034319 Biologia

Considere o Texto 01 para responder à questão.


Texto 01


Predisposição ao alcoolismo


O alcoolismo é a dependência de uma pessoa ao álcool e é caracterizado pelo consumo abusivo e vontade incontrolável pela substância, associados aos sintomas de tolerância à bebida e abstinência. Os fatores ambientais que podem aumentar o risco para essa condição incluem o ambiente familiar, influência de amigos, contexto cultural, distúrbios psicológicos e consumo precoce da bebida. Estudos científicos demonstraram que fatores genéticos associados ao sistema de recompensa do cérebro e à capacidade do fígado de processar o álcool também podem estar relacionados com a dependência alcoólica.

[...]

O gene chamado FAAH, presente no cromossomo 1, é responsável por uma proteína que regula as funções de um importante neurotransmissor envolvido na sensação de recompensa e no vício. O marcador rs324420 diminui a atividade do gene e está associado aos alelos A e C. As pessoas que possuem o alelo A nesse marcador apresentam predisposição ao alcoolismo.

Considere o Texto 01 para a análise do heredograma abaixo.  


Imagem associada para resolução da questão


A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.


I- O homem 4 pode ser heterozigoto ou homozigoto dominante.


II- A mulher 7 só pode ser homozigota recessiva.


III- O homem 10 só pode ser homozigoto dominante.


IV- A mulher 9 só pode ser heterozigota.


V- Se a mulher 7 tiver filhos com o homem 10, todos terão predisposição ao alcoolismo.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3028508 Biologia
A genética de populações estuda a distribuição e as mudanças na frequência dos alelos sob a influência de forças evolutivas. Considerando o conceito de deriva genética, qual das afrimativas a seguir descreve corretamente como a deriva genética pode influenciar a variabilidade genética em uma população? 
Alternativas
Q3028506 Biologia
Considerando os conceitos de herança genética, recombinação e mutações, qual a opção que apresenta explicação sobre um caso de epistasia e suas implicações na herança fenotípica?
Alternativas
Q3026227 Biologia
Cada ciclo da PCR tem três etapas, na ordem: 
Alternativas
Q3020043 Biologia
Em humanos, a habilidade para o uso da mão direita é condicionada por um gene dominante. Em uma população hipotética de 10.000 indivíduos, 84% dos indivíduos são destros. Admitindo-se que essa população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, o número de indivíduos heterozigotos nessa população será de:
Alternativas
Q3020041 Biologia
Em uma espécie animal, a cor preta do corpo é determinada por um alelo dominante A e a cor amarela pelo alelo a, enquanto o padrão liso é determinado pelo alelo C e corpo peludo pelo alelo c. Considerando-se que os genes que controlam os caracteres segregam-se independentemente e que foram gerados 240 descendentes a partir do cruzamento de uma fêmea de genótipo aaCc e um macho AaCc, qual é o número esperado na descendência de filhotes machos amarelos e lisos? 
Alternativas
Q2614534 Biologia
Analise a situação hipotética a seguir.
Um casal, formado por uma mulher de pigmentação normal, filha de mãe albina, e um homem com pigmentação normal, filho de pai albino, tem uma criança de pigmentação normal.
Caso essa criança, na fase adulta, venha a se casar com um indivíduo albino, qual é a probabilidade de ela gerar somente filhos com pigmentação normal?
Alternativas
Q2566901 Biologia
Sobre herança genética ligada ao sexo e formas não tradicionais de herança genética, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na herança genética ligada ao sexo, os genes responsáveis por certas características estão localizados nos cromossomos sexuais.
( ) A herança genética ligada ao sexo é exclusivamente determinada pelo cromossomo Y.

( ) Um exemplo de herança genética ligada ao sexo é a hemofilia, uma condição caracterizada pela incapacidade do sangue de coagular adequadamente.
( ) Na herança genética não tradicional, os padrões de herança não seguem as leis de Mendel, como no caso da herança mitocondrial.
( ) Um exemplo de herança genética não tradicional é a herança epigenética, onde fatores ambientais podem influenciar a expressão gênica sem alterar a sequência de DNA.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2566888 Biologia
Assinale a alternativa que apresenta um dos mecanismos de regulação da expressão gênica em eucariotos que descompacta a cromatina permitindo assim a expressão genica.
Alternativas
Q2531700 Biologia
Sobre a herança ligada ao sexo, analise as assertivas abaixo:

I. Não há distribuição igual entre os sexos, uma vez que a frequência de pessoas do sexo feminino afetadas é maior do que as do sexo masculino.

II. Sendo uma condição de caráter dominante, filhas de homens afetados sempre serão afetadas.

III. Não ocorre transmissão direta de pai para seus descendentes do sexo masculino.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2497807 Biologia
De acordo com os princípios da genética mendeliana, se um indivíduo heterozigoto para um determinado gene é cruzado com outro heterozigoto para o mesmo gene, qual é a probabilidade de que sua prole seja homozigota recessiva? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: D
6: C
7: C
8: C
9: A
10: B
11: E
12: C
13: D
14: D
15: D
16: D
17: C
18: D
19: D
20: A