Questões de Concurso
Sobre sistema de controle interno - sci em auditoria governamental
Foram encontradas 796 questões
Sobre as medidas que a auditora interna deve tomar, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Comunicar imediatamente o órgão central de controle interno municipal, por meio de um relatório detalhado, descrevendo as irregularidades encontradas e anexando provas documentais e evidências fotográficas.
( ) Encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado, caso sejam confirmados elementos suficientes que configurem improbidade administrativa, como desvio de recursos públicos ou negligência grave, permitindo que medidas jurídicas e penais sejam tomadas.
( ) Comunicar a Procuradoria Municipal para que seja analisada a viabilidade de ações legais cabíveis, incluindo a instauração de processos administrativos e, possivelmente, ações judiciais para responsabilização dos envolvidos.
As afirmativas são, respectivamente,
Durante uma auditoria interna, foi identificado que houve uma má aplicação de recursos em um programa de vacinação. Os materiais de vacinação adquiridos estavam sendo armazenados de forma inadequada, comprometendo a eficácia das vacinas e resultando em um desperdício significativo.
Sobre as medidas que o auditor deve sugerir para a situação narrada, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
I. Interdição do Estoque: o estoque de vacinas deve ser imediatamente interditado para evitar o uso das vacinas comprometidas.
II. Comunicação: os fatos devem ser informados às autoridades competentes e à população, garantindo a transparência.
III. Investigação Interna: criar uma comissão interna para investigar os responsáveis pela má gestão do estoque e identificar as causas do problema.
As afirmativas são, respectivamente,
Um município, mediante prévia licitação, contratou serviços de consultoria para a melhoria dos processos e implementação de procedimentos padrões. Em uma auditoria das contas de resultado, um auxiliar de controle interno identificou que, erroneamente, o valor dos serviços de consultoria foi registrado em contas contábeis no ativo (e não como variação patrimonial diminutiva).
Como o valor é relevante, o auxiliar de controle interno apontou em seu relatório que:
(NASCIMENTO, REGINATO, 2009; SILVA, 2011.)
A Controladoria é órgão central do Sistema de
1. Relação custo-benefício.
2. Qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários.
3. Delegação de poderes e definição de responsabilidades.
4. Segregação de funções.
5. Instruções devidamente formalizadas.
6. Controles sobre transações.
7. Aderência a diretrizes e normas legais.
( ) A eficiência dos controles internos administrativos está diretamente relacionada com a competência, formação profissional e integridade do pessoal.
( ) Para atingir um grau de segurança adequado, é indispensável que as ações, procedimentos e instruções sejam disciplinados e formalizados por meio de instrumentos eficazes e específicos; ou seja, claros, objetivos e emitidos por autoridade competente.
( ) É imprescindível estabelecer o acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais, objetivando que sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade e autorizados por quem de direito
( ) O controle interno deve assegurar observância às diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos, relacionados com a finalidade da entidade.
( ) Consiste na avaliação do custo de um controle em relação aos benefícios que ele possa proporcionar.
( ) A estrutura das entidades deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação das operações, execução, controle e contabilização, de tal forma que nenhuma pessoa detenha competências e atribuições em desacordo com esse princípio.
( ) Deverão ser indicados, com precisão, a autoridade que delega, a delegada e o objeto da delegação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a relação estabelecida de cima para baixo.
Em relação a auditoria governamental, controle interno, planejamento de auditoria e gestão de riscos no setor público, julgue o item seguinte.
O risco inerente é aquele que permanece mesmo após a
implementação de controles internos para mitigação dos
riscos identificados.