Questões de Concurso
Sobre sistema de controle interno - sci em auditoria governamental
Foram encontradas 806 questões
Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Entidade ABC em 31 de dezembro de 20X1 e o desempenho de suas operações para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às entidades reguladas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
Para que se consiga uma desejada uniformidade na emissão dos relatórios por parte dos auditores independentes, é recomendável que esses observem os modelos apresentados nas normas de auditoria.
A opinião acima evidencia um exemplo de modelo para entidade com
Foi observada a fragmentação de despesas para evitar processos de contratação formal, bem como a concessão de novos adiantamentos a servidores antes da aprovação da prestação de contas dos anteriores. Além disso, alguns valores foram usados para aquisições que não estavam previstas no escopo inicial do adiantamento.
Quanto à situação por você encontrada, é correto afirmar que
Sobre o Modelo de Três Linhas, assinale a afirmativa correta.
Nessa matriz, o nível de maturidade em que as práticas profissionais são elementos de auditoria que se caracterizam pela existência de macroprocessos baseados na estrutura de gestão da qualidade (KPA16) e na implementação de planos de auditoria baseado em riscos (KPA17), é denominado
I. O sistema de controle interno, de acordo com o Art. 74 da Constituição Federal, deve ser mantido com a finalidade, entre outras, de avaliar a execução dos gastos públicos, tanto no que se refere à legalidade quanto em relação à eficácia e à eficiência da gestão pública.
II. O controle deve ser exercido em todos os níveis, compreendendo o controle interno primário, o controle pelos órgãos próprios de cada sistema e o controle pelos órgãos de auditoria.
III. A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.
Está correto o que se afirma em
I.Contribui para a eficiência operacional da entidade.
II.Auxilia na prevenção de práticas antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações.
III.Torna as operações mais mecanicistas.
Assinale a alternativa CORRETA.
I.Estimular a adesão às normas e diretrizes.
II.Garantir a conformidade do registro contábil.
III.Maximizar a estrutura de custos da gestão.
Após análise, marque a opção correta.
I.Os componentes da controladoria, como planejamento, controle e avaliação, devem alinhar-se aos objetivos estratégicos da organização para otimizar recursos e melhorar a tomada de decisões.
II.Os objetivos da controladoria são exclusivamente financeiros e não influenciam os processos operacionais da organização.
III.Os objetivos da controladoria são secundários em relação às funções administrativas e não precisam ser considerados no desenvolvimento de relatórios.
Após análise, assinale a alternativa correta:
I.A controladoria atua como um suporte à tomada de decisões, fornecendo análises financeiras e monitorando a execução orçamentária para garantir eficiência e transparência.
II.A controladoria é responsável apenas pela auditoria externa das contas públicas, sem influenciar diretamente na gestão orçamentária.
III.A controladoria se limita a coletar dados financeiros e não desempenha um papel na accountability ou na prestação de contas ao cidadão.
Após análise, assinale a alternativa correta:
Sobre as medidas que a auditora interna deve tomar, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Comunicar imediatamente o órgão central de controle interno municipal, por meio de um relatório detalhado, descrevendo as irregularidades encontradas e anexando provas documentais e evidências fotográficas.
( ) Encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado, caso sejam confirmados elementos suficientes que configurem improbidade administrativa, como desvio de recursos públicos ou negligência grave, permitindo que medidas jurídicas e penais sejam tomadas.
( ) Comunicar a Procuradoria Municipal para que seja analisada a viabilidade de ações legais cabíveis, incluindo a instauração de processos administrativos e, possivelmente, ações judiciais para responsabilização dos envolvidos.
As afirmativas são, respectivamente,