Questões de Concurso Sobre auditoria independente (externa) em auditoria

Foram encontradas 1.389 questões

Q3196038 Auditoria
Com referência na NBC TA 240 (R1), que trata da responsabilidade do auditor em relação à fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3185806 Auditoria
O Comitê Administrador da Revisão Externa de Qualidade (CRE) tem em seu programa de trabalho a definição da abrangência, a seleção dos auditores a serem revisados, as etapas e os prazos a serem cumpridos pelos auditores revisores.
Dentre o que cabe ao CRE, estão como competências desse comitê, EXCETO 
Alternativas
Q3185803 Auditoria
Nas competências e impedimentos do auditor revisor, deve ser verificado que para atuar como Revisor, o auditor deve se assegurar de que caso o Revisado tenha em sua lista de clientes entidades fechadas de previdência complementar, os membros da equipe revisora devem possuir habilitação para atuar em auditoria na(o)
Alternativas
Q3184792 Auditoria
A independência do auditor contábil é de observância obrigatória pelas supervisionadas, que não podem contratar ou manter auditor contábil independente em situações de impedimento ou incompatibilidade descritas pelas NBC, em especial NBC PA 400 e também pelos impedimentos constantes na Resolução CNSP nº 432, de 12 de novembro de 2021.
Com relação à independência para trabalhos de auditoria e revisão, analise as seguintes afirmativas:
I. A NBC PA 400 exige que a independência deve ser mantida durante o período do trabalho e o período coberto pelas demonstrações contábeis;
II. Considera-se impedimento se a supervisionada realizar pagamentos ao auditor contábil independente que represente 25% ou mais do faturamento total do auditor contábil independente no mesmo ano-base das demonstrações financeiras objetos de auditoria;
III. Se a entidade se torna cliente de auditoria durante ou após o período coberto pelas demonstrações contábeis sobre as quais a firma emitirá uma opinião, a firma deve determinar se alguma ameaça à independência é criada por relacionamentos financeiros ou comerciais com o cliente de auditoria durante ou após o período coberto pelas demonstrações contábeis, após a aceitação do trabalho de auditoria.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3184779 Auditoria
O Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado Segurador, emitido pela SUSEP em 2022, estabelece diretrizes contábeis para as seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização no Brasil. O manual padroniza os procedimentos para registro, mensuração, apresentação e divulgação das operações dessas entidades, assegurando a consistência e comparabilidade das demonstrações financeiras.
O manual aborda aspectos como o reconhecimento de receitas, a provisão de sinistros, a contabilização de prêmios, e a avaliação de ativos e passivos, além de detalhar as exigências de divulgação em notas explicativas e de regulamentar a atuação da Auditoria Contábil Independente. O objetivo é garantir a transparência, integridade e conformidade das informações financeiras, facilitando a supervisão pela SUSEP e promovendo a confiança dos investidores e demais stakeholders no mercado segurador.
O objetivo principal do trabalho do auditor contábil independente é
Alternativas
Q3184177 Auditoria
O CTA 23 dispõe sobre procedimentos que devem ser observados quando o auditor independente for contratado para emitir Carta-Conforto em conexão com processo de oferta de títulos e valores mobiliários. As Cartas-Conforto devem mencionar que os procedimentos nelas descritos não cobrem um determinado período, definido por datas inicial e final. A data inicial representa a data-limite para a aplicação dos procedimentos descritos nas Cartas-Conforto.
Assim, o período não coberto mencionado nas Cartas-Conforto situa-se entre a data de
Alternativas
Q3184151 Auditoria
Uma empresa S.A. apresentou um lucro líquido de R$3.000.000. Os responsáveis pela governança acreditam que a materialidade deva ser de 8% e os auditores independentes acreditam ser de 10% o percentual de referência apropriado para a materialidade global. Para determinar o valor final da materialidade, os auditores também devem considerar se quaisquer fatores qualitativos são relevantes, mas os auditores independentes não identificaram esses fatores.
Para determinar as distorções toleráveis os auditores independentes determinaram um percentual de 50% da materialidade global. Considerando-se as informações apresentadas, os auditores independentes identificaram uma distorção tolerável de
Alternativas
Q3184150 Auditoria
A NBC TA 220 (R3) dispõe sobre controle de qualidade da auditoria de demonstrações contábeis. À luz da referida norma, a definição “um único profissional, sociedade, empresa, outra entidade de profissionais da contabilidade ou seus equivalentes no setor público” refere-se
Alternativas
Q3184148 Auditoria
De acordo com a CTA 02 – EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS, a Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória, segundo a legislação societária brasileira, somente para as companhias abertas, enquanto de acordo com as normas contábeis internacionais, deve ser considerada uma informação suplementar.
No relatório do auditor independente, a Demonstração do Valor Adicionado deve ser tratada
Alternativas
Q3184140 Auditoria
Um auditor independente tomou conhecimento, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia tê-lo levado a alterar seu relatório.
Independentemente de haver alterações futuras nas demonstrações contábeis, nesse caso o auditor deve
Alternativas
Q3184139 Auditoria
De acordo com A NBC TA 540 (R2) – AUDITORIA DE ESTIMATIVAS CONTÁBEIS E DIVULGAÇÕES RELACIONADAS, as transações da entidade e outros eventos ou condições podem gerar a necessidade de, ou mudanças nas, estimativas contábeis a serem reconhecidas ou divulgadas nas demonstrações contábeis.
Entre as mudanças em circunstâncias que podem gerar a necessidade de, ou alterações nas, estimativas contábeis estão:
Alternativas
Q3184136 Auditoria
Um auditor independente está realizando a auditoria da Cia X, que é usuária dos serviços da Cia Y. O auditor deve determinar se há entendimento suficiente acerca da natureza e da importância dos serviços prestados pela organização prestadora de serviços e seu efeito sobre o controle interno da entidade usuária para a auditoria, para fornecer uma base para a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante.
No entanto, o auditor não conseguiu obter entendimento suficiente da entidade usuária, de modo que deve obter esse entendimento por meio de outros procedimentos.
De acordo com a NBC TA 402 – CONSIDERAÇÕES DE AUDITORIA PARA A ENTIDADE QUE UTILIZA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS, entre os procedimentos estão os a seguir elencados, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q3184133 Auditoria
De acordo com a NBC TA 240 (R1) – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR EM RELAÇÃO À FRAUDE, NO CONTEXTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, está em posição privilegiada para perpetrar fraudes
Alternativas
Q3184131 Auditoria
O risco de auditoria, de acordo com a NBC TA 200 (R1) – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA, representa o risco de que o auditor
Alternativas
Q3183647 Auditoria
A NBC TSC 4400/2021 estabelece, em seu item 1, que seu alcance trata das responsabilidades do auditor contratado para um trabalho de procedimento previamente acordado e de seu respectivo conteúdo, em seu item 2, que esse trabalho recai sobre objetos financeiros e não financeiros.
O item A1 esclarece, ainda, que a referência a “objetos” abrange quaisquer objetos sobre os quais os procedimentos previamente acordados são realizados, incluindo informações, documentos, mensurações ou conformidade com leis e regulamentos, conforme relevante.
Já o item A2 da referida norma apresenta exemplos de objetos financeiros e não financeiros sobre os quais o trabalho de procedimentos previamente acordados podem ser realizados.
De acordo com o item A2 da referida norma, os objetos financeiros estão relacionados com
Alternativas
Q3183639 Auditoria
A contratação de serviços como reavaliação de ativos e planejamento tributário pela mesma firma que atua nos serviços de auditoria independente pode impactar negativamente a
Alternativas
Q3183635 Auditoria
O trabalho do auditor deve estar atento a algumas ameaças à sua independência para a sua execução. Nesse contexto, considere as situações descritas abaixo.
I - Um auditor gerencia o trabalho de auditoria das demonstrações contábeis da Empresa Z, na qual seu primo é o contador. Percebe-se que essa proximidade entre eles contribui para o trabalho da auditoria pela facilidade de comunicação, pelo acesso aos documentos e pelos esclarecimentos necessários de forma tempestiva.
II - Uma auditora de uma firma de auditoria presta serviços fiscais e de planejamento tributário à empresa T. Essa auditora integra a equipe da firma de auditoria que revisa as demonstrações contábeis da empresa T.
III - Sr. W, ex-diretor administrativo da empresa Z Empreendimentos Imobiliários, foi contratado pela firma de auditoria N Auditores Independentes, que audita as demonstrações contábeis da empresa Z Empreendimentos Imobiliários, para assumir o cargo de auditor sênior e revisar todo o trabalho efetuado pela equipe de auditoria.
Representam ameaças ao trabalho do auditor a(s) situação(ões)
Alternativas
Q3183626 Auditoria
De acordo com o CTA 05 – EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO, quando os valores correspondentes ao exercício anterior, apresentados para fins de comparação, tiverem sido auditados por outros auditores independentes, o auditor atual deve, para alertar sobre o fato, adicionar
Alternativas
Q3183622 Auditoria
De acordo com o CTR 01 (R1) – RELATÓRIO DE REVISÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS (ITR), não cabe citação ao comentário sobre o desempenho da companhia aberta apresentado nas informações trimestrais sob o título de relatório de desempenho e tratado como informação que acompanha as informações contábeis intermediárias, no relatório do auditor independente, exceto quando
Alternativas
Q3183616 Auditoria
Ao realizar a auditoria em uma entidade, o auditor independente constatou que o uso da base contábil de continuidade operacional é apropriado, mas existe incerteza relevante. Nas demonstrações contábeis, é feita divulgação adequada da incerteza relevante.
Nesse caso, o auditor deve
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: E
5: A
6: A
7: A
8: A
9: C
10: C
11: A
12: E
13: A
14: E
15: A
16: C
17: E
18: C
19: B
20: E