Questões de Concurso Sobre auditoria independente (externa) em auditoria

Foram encontradas 1.409 questões

Q3257884 Auditoria
De acordo com a Norma 1100 do IPPF, a independência da auditoria interna pode ser comprometida quando
Alternativas
Q3257883 Auditoria
Conforme a Norma 1300 do IPPF, o Programa de Avaliação e Melhoria da Qualidade tem por objetivo 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IBAM Órgão: Prodesan - SP Prova: IBAM - 2025 - Prodesan - SP - Contador |
Q3246496 Auditoria
O risco de auditoria equivale a chance de o auditor emitir uma opinião tecnicamente imprópria sobre demonstrações financeiras substancialmente errôneas. Assinale a alternativa correspondente ao tipo de risco de auditoria relativa a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes de se considerar qualquer controle preexistente.
Alternativas
Q3225477 Auditoria
Em relação aos objetivos gerais do auditor independente, a independência deste em relação à entidade salvaguarda a sua capacidade de formar opinião de auditoria sem ser afetado por influências que poderiam comprometer essa opinião.
A independência aprimora a capacidade do auditor de atuar com integridade, ser objetivo e
Alternativas
Q3221342 Auditoria
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. Já o risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. O risco de distorção relevante que corresponde à suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados, é chamada de:
Alternativas
Q3217271 Auditoria

Considerando as evidências de auditoria e as fraudes na escrita contábil, julgue o item seguinte. 


A baixa fictícia de títulos a receber configura um exemplo clássico de erro contábil não intencional. 

Alternativas
Q3217270 Auditoria

Com base nas normas brasileiras de contabilidade de auditoria, julgue o item a seguir. 


Para emitir um parecer sem ressalvas, o auditor deve obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, seja por erro ou fraude. 

Alternativas
Q3206490 Auditoria

No que se refere à ética e integridade no contexto de auditoria, controle e conformidade, julgue o item subsequente. 


Um auditor pode deixar de comunicar fraudes detectadas durante a realização de auditoria se considerar que a revelação prejudicará a imagem da organização, desde que a irregularidade não tenha impacto material nos demonstrativos financeiros.

Alternativas
Q3206478 Auditoria

A respeito de riscos externos e internos e sua relação com auditoria, controle e conformidade, julgue o item a seguir.


Em uma fundação de previdência complementar, eventual descompasso entre os ativos disponíveis e as obrigações futuras com os participantes representa um risco atuarial.  

Alternativas
Q3204305 Auditoria
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações financeiras contiverem distorção relevante. Os riscos que NÃO dependem diretamente do auditor independente consistem em 
Alternativas
Q3204297 Auditoria
Estar alerta a condições que possam indicar possível fraude, é um exemplo de
Alternativas
Q3202582 Auditoria
A fraude pode ser caracterizada por 
Alternativas
Q3202566 Auditoria
Considerando que a manutenção de interesse financeiro em cliente de auditoria pode criar uma ameaça de interesse próprio, particularmente quando envolve familiar imediato, próximo ou outras pessoas relacionadas, é correto afirmar que essa situação se caracteriza quando
Alternativas
Q3202564 Auditoria
Considera-se razoável o nível de segurança obtido pelo auditor quando há evidência apropriada e suficiente para a redução do risco de auditoria — isto é, o risco de que o auditor expresse uma opinião não apropriada quando as demonstrações contábeis apresentam distorção relevante — a um patamar aceitavelmente baixo.
Com base nessa informação, é correto afirmar que a
Alternativas
Q3196038 Auditoria
Com referência na NBC TA 240 (R1), que trata da responsabilidade do auditor em relação à fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3186572 Auditoria
Com relação à prestação de serviços de auditoria independente para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falas (F).
( ) Constitui uma das atribuições do Comitê de Auditoria, avaliar e monitorar os processos, sistemas e controles implementados pela administração para a recepção e o tratamento de informações acerca do descumprimento, pela entidade, de dispositivos legais e normativos a ela aplicáveis.
( ) O retorno do responsável técnico, do diretor, do gerente e de qualquer outro integrante com função de gerência da equipe envolvida nos trabalhos de auditoria, somente poderá ocorrer após decorridos cinco exercícios sociais contados a partir da data de sua substituição.
( ) As EFPC são obrigadas a constituir Comitê de Auditoria, o qual deve ser composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes, com mandato de três anos.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3186570 Auditoria
Em relação à emissão do relatório do auditor independente sobre as Demonstrações Contábeis das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e as melhores práticas de auditoria, analise as afirmativas a seguir:
I. O controle patrimonial realizado por meio de escrituração contábil deve respeitar a independência patrimonial, de forma a identificar, de maneira consolidada, os planos de benefícios administrados pela EFPC e o Plano de Gestão Administrativa - PGA, visto que são informações essenciais para os usuários da informação;
II. O auditor independente deve analisar se a taxa real de juros para cada plano de benefícios, ainda que em percentual superior ao estabelecido pelo CNPC, foi justificada pela EFPC com base em estudos técnicos que comprovem a aderência das hipóteses de rentabilidade dos investimentos ao plano de custeio e ao fluxo futuro de receitas de contribuições e de pagamento de benefícios;
III. No planejamento e execução dos procedimentos de auditoria sobre as demonstrações contábeis das EFPCs que incluem mais de um plano de benefícios, o auditor deve levar em consideração o ambiente de controles internos, as principais características dos planos de benefício, os níveis de materialidade planejada por plano de benefício, entre outros aspectos, de forma a ter segurança razoável que as demonstrações contábeis consolidadas e individuais estão livres de erros materiais causados por erros ou fraude.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3186568 Auditoria
Um auditor independente foi contratado por uma entidade fechada de previdência complementar classificada no segmento S3 para atendimento às exigências constantes na Resolução PREVIC nº 23, de 14 de agosto de 2023.
Avalie se os relatórios obrigatórios que devem ser elaborados anualmente por esse auditor independente incluem os seguintes:
I. relatório sobre as demonstrações contábeis, em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade;
II. relatório circunstanciado sobre as deficiências de controles internos, identificadas as respectivas recomendações em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade para Trabalhos de Auditoria - Comunicação de Deficiências de Controle Interno; e
III. relatório para propósito específico, no qual deve ser avaliada a adequação dos controles internos aos riscos suportados, bem como a governança da EFPC.
Assinale a opção correta.
Alternativas
Q3186566 Auditoria
A Resolução CNPC nº 44, de 06/08/2021, dispõe sobre a prestação de serviços de auditoria independente para as entidades fechadas de previdência complementar. Analise as afirmativas a seguir em relação ao Comitê de Auditoria, à luz da referida Resolução.
I. As entidades classificadas pela Previc com base em critérios objetivos, que levem em consideração porte e relevância, devem constituir Comitê de Auditoria;
II. O Comitê de Auditoria deve ser composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes, com mandato de quatro anos;
III. A extinção do Comitê de Auditoria somente pode ocorrer quando a entidade não mais apresentar as condições estabelecidas na Resolução CNPC nº 44 de 06/08/2021 e ter cumprido as atribuições relativas aos exercícios sociais em que foi exigido o seu funcionamento.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3186559 Auditoria
O Comunicado Técnico CTA 08, publicado em 31 de julho de 2013, orienta os auditores independentes na emissão de relatórios sobre as demonstrações contábeis das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). O documento detalha os procedimentos e responsabilidades dos auditores, destacando a importância de uma avaliação criteriosa dos ativos, passivos, resultados e do cumprimento das normas contábeis aplicáveis às EFPCs. O CTA 08 enfatiza a necessidade de transparência e rigor na auditoria, visando assegurar que as demonstrações contábeis reflitam de maneira adequada a situação financeira e atuarial dessas entidades.
Quando os valores correspondentes ao exercício anterior, apresentados para fins de comparação, tiverem sido auditados por outros auditores independentes, o auditor atual deve adicionar um parágrafo de
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: A
6: E
7: E
8: E
9: C
10: D
11: B
12: C
13: C
14: D
15: A
16: E
17: D
18: B
19: C
20: C