Questões de Concurso
Sobre auditoria independente (externa) em auditoria
Foram encontradas 1.361 questões
I. A entidade que reporta possui operações internacionais em países com legislações e regulamentações contábeis distintas, o que aumenta a complexidade das demonstrações contábeis.
II. Os procedimentos de controle interno da entidade para aprovações de transações financeiras são inconsistentes e falham em detectar erros em pagamentos elevados.
III. A entidade está em um setor de tecnologia caracterizado por rápidas mudanças e inovações constantes, o que aumenta significativamente o risco de obsolescência dos seus inventários e, por consequência, a probabilidade de distorções em seu valor contábil.
IV. Durante a auditoria, o auditor opta por realizar uma análise de dados automatizada para identificar anomalias nas transações financeiras, mas alguns resultados não foram revisados detalhadamente.
Os tipos de risco de auditoria a que se refere cada uma das quatro situações são, respectivamente:
(__) Risco de auditoria é o risco de fornecer informações desequilibradas para os usuários.
(__) Não é necessário avaliar riscos de auditoria para entidades auditadas anualmente.
(__) Ao realizar uma auditoria sem identificar riscos, o auditor garante maior probabilidade de acertos.
(__) O risco de auditoria poderá ser identificado durante o encerramento dos papéis de trabalho da auditoria.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a principal abordagem de resposta ao risco adotada pela empresa nesse cenário.
1. Um servidor público, recém-empossado no cargo efetivo de tesoureiro, por desconhecimento e por falta de treinamento, realizou pagamentos a fornecedores sem realizar as retenções de impostos e contribuições previstos na legislação.
2. O integrante da comissão de licitação da secretaria da saúde, servidor público efetivo, combinou com fornecedores o preço dos medicamentos a serem adquiridos (em valor maior que o de mercado). Com isso, recebeu dos fornecedores uma vantagem (comissão) indevida.
3. Maria, servidora pública efetiva, no exercício do cargo de professora, interpretou equivocadamente as orientações para operar um equipamento de projeção na sala de aula e causou um dano irreparável ao equipamento.
4. Pedro, ocupante do cargo efetivo de motorista e lotado no gabinete do prefeito, no exercício de suas funções, recebeu diversas multas de trânsito por excesso de velocidade. Em conluio com um dos diretores da prefeitura, recebeu valores de diárias (sem justificativa ou viagem realizada) para supostamente pagar as multas de trânsito.
Diante das situações acima e a respeito da distinção entre erro e fraude, um auxiliar de controle interno identificou que há existência de erros nas situações:
I. Prevenir as fraudes e os erros da contabilidade, auxiliando nos ajustes e registros dos fatos administrativos.
II. Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes.
III. Apresentar seu relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se em conformidade com o exigido pelas normas de auditoria.
Está CORRETO o que se afirma:
Acerca de auditoria e perícia contábil, julgue o item a seguir.
A carta de responsabilidade da administração deve ser assinada pelo auditor e pela administração da entidade auditada.
Acerca de auditoria e perícia contábil, julgue o item a seguir.
A avaliação do risco de auditoria inclui a consideração do risco inerente, do risco de controle e do risco de detecção.
Julgue o item que se segue, relativo a auditoria independente, relatório de auditoria e conceitos pertinentes à auditoria.
Fraude e erro devem ser tratados da mesma maneira na auditoria independente, pois ambos afetam as demonstrações financeiras.
Julgue o item que se segue, relativo a auditoria independente, relatório de auditoria e conceitos pertinentes à auditoria.
Um dos objetivos da auditoria independente é garantir a identificação de fraudes contábeis.
Julgue o item que se segue, relativo a auditoria independente, relatório de auditoria e conceitos pertinentes à auditoria.
A avaliação de controles internos é uma etapa opcional no processo de auditoria independente.