Questões de Concurso
Sobre protocolo e cerimonial em comunicação social
Foram encontradas 131 questões
O Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Conforme o Art. 56, que trata do Livro de Visitas:
O Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972 aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Conforme o Art. 52, que trata das visitas do Presidente da República e seu comparecimento a solenidades oficiais, quando o Presidente da República comparecer, em caráter oficial, a festas e solenidades ou fizer qualquer visita, o programa será submetido à sua aprovação, por intermédio:
O Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972 aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Conforme o Art. 4, § 2º, que trata da precedência, tem honras, prerrogativas e direitos de Ministro de Estado:
O Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972 aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Conforme o Art. 23, a Bandeira Nacional pode ser apresentada:
I. Hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares, templos, campos de esporte, escritórios, salas de aula, auditórios, embarcações, ruas e praças, em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito.
II. Distendida e sem mastro, conduzida por aeronaves ou balões, aplicada sobre parede ou presa a um cabo horizontal ligando edifícios, árvores, postes ou mastros;
III. Reproduzida sobre paredes, tetos, vidraças veículos e aeronaves.
IV. Compondo com outras bandeiras, panóplias, escudos ou peças semelhantes.
V. Conduzida em formaturas, desfiles, ou mesmo individualmente.
VI. Distendida sobre ataúdes até a ocasião do sepultamento.
Assinale a alternativa correta:
De acordo com o art. 8º do Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, a precedência entre os Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios é determinada
A ordem geral de precedência em solenidades oficiais no Brasil é regulada pelo Decreto 70.274/1972. Para compor uma mesa de honra que tem número ímpar de integrantes, deve-se proceder à sequência hierárquica de importância a partir do dispositivo de honra.
Para composição de mesa de número ímpar de integrantes observe o esquema de precedência a seguir:
Fonte: IFPR. Disponível em: www.cerimonial.pr.gov.br/ modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6> Acessado em: 08/11/2016.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
O cerimonial e protocolo conforme conhecemos hoje têm suas bases nas antigas civilizações egípcia, chinesa, grega e romana. Na sociedade romana o profissional que desempenhava o papel do que hoje conhecemos como Mestre de Cerimônia era:
Será lançado ao mar um navio fabricado no Brasil, com tecnologia francesa. Antes do lançamento, haverá um evento com as seguintes autoridades: (1) Almirante; (2) Presidente da República; (3) embaixador da França; (4) Presidente da Câmara dos Deputados e (5) Presidente do Supremo Tribunal Federal.
O anúncio das autoridades, de acordo com a ordem de precedência, deverá ser o seguinte:
Em uma cerimônia a ser realizada em um salão de eventos do Porto de Santos, serão hasteadas quatro bandeiras: (1) cidade de Santos; (2) Estado de São Paulo; (3) Brasil e (4) Associação de funcionários.
Do ponto de vista de quem as contempla de frente para a panóplia, a ordem correta das bandeiras será a seguinte:
Imagine que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai realizar uma cerimônia oficial no auditório da sede, na Capital Federal, da qual participarão Ministros de Estado, Governadores, membros do Congresso Nacional e de Assembleias Legislativas, além de outras personalidades nacionais.
A fim de seguir o que prevê o Decreto-Lei nº 70.274/1972,
o cerimonial deverá considerar que a precedência de
I. A sessão solene de posse dos Vereadores eleitos será presidida pelo Vereador mais idoso entre os presentes.
II. Em solenidades ou cerimônias onde o Prefeito se fizer representar, o seu representante não deverá ocupar o lugar de honra destinado ao chefe do Executivo; porém, deverá colocar-se à direita do chefe do Poder Judiciário.
III. O Presidente da sessão designará para secretariar os trabalhos a Vereadora mais idosa, ou não havendo Vereadoras eleitas, o Vereador mais idoso entre os demais.
IV. Os chefes dos Poderes sempre deverão ser convidados a ocupar o local de honra, caso não seja um evento de sua instância, respeitada a precedência.
V. O mestre de cerimônia de eventos solenes; cerimônias; e, jantares deverá acusar, nominalmente, a presença de, no máximo, cinco autoridades, respeitando a ordem geral de importância dentre os chefes dos poderes.
Está correto o que se afirma apenas em
(FREIBERGER, 2010)
No que diz respeito aos formatos dos eventos, analise as afirmativas a seguir:
I Brainstorming – é uma reunião que tem como objetivo principal a transmissão de ideias sobre determinado assunto. Ao final da reunião os integrantes terão como base as diretrizes que serão traçadas em busca dos objetivos propostos.
II Conclave: é uma reunião musical, de caráter laico, para aproximar grupos sociais distintos de modo a compartilhar ideias sobre determinado assunto. Ao final da reunião os integrantes terão reunido um conjunto de ideias próximas, similares e opostas, de modo a evidenciar proximidades e distanciamentos sociais.
III Workshop: Vem da junção de work (trabalho) e shop (fazer compras), como próprio nome sugere este evento trata-se de uma reunião realizada em shopping center, encerrada rotineiramente de forma repentina e que, instantaneamente e em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido.
IV Brunch– Vem da junção de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), como o próprio nome sugere este evento trata-se de um café da manhã e almoço. É uma forma de estabelecer comunicação entre os integrantes ou discutir um tema específico.
Estão corretos apenas os conceitos nas afirmativas:
Julgue o seguinte item, relativos a comunicação pública, a imagem institucional e a cerimonial e protocolo.
Conforme o Decreto n.º 70.274/1972, o envio de representante
no lugar de autoridade que não possa comparecer a jantares e
almoços não pode ocorrer, pois nenhum convidado pode
fazer-se representar.