Questões de Concurso Comentadas sobre genética forense em medicina legal

Foram encontradas 102 questões

Q2079099 Medicina Legal
No âmbito das pesquisas científicas para a identificação humana, a análise forense de fenotipagem de DNA, que usa DNA de amostras biológicas deixadas em cenas de crime para prever traços fenotípicos individuais para fornecer pistas sobre a autoria de práticas criminosas, pode esbarrar em legislações específicas no sentido de que os direitos da pessoa investigada sejam preservados ou que seja erroneamente apontado um acusado por este apresentar as mesmas características morfológicas do real autor do crime. Considerando o conteúdo da Lei nº 12.654/12 (que prevê a coleta de perfil genético como forma de identificação criminal) e os avanços na análise forense de fenotipagem de DNA para a identificação humana, analise as afirmativas a seguir:
I. Dentre os vários parâmetros possíveis de predição pela análise do DNA, a cor dos olhos e a cor do cabelo são dois exemplos de características que podem ser determinadas com boa precisão, como nos resultados obtidos pelo sistema HIrisPlex-S®. II. Em consonância com os resultados das pesquisas mundiais, a Lei brasileira nº 12.654/12, no ano em que foi aprovada, já permitia que as informações genéticas contidas nos bancos de dados de perfis genéticos poderiam revelar traços somáticos das pessoas, como a determinação genética de gênero e a cor da pele. III. Tanto a identificação da cor da pele quanto da morfologia facial a partir do DNA são parâmetros que estão apresentando resultados promissores, assim como a determinação da idade aparente. IV. Como há muito mais genes ligados à forma do rosto do que o número de genes ligados à ancestralidade/cor da pele, a ciência está mais próxima de desvendar o formato facial das pessoas a partir do DNA do que a real cor da pele.
É correto o que se afirma: 
Alternativas
Q2065026 Medicina Legal

Os métodos para a identificação humana incluem o reconhecimento facial ou de características que individualizam a pessoa. Em situações em que o corpo já está em estado de decomposição avançado ou o esqueleto está incompleto, pode-se realizar a análise do DNA. Acerca dos métodos de identificação humana, julgue o item a seguir. 


O DNA mitocondrial é mais utilizado nos exames de paternidade que o DNA nuclear; por meio dele, pode-se traçar toda linhagem paterna, já que descendentes recebem esse DNA apenas do pai.

Alternativas
Q2065025 Medicina Legal

Os métodos para a identificação humana incluem o reconhecimento facial ou de características que individualizam a pessoa. Em situações em que o corpo já está em estado de decomposição avançado ou o esqueleto está incompleto, pode-se realizar a análise do DNA. Acerca dos métodos de identificação humana, julgue o item a seguir. 


Um dos princípios a serem observados na realização do exame forense do DNA consiste na análise das regiões polimórficas para possível distinção e individualização.

Alternativas
Q2034711 Medicina Legal
Em um caso de feminicídio com indícios de violência sexual, um swab do conteúdo vaginal foi enviado à análise forense para a identificação de marcadores genéticos que pudessem identificar o possível agressor. Esse tipo de exame pode ser realizado pela identificação de sequências de DNA com repetições curtas em tandem (STR) autossômicos e Y-STR, pois os 
Alternativas
Q1969018 Medicina Legal
Considerando as técnicas de biologia molecular utilizadas no estudo de identificação humana, assinale a opção correta, a respeito da investigação de paternidade e maternidade.  
Alternativas
Q1969017 Medicina Legal
No que se refere à investigação de paternidade e maternidade, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1968985 Medicina Legal
Em relação ao estudo do DNA, que tem permitido grande avanço na ciência criminal, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1935552 Medicina Legal
A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) surgiu da iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e das secretarias de segurança pública estaduais e tem por objetivo propiciar o intercâmbio de perfis genéticos de interesse da justiça, obtidos em laboratórios de perícia oficial.
Com base nessas informações, corresponde a uma das atribuições da RIBPG
Alternativas
Q1933810 Medicina Legal
   “O DNA estruturalmente liberta. Esse maravilhoso pedaço da ciência quebra as correntes da prisão emocional sentida por muitas vítimas e se torna uma prisão para aqueles que violaram cidadãos inocentes. E o DNA não tem a perda de memória, não fica confuso e não vai ser intimidado. O DNA dá vida [...] oferece paz e validação, liberta o inocente.” (ativista Debbie Smith, vítima do crime de estupro, ocorrido no ano de 1989 nos Estados Unidos da América, cujo autor foi identificado, em 1995, com base nas informações cadastradas no banco de perfis genéticos americano).      A utilização do perfil genético nas investigações criminais tanto pode levar à prisão de criminosos, caso do autor do crime contra Debbie Smith, como também à absolvição de indivíduos erroneamente condenados, como no caso de Ronald Cotton, que passou 11 anos preso nos Estados Unidos por um crime que não cometeu.
M. Menezes; N. A. Lima. Revitimização, reconhecimento ocular e impunidade. In: Revista Perícia Federal, ed. n.º 48: Justitia per Scientia, p. 34-41. Internet: apcf.org.br (com adaptações).

A respeito da utilização da genética forense na resolução de crimes e na avaliação de inocência, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1904474 Medicina Legal
A perícia criminal está prevista no Código de Processo Penal pois é uma prática indispensável para a resolução de crimes. O trabalho de identificação genética ou identificação por DNA, é uma das técnicas que podem ser utilizadas para a solução de crimes, com alta sensibilidade. Não apenas na esfera criminal, a identificação genética também é aplicada na solução de desastres de grandes proporções quando o estado das vítimas impede a identificação por outras técnicas.
Avalie se, quando se opta pela técnica de extração do material de DNA dos dentes, após 6 (seis) horas do fato ocorrido, os passos fundamentais a serem seguidos incluem:

I. Caso se opte por examinar o sangue e os restos de tecidos moles, esses previamente devem ser removidos da superfície externa do dente, reservando-os em tubo estéril e mantendo em freezer à temperatura de (–20ºC).
II. Deve-se remover com cureta a placa e o cálculo da superfície externa do dente e lavar cuidadosamente o dente com água deionizada, estéril.
III. Quando é necessário conservar a coroa dentária, deve-se cortar o dente por um plano horizontal a nível cervical (transição esmalte-dentina), o que permite amplo acesso à câmara pulpar e aos canais radiculares.
IV. O capuz do esmalte deve ser triturado, pois fornece o DNA necessário nos casos em que nenhuma outra técnica de manipulação e instrumentação ofereça resultados satisfatórios.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1904473 Medicina Legal
Baseado nos conceitos básicos expostos na literatura acerca da extração de material para estudo de DNA dos dentes, relacione a estrutura dental com suas respectivas características.

1. Polpa dental.
2. Dentina e Cemento.
3. Esmalte.

( ) Tecido rico em DNA.
( ) Não é utilizado para extração de DNA.
( ) Somente em casos eventuais, ínfimas porções de DNA podem ser recuperadas.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDECAN - 2021 - PEFOCE - Médico Patologista |
Q1824398 Medicina Legal
A respeito do DNA (ácido desoxirribonucleico), analise as seguintes afirmativas:
I. A testagem forense de DNA aproveita as variações de sequência do DNA ou polimorfismos que ocorrem entre indivíduos. II. Qualquer resto de tecido orgânico, qualquer fragmento de osso, com exceção apenas dos carbonizados, pode ser utilizado para a pesquisa de DNA (ácido desoxirribonucleico). III. O DNA mitocondrial é encontrado no citoplasma celular e é uma herança exclusivamente materna; entretanto, não é abundante em restos humanos.
Assinale 
Alternativas
Q1761847 Medicina Legal
Paciente do sexo feminino, 30 anos, recebe atendimento em um serviço de emergência com o seguinte relato: estava bebendo em uma badalada casa de shows quando começou a conversar com um desconhecido que lhe ofereceu um “comprimidinho da felicidade” e, a partir desse momento, não tem mais recordações dos fatos. Acordou em casa sem sua calcinha e com dor e edema em região genital. Quanto ao caso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1759123 Medicina Legal
A respeito de inclusão/exclusão de paternidade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: IGP-SC Prova: IESES - 2017 - IGP-SC - Perito Odontolegista |
Q1701591 Medicina Legal
Sobre a obtenção, coleta, armazenamento e preservação de material biológico para fins de análise de DNA, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: IGP-SC Prova: IESES - 2017 - IGP-SC - Perito Odontolegista |
Q1701589 Medicina Legal
Quanto ao uso do DNA como técnica de identificação, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: IGP-SC Prova: IESES - 2017 - IGP-SC - Perito Odontolegista |
Q1701588 Medicina Legal
O DNA mitocondrial tem diferenças múltiplas com o DNA nuclear. Quanto a essas diferenças é correto afirmar:
Alternativas
Q1665542 Medicina Legal

Pelo menos 20 presos morreram carbonizados na madrugada desta quinta-feira em uma cadeia pública de Ponte Nova, a 180 quilômetro de Belo Horizonte. Segundo a polícia, o fogo começou após uma briga. Presos teriam cercado detentos rivais e colocado fogo em colchões. Uma equipe de legistas da capital deve chegar ainda nesta quinta-feira a Ponte Nova para fazer exames de DNA e de arcada dentária para a identificação dos corpos.

Internet <oglobo.globo.com> (com adaptações).


Com base nessas informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Q1646008 Medicina Legal
São consideradas provas genéticas sanguíneas a determinação dos grupos
Alternativas
Q1634532 Medicina Legal
Uma mulher foi encontrada morta com indícios de ter sido estuprada antes da morte: suas vestes estavam rasgadas, as mamas apresentavam marcas de mordida e havia substância similar a sêmen na região genital.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue.


Amostras para exame genético colhidas nas vestes da vítima que serão armazenadas sem refrigeração devem ser acondicionadas secas.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: D
6: A
7: E
8: A
9: E
10: C
11: B
12: A
13: D
14: B
15: B
16: A
17: D
18: B
19: B
20: C