Questões de Concurso Comentadas sobre psiquiatria forense em medicina legal

Foram encontradas 108 questões

Q1998551 Medicina Legal
Considerando os aspectos médico-legais do infanticídio, assinale a opção que indica corretamente um dos elementos que configuram essa prática criminosa. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUMARC Órgão: PC-MG Prova: FUMARC - 2021 - PC-MG - Médico Legista |
Q1980636 Medicina Legal
Quanto às pessoas com transtornos de personalidade, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUMARC Órgão: PC-MG Prova: FUMARC - 2021 - PC-MG - Médico Legista |
Q1980635 Medicina Legal
Quanto às pessoas com esquizofrenia, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q1957383 Medicina Legal
Luisa, 42 anos, tem diagnóstico desde a infância de transtorno depressivo maior recorrente, tendo tido episódios prévios de internação hospitalar devido a tentativas de suicídio. Ela faz tratamento com antidepressivos de longa data, com avaliações seriadas recentes, sendo que a mais atual mostra que tem estabilidade do quadro, eutimia, sem ideação suicida, sem prejuízo de juízo crítico. Luisa refere estar cansada de seu tratamento e informa ao seu médico que não tem mais vontade de tomar a medicação e que quer “dar um tempo do remédio”. Assinale a alternativa que apresenta a conduta a ser adotada pelo médico. 
Alternativas
Q1957377 Medicina Legal
Segundo Elias Abdalla-Filho, “a avaliação do risco de comportamento violento é uma das funções atribuídas ao profissional da psiquiatria forense”. Sobre a avaliação do comportamento violento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1957376 Medicina Legal
Roger, 33 anos, é encaminhado para avaliação de Incidente de Insanidade Mental devido ao fato de ter assassinado seu primo. Em exame médico-psiquiátrico, o perito observa que Roger apresenta quadro de alucinações auditivas, referindo vozes de comando que ordenam que mate qualquer um que tente invadir sua casa. Refere que as vozes são de pessoas de grande poder, que entram em sua casa enquanto ele dorme, fazem tatuagens em seu corpo e reviram seus pertences quando não lhes obedece. Em exame de corpo de delito, foi detectada lesão em forma de desenho geométrico, autoprovocada com provável instrumento pérfuro-cortante em membros superiores e inferiores. Qual conclusão pode ser tirada sobre as questões forenses relacionadas à situação do Roger?
Alternativas
Q1957375 Medicina Legal
Paciente do sexo feminino, 43 anos de idade, casada, 2 filhos, previamente hígida. Descreve queixa de formigamentos nos membros superiores e inferiores, palpitações, sensação de estar sempre cansada, triste e desanimada. O médico suspeita que ela possa estar em episódio depressivo maior. Qual procedimento diagnóstico deve ser realizado para fins de diagnóstico diferencial?
Alternativas
Q1935930 Medicina Legal
No que concerne aos transtornos de personalidade na prática da psiquiatria forense, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1935929 Medicina Legal
A respeito do exame pericial em psiquiatria, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1935927 Medicina Legal
A respeito da avaliação da imputabilidade penal na perícia psiquiátrica, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1935926 Medicina Legal
No que se refere às aplicações forenses relativas ao retardo mental, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1935925 Medicina Legal
Em relação à responsabilidade penal nas perícias psiquiátricas, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1935923 Medicina Legal
Na avaliação pericial, ocorrem situações em que o periciado pode simular doenças. A respeito da simulação, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1886863 Medicina Legal
      Maria compareceu à delegacia para registrar ocorrência de que a esposa do seu irmão vinha ameaçando matar o próprio filho, que nasceu havia três dias. Disse que sua cunhada vinha enfrentando dificuldades para dormir e para amamentar a criança. Acrescentou que a cunhada apresentava agitação e raiva, que estava sempre confusa na hora de conversar e que manifestava delírios e alucinações.

Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que a provável patologia mental apresentada pela cunhada de Maria, que pode levar ao infanticídio, é a(o) 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2021 - PC-RJ - Perito Legista |
Q1861651 Medicina Legal
O Art. 26 do Código Penal brasileiro descreve as situações de inimputabilidade penal. Conforme a nossa lei penal e a doutrina médico-legal vigente, são considerados sempre penalmente inimputáveis os: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDECAN - 2021 - PEFOCE - Médico Patologista |
Q1824409 Medicina Legal
Relacionando embriaguez alcoólica e imputabilidade, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1666194 Medicina Legal
A esquizofrenia é uma doença mental crônica, classificada como psicótica, em que o paciente tem dificuldade de reconhecer a realidade, de pensar logicamente e de se comportar normalmente em sociedade. Seu tratamento envolve uma combinação de tratamentos farmacológicos, psicológicos e sociais. A respeito dos fármacos utilizados no tratamento dessa enfermidade, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1666183 Medicina Legal
Agorafobia é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão e não poder sair do meio dela caso se sinta mal, podendo ser uma sequela de transtorno do pânico. Caracteriza-se pela ansiedade associada ao medo, classificada como antecipatória, e a intensidade da antecipação de mal-estar pode, em seu limite extremo, originar um episódio de pânico. O tratamento dessa desordem mental baseia-se na utilização de fármacos classificados como ansiolíticos. A respeito desse grupo de fármacos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1646011 Medicina Legal
O senhor A.B., 54 anos de idade, cometeu um homicídio, tendo batido na vítima F.G. com um pedaço de madeira. Ao ser detido, os policiais notaram que A.B. estava muito agitado e não entendiam o que ele estava falando. Posteriormente, A.B. foi levado para atendimento médico-assistencial, tendo permanecido internado por um surto psicótico. Fazia parte do quadro clínico um delírio persecutório e A.B. acreditava que F.G. iria roubá-lo e depois matá-lo. Durante a instrução processual, foi solicitado exame de sanidade mental. A provável conclusão do médico-perito é que A.B. é
Alternativas
Q1636814 Medicina Legal
A perícia nos Transtornos por uso de substâncias psicoativas é um tema bastante relevante para a psiquiatria forense. Assinale a alternativa correta relacionada a esse assunto.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: C
6: E
7: D
8: E
9: D
10: B
11: B
12: D
13: A
14: E
15: E
16: A
17: B
18: B
19: E
20: D