Questões de Concurso Sobre direitos da nacionalidade em direito constitucional

Foram encontradas 1.572 questões

Q3226803 Direito Constitucional
Em conformidade com a Constituição Federal, a lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, EXCETO nos casos de: 
Alternativas
Q3219104 Direito Constitucional
Em relação aos cargos privativos de brasileiros natos, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3218014 Direito Constitucional
Sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É permitida a extradição do brasileiro naturalizado por crime político.
( ) A lei permitirá que a publicidade dos atos processuais seja restringida apenas para a defesa da intimidade ou em razão de interesse social.
( ) A lei poderá autorizar o uso de provas obtidas por meios ilícitos em processos judiciais e administrativos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3216594 Direito Constitucional
Juan é filho de chilenos e nasceu no Brasil enquanto seus pais aqui passavam as férias. Carlos Eduardo é filho de brasileiros e nasceu no exterior enquanto sua mãe lá estava a serviço do Brasil. Katrina se naturalizou brasileira após 16 anos ininterruptos de residência no Brasil. Os três possuem o sonho de seguir a carreira diplomática no Brasil. Com base somente nas informações fornecidas, a carreira diplomática poderá ser seguida por
Alternativas
Q3216024 Direito Constitucional
Ishir Abdulah, iraniano, é físico formado no exterior com os seus diplomas de mestrado e doutorado registrados no Brasil, tendo realizado concurso para universidade federal sediada em Araraquara. Após sua aprovação, o candidato veio a ser rejeitado com base na sua nacionalidade, pois o edital previa somente a possibilidade de ingresso aos portugueses, com base no Estatuto da Igualdade entre brasileiros e portugueses. O caso teve ampla repercussão local, pondo em curso projeto de lei municipal estabelecendo restrições aos estrangeiros no acesso a cargos em universidade controlada pelo município. Nos termos da interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF), a exclusão do estrangeiro violaria o princípio constitucional da:
Alternativas
Q3215719 Direito Constitucional
Paloma é brasileira nata e deseja adquirir a nacionalidade italiana de seu marido, naturalizando-se, assim, italiana, de forma voluntária. Moisés é brasileiro nato residente em território estrangeiro &, como condição para permanência no referido território, terá que se naturalizar, em decorrência de imposição pela norma estrangeira. Considerando somente as informações fornecidas, nas situações descritas, se ambos se naturalizarem, 
Alternativas
Q3214712 Direito Constitucional
Atenção: Considere a Constituição Federal de 1988 para responder à questão
Estela nasceu no Brasil quando seus pais, estrangeiros, nascidos no Chile, residiam no Brasil e trabalhavam como vendedores em uma loja de roupas. Quando Estela tinha cinco anos de idade, seus pais decidiram voltar ao país de origem deles e, algum tempo depois de deixarem o Brasil e chegarem no Chile, onde continuaram trabalhando como vendedores de roupas, nasceu Joshua, irmão da Estela. Estela e Joshua desejam vir morar no Brasil para se tornarem, após preenchidos os requisitos necessários, Ministros do Supremo Tribunal Federal. Considerando apenas as informações fornecidas,
Alternativas
Q3213101 Direito Constitucional
Cristina, brasileira naturalizada, em viagem de turismo para a França, acaba se apaixonando por um chileno que estava ilegal no país. Decide permanecer no local com seu novo amor e acabam tendo um filho na capital francesa. Sobre a nacionalidade do filho do casal, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Médico Legista |
Q3203632 Direito Constitucional
Maria, de nacionalidade austríaca, encontra-se no território brasileiro desde meados do último ano. Em razão de sua integração, ainda que temporária, à sociedade brasileira, buscou se inteirar em relação aos direitos fundamentais de estatura constitucional que possui.
Após analisar a Constituição da República, Maria concluiu corretamente que 
Alternativas
Q3188526 Direito Constitucional
Dos agentes públicos elencados abaixo, sabendo que todos são brasileiros naturalizados, o único que está em conformidade com a Constituição Federal é:
Alternativas
Q3188111 Direito Constitucional
De acordo com a Constituição, a nacionalidade brasileira pode ser atribuída aos nascidos no exterior:
Alternativas
Q3187649 Direito Constitucional
[Questão Inédita] A nacionalidade brasileira é o pressuposto para o exercício dos direitos relativos à cidadania, por isso a perda da nacionalidade ocorre apenas em hipóteses restritas. Sobre a perda da nacionalidade, é correto afirmar, de acordo com o texto constitucional, que:
Alternativas
Q3186464 Direito Constitucional
João, com 30 (trinta) anos de idade, pretendia concorrer ao cargo eletivo de governador do Estado Alfa, mas tinha dúvida se preenchia as condições de elegibilidade previstas na Constituição da República. Afinal, nascera no território libanês quando seus genitores, Anne, alemã naturalizada brasileira, e Johan, de nacionalidade espanhola, ali se encontravam a serviço da embaixada espanhola. Ao atingir a maioridade, João requereu e obteve a nacionalidade albanesa, somente decidindo residir no território brasileiro há um ano.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que João 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: Quadrix Órgão: CFO Prova: Quadrix - 2025 - CFO - Técnico Administrativo |
Q3185179 Direito Constitucional
De acordo com a Carta Magna de 1988, julgue o item a seguir, no que se refere à nacionalidade, à cidadania e aos direitos políticos. 

A nacionalidade do brasileiro nato pode ser revogada por decisão judicial se ele cometer atentado contra a ordem constitucional e o Estado democrático.
Alternativas
Q3184593 Direito Constitucional
João nasceu na Itália, em 1990, filho de pai brasileiro e mãe italiana. Seu pai estava na Itália a serviço de uma empresa privada brasileira e registrou o nascimento de João em um consulado brasileiro. Em 2020, João retornou ao Brasil e decidiu se candidatar a um cargo público privativo de brasileiros natos. Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3177281 Direito Constitucional
Assinale a opção que corresponde a um cargo privativo de brasileiros natos.
Alternativas
Q3174896 Direito Constitucional
Conforme estabelecido na CF/88, são brasileiros natos:
Alternativas
Q3174895 Direito Constitucional
Conforme preconiza a CF/88, é privativo de brasileiro nato o cargo de:
Alternativas
Q3174059 Direito Constitucional
Brigite é cidadã portuguesa, e Joaquim é francês. Ambos têm comprovada idoneidade moral, residem no Brasil, pretendem adquirir a nacionalidade brasileira e, oportunamente, assumir cargos públicos.
Segundo as regras dispostas na Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que Brigite poderá obter a nacionalidade brasileira por naturalização
Alternativas
Q3173243 Direito Constitucional
Baseando−se na Constituição Federal, são considerados brasileiros natos os: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: A
6: D
7: B
8: E
9: D
10: A
11: A
12: A
13: A
14: E
15: D
16: C
17: B
18: C
19: B
20: A